Como fazer shampoo desamarelador caseiro - fórmula simples!

Como fazer shampoo desamarelador caseiro - fórmula simples!

Quem tem o cabelo loiro tingido, sabe que o maior problema é quando os fios ficam amarelados. E é difícil se livrar do amarelo ovo, mas não impossível. Há, no mercado, xampus que prometem uma cor natural e uniforme.

Porém, eles podem custar caro, além de ressecarem muito os fios e causar outros problemas. Por isso, nós do umCOMO ensinamos como fazer shampoo desamarelador caseiro simples e rápido. O passo a passo é muito simples, continue a ler este artigo para descobrir.

Vai precisar de:
  • 1 vidro de violeta genciana
  • Reciente de vidro ou plástico
  • Shampoo

Como fazer shampoo desamarelador caseiro

  1. Antes de tudo, deixe o vidro de violeta genciana aberto por 24 horas. O produto tem álcool na fórmula, o que resseca os cabelos e acaba com saúde dos fios. Ao deixá-lo arejando por esse tempo, você vai fazer com que o álcool evapore e evitar a quebra.
  2. Depois disso, coloque algumas gotas da violeta num recipiente de vidro ou plástico. Em seguida, despeje a quantidade de shampoo que você irá utilizar e misture bem. A cor, nesta altura, deve estar lilás. A violeta genciana é um produto que você pode comprar em qualquer farmácia e custa menos que R$ 5.
  3. Para cada 400 ml de xampu, use 8 gotas de violeta. Caso você vá fazer 300 ml de produto, diminua para 6 gotas. Agora, se o seu caso é de apenas 200 ml, adicione apenas 4 gotas de violeta genciana.
  4. Vá para o chuveiro com a mistura e aplique normalmente nos cabelos úmidos. Caso seu cabelo seja mais dourado, deixe agindo por 2 minutos. Depois, é só massagear bem para retirar o produto e enxaguar. Tome bastante cuidado para não deixar nenhum resquício de xampu nos fios. Isso poderá ressecá-los.
  5. Em seguida, você deve fazer uma hidratação poderosa (sugerimos os melhores truques de hidratação para o cabelo). Ou, aproveite que já está no chuveiro e aplique um creme de sua preferência. Coloque uma touca e deixe agindo por 30 minutos. Depois, é só retirar com água morna.
  6. Após sair do banho, aplique um leave-in e penteie os fios com cuidado. Prefira a secagem natural, já que secador e chapinha podem causar danos aos fios, que estão naturalmente mais ressecados.
  7. Essa mistura deve ser usada com um espaço maior do que 15 dias. Por conter violeta genciana, ela irá ressecar seu cabelo e poderá causar quebra. Por isso, indicamos a hidratação semanal e uso de produtos de qualidade.

Como fazer shampoo desamarelador caseiro com tinta

O processo também pode ser feito com tinta preta. Sem medo!

  1. Primeiro, você deve comprar 1 tinta preta, uma água oxigenada de 10 volumes, xampu e creme branco. Use uma pontinha de tinta e misture a uma colher de sobremesa de água oxigenada. Depois, junte isso à máscara de hidratação.
  2. Aplique nos seus cabelos e espere um minuto.
  3. Depois, é só lavar normalmente. A medida de tinta preta varia de acordo com o estado dos seus fios. Tome cuidado para não exagerar e acabar deixando seu cabelo com um aspecto cinza.
  4. Após enxaguar, realize alguma hidratação da sua preferência e, novamente, enxague.

Obs.: para se aprofundar, confira o artigo Como usar o shampoo desamarelador.

Desamarelador caseiro para luzes

Para cabelos que não são inteiro tingidos ou descoloridos mas têm luzes, as fórmulas de shampoo desamarelador caseiro funcionam da mesma maneira e podem ser aplicados seguindo o mesmo processo. Inclusive, a hidratação após usar o desamarelador caseiro para luzes continua sendo indispensável.

Para isso, você pode apostar tanto em produtos específicos para isso, quanto em tratamentos naturais. Temos algumas sugestões de Dicas para hidratar o cabelo com luzes.

Se o seu cabelo fica amarelo com muita facilidade, tente trocar de tinta ou variar os produtos que você está usando para manter o loiro. O importante, além de ter uma boa qualidade de tinta e cabeleireiro, é você também se esforçar para ter uma cor bonita e digna de capa de revista.

Matizador

Para cabelos em situação mais crítica o matizador pode ser a solução mais adequada, uma vez que o desamarelador é uma solução mais suave e, portanto, menos agressiva aos fios. O efeito dos matizadores costuma ser mais imediato do que o shampoo desamarelador e o ideal é que eles sejam aplicados por profissionais capacitados.

Se você mesma for aplicar o matizador, recomendamos o artigo Como usar matizador nos cabelos loiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer shampoo desamarelador caseiro - fórmula simples!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • O ideal é sempre fazer um teste nos fios para saber como o seu cabelo irá reagir. Além disso, em caso de alguma irritação, consulte um dermatologista. Somente ele poderá falar o motivo do problema.