Como fazer talco caseiro

Como fazer talco caseiro

Os seus pés cheiram mal? Precisa de xampu seco? Quer os seus cílios mais volumosos? O simples talco que você conhece para evitar a dermatite da fralda, tem muitos mais usos para o seu dia a dia do que aquilo que você possa pensar. Este produto ajuda ainda a eliminar manchas de gordura da roupa, a repelir formigas, a ajudar a tirar a areia da pele e ainda pode servir como pós-barba. Agora que você já ficou impressionado com os múltiplos usos deste produto, ele não pode faltar em sua casa. Mas o melhor de tudo é que você poderá fazê-lo em casa em simples passos. Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como fazer talco caseiro, para além disso também vamos ensinar a fazer um talco perfumado. Vem ver!

Procedimento para fazer talco em pó

Para fazer talco caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de fécula de milho
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 25 gotas de óleo essencial do seu gosto (opcional)

Misture a xícara de fécula de milho com a xícara de bicarbonato em um recipiente de plástico com tampa (e agite para misturar bem). Caso deseje que o talco tenha um cheirinho agradável, adicione 25 gotas de um óleo essencial do seu agrado, pode ser de limão, lavanda, o que mais gostar. Deixe secar.

Deixe repousar e assentar o talco no recipiente por 1 dia. É ideal colocar o talco em uma embalagem adequada (recipiente com tampa e buraquinhos) para poder dosificar melhor a aplicação. E pronto, você já tem um excelente talco caseiro para toda a família.

Como fazer talco perfumado

De seguida, vamos explicar como fazer um talco perfumado com seus ingredientes e processo de elaboração. O talco de rosas caseiro vai dar muita sensação de frescura e limpeza e é ideal para quando tem crianças em casa. O processo de elaboração é bastante parecido ao do talco em pó normal. Para fazer este talco perfumado, vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 100 gramas de farinha de arroz;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de maisena;
  • Pétalas de rosas;
  • 10 gotas de óleo essencial de rosas.

Para fazer o talco perfumado, adicione a farinha, o bicarbonato, a maisena e as pétalas de rosa cortadas. Misture tudo bem e adicione as gotas de óleo e volte a misturar. Se desejar também poderá fazer o óleo essencial de rosas em casa, seguindo os passos do nosso artigo. Deixe repousar por pelo menos um dia e depois já pode colocar o seu talco perfumado em um pote ou embalagem para talco.

Agora que você já sabe fazer talco caseiro, não deixe de conferir os múltiplos usos que ele tem no nosso artigo 12 usos do talco que você não conhecia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer talco caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.