Partilhar

Como fazer shampoo de cebola

Por Sara Viega. Atualizado: 14 junho 2017
Como fazer shampoo de cebola

Se por mais que tente seu cabelo não cresce e já esteja há muitos meses com o mesmo comprimento, fique atenta a este artigo de umComo. Vamos revelar para você o último segredo de beleza capilar de muitas mulheres para conseguir que seu cabelo cresça saudável e radiante em pouco tempo: lavar o cabelo com um shampoo de cebola. Ainda que ao início a ideia possa não ser muito tentadora, a verdade é que este alimento conta com nutrientes únicos que revigoram as fibras capilares e melhoram a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que visivelmente se traduz em um cabelo mais longo, denso, abundante e bonito. Continue lendo se quer saber como fazer shampoo de cebola passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como fazer shampoo de babosa caseiro
Passos a seguir:
1

Se seu cabelo não cresce tudo o que deseja ou nota que está sem vida e apagado, pode se aliar à tendência de o lavar com um shampoo de cebola durante um tempo para conseguir que seu comprimento aumente de forma mais rápida. Em umComo, vamos contar como fazer seu próprio shampoo caseiro, mas deve saber que já são várias as marcas comerciais que lançaram no mercado um xampu que tem a cebola como principal ingrediente em sua fórmula. E isto não é por acaso, pois há diversos estudos que têm revelado os incríveis efeitos que tem este alimento no crescimento do cabelo, de seguida vamos explicar para você qual é a razão exata do seu sucesso.

O enxofre da cebola

  • A cebola é muito rica em enxofre e este componente é fundamental para a produção de queratina, a qual permite que o cabelo mantenha a força e a elasticidade adequada.
  • Favorece também a produção de colágeno, um elemento indispensável para que o cabelo possa crescer de forma saudável e combater todas aquelas substâncias nocivas que podem danificar as fibras capilares e a espessura do cabelo.
  • Permite limpar em profundidade o couro cabeludo, eliminando todos os resíduos acumulados e combatendo a acumulação de gordura que pode ter nos poros do mesmo.
  • Estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, por isso os folículos pilosos podem receber muito melhor todos os nutrientes que precisam. Isto se traduz em um maior crescimento do cabelo.
  • Além disso, conta com propriedades antibacterianas, por isso a cebola é excelente para tratar a caspa e prevenir possíveis infecções que possam afetar o couro cabeludo.

A quercetina da cebola

  • A cebola possui um elevado conteúdo em quercetina, o qual é um flavonoide com magníficas propriedades para a saúde do cabelo. Entre elas, encontra-se a capacidade para melhorar o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e deixar o cabelo bem mais suave, forte e brilhante.
  • Dá uma maior resistência ao cabelo, o que ajuda a evitar que caia em excesso e enfraqueça.
  • Concluindo, poderá se observar como o estado do cabelo melhora consideravelmente e começa a ficar mais saudável e denso, sendo muito menos propenso à quebra.
Como fazer shampoo de cebola - Passo 1
2

Há várias formas de se beneficiar de todas estas propriedades da cebola para o cabelo, mas se o que deseja é experimentar o revolucionário método do shampoo elaborado com este alimento, tome nota dos seguintes passos.

Primeiro, terá que reunir os ingredientes necessários, os quais são 1 frasco de xampu de uns 350 ml aproximadamente e uma cebola média. Pode usar qualquer xampu que gostar, mas a nossa recomendação é que tenha em conta o forte cheiro que terá o produto depois da preparação e que trate de o camuflar optando por um xampu com um aroma ou fragrância intensa. Os que incorporam em sua fórmula ingredientes cítricos podem ser uma boa opção, por exemplo.

Como fazer shampoo de cebola - Passo 2
3

Para começar com a preparação, em primeiro lugar tem que descascar a cebola, cortar em pedaços médios com uma faca e, posteriormente, introduzir os pedaços no xampu. Feche o frasco e agite-o com força realizando movimentos crescentes e descendentes para que a cebola se integre perfeitamente com o sabão e este fique impregnado com suas propriedades. O seguinte passo é deixar a loção fermentar durante pelo menos uns 15 dias, coloque o frasco em um lugar seco, livre de umidade e afastado de qualquer fonte de calor. Passado este tempo, o shampoo de cebola estará pronto para ser utilizado, como verá, seu cheiro pode ser desagradável, mas não se preocupe, se lavar seu cabelo usando os produtos adequados, comprovará que ao secá-lo, esse cheiro terá desaparecido por completo do seu cabelo.

4

Pronto! Agora que já tem seu shampoo de cebola pronto, é importante que saiba como utilizá-lo para que o resultado seja o esperado e com o tempo possa notar que seu cabelo cresça saudável e mais rápido que antes. Comece enxaguando o cabelo com água morna, como faz normalmente, e depois aplique este xampu caseiro massageando o couro cabeludo desde a parte da nuca para a frente e de fora para dentro, tentando fazer movimentos circulares com os dedos para estimular, assim, a circulação sanguínea e promover o crescimento.

Como fazer shampoo de cebola - Passo 4
5

Após enxaguar e retirar todo o xampu do cabelo, é essencial que aplique um condicionador. Este produto é a melhor forma de oferecer ao cabelo a hidratação que precisa para estar sempre radiante e que não se consegue com o xampu. Além disso, neste caso, também servirá para que seu cabelo não fique com um cheiro desagradável de cebola. Realize o último enxágue com água fria para selar as cutículas e favorecer, assim, o seu crescimento.

A constância será a sua melhor aliada para poder comprovar os efeitos da cebola no seu cabelo, por isso deverá usar este shampoo durante pelo menos 1 ou 2 meses e em dias alternados. Posteriormente, pode deixar seu cabelo descansar 1 mês e, passado este tempo, retomar o tratamento.

6

Este não é o único tratamento eficiente para conseguir que o cabelo cresça em menos tempo e consiga uma melhor aparência, em umComo revelamos a você outro tipo de produtos naturais que também são eficazes, não perca os seguintes artigos:

Como fazer shampoo de cebola - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer shampoo de cebola, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer shampoo de cebola

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer shampoo de cebola
1 de 5
Como fazer shampoo de cebola

Voltar ao topo da página