Partilhar

Como fazer um demaquilante caseiro

Por Sara Viega. Atualizado: 2 julho 2018
Como fazer um demaquilante caseiro

Demaquilar a nossa pele é um hábito que convém seguir à risca, pois ajuda-nos a eliminar os resíduos cosméticos do rosto e também a limpar as impurezas que se acumulam ao longo do dia. Isto evita que os poros se abram e ocorram problemas como as espinhas ou os cravos. Definitivamente, você não deve saltar o processo de demaquilar sua pele todos os dias, no entanto, para o fazer não é necessário contar com um produto comercial, pode utilizar algumas soluções naturais altamente eficazes.

Não sabe quais são as melhores alternativas? Neste artigo de umComo.com.br explicamos para você como fazer um demaquilante caseiro perfeito para eliminar cosméticos e sujeira.

Também lhe pode interessar: Como fazer um BB Cream caseiro

Por que é importante demaquilar a pele?

Com certeza que você já ouviu muitas vezes que demaquilar a pele é um ritual de beleza imprescindível mas, sabe porquê? Ao longo do dia a maquiagem, a gordura que a nossa pele produz e elementos do meio ambiente como o pó, a fumaça, etc., vão se acumulando em cada um dos poros do nosso rosto. Ao tirarmos a maquiagem não só eliminamos todos estes resíduos, mas também permitimos que a nossa pele respire adequadamente, favorecendo a sua oxigenação e saúde.

Se não demaquila seu rosto todos os dias, a sua pele começará a parecer mais opaca e oleosa; além disso, acumulará uma maior quantidade de cravos e acne, pelo que a sua saúde poderia ser prejudicada. Este hábito leva apenas uns minutos, por isso convém realizá-lo todos os dias e alguns remédios naturais são a solução ideal para o conseguir com facilidade.

Azeite de oliva para peles secas

Se tem a pele seca um dos melhores demaquilantes naturais pelos quais pode optar é o azeite de oliva, que além de ajudar a retirar facilmente os resíduos de cosméticos é perfeito para limpar e hidratar a pele de forma simples. O ideal é optar pelas apresentações extra virgem ou virgem, que mantêm intactas todas as suas propriedades sobre a pele.

Usá-lo é muito simples, só deverá colocar algumas gotas deste azeite em seu rosto, focando-se especialmente nas zonas onde tem mais maquiagem como as pálpebras, embaixo dos olhos ou nas maçãs do rosto. Esfregue com um disco de algodão ligeiramente umedecido em água morna até retirar tudo por completo, se necessário use outro disco. Caso o seu rosto fique muito oleoso, pode lavar a zona com sabão neutro e água.

E se quer fazer com que a sua pele fique sempre bonita, então não perca o nosso artigo como cuidar da pele seca.

Como fazer um demaquilante caseiro - Azeite de oliva para peles secas

Leite morno para hidratar o rosto

O leite é um dos produtos mais utilizados na cosmética há séculos, e não é por acaso que era uma das alternativas da mítica Cleópatra. Isto deve-se à sua alta capacidade hidratante, que se torna ótima para peles secas, normais e também para aquelas peles sensíveis que precisam de uma hidratação extra.

Neste caso, a nossa proposta de demaquilante natural é um pouco de leite morno, bastam duas colheres de sopa, com as quais deverá umedecer um disco de algodão. Aplique no seu rosto esfregando com suavidade, ao terminar, enxague com água para que a pele fique perfeitamente limpa.

Como fazer um demaquilante caseiro - Leite morno para hidratar o rosto

Camomila perfeita para peles sensíveis ou inflamadas

Se tem um rosto sensível devido a condições como a acne, a rosácea ou a secura, ou simplesmente porque sua pele é mais sensível, a camomila é sem dúvida a sua melhor aliada para remover a maquiagem. Este produto é um anti-inflamatório natural que se torna muito eficiente, favorecendo além disso a limpeza da pele.

Prepare uma xícara de camomila que pode deixar refrigerada para usar como demaquilante, depois só deve molhar um disco de algodão no líquido e esfregar suavemente pela pele. Adicione umas gotas de azeite de oliva ou de amêndoas para potencializar o efeito hidratante.

Como fazer um demaquilante caseiro - Camomila perfeita para peles sensíveis ou inflamadas

Óleo de jojoba ou avelãs, ideal para peles oleosas

Se conta com uma pele oleosa, então a melhor alternativa natural para tirar a maquiagem é o óleo de jojoba. Apesar de ser um óleo, uma de suas propriedades sobre a pele é o fato de ajudar a diminuir a presença de gordura na pele; além de ajudar a suavizar, a reafirmar e a favorecer a regeneração da pele, por isso trata-se de uma solução que não só é boa para retirar a maquiagem, como também ajuda a melhorar a aparência da pele.

Para usá-lo, recomenda-se misturar uma colher de chá de óleo de jojoba com duas de água, mergulhe um disco de algodão nesta mistura e esfregue suavemente seu rosto com ele. Repita até retirar por completo a maquiagem.

Se não encontra esta alternativa nas lojas de produtos naturais, então pode optar pelo óleo de avelãs que, tal como o de jojoba, ajuda a minimizar a gordura eficazmente.

Como fazer um demaquilante caseiro - Óleo de jojoba ou avelãs, ideal para peles oleosas

Iogurte e limão para limpar em profundidade

Se procura um demaquilante natural que permita a você conseguir um resultado mais profundo servindo também como máscara, então a combinação de iogurte natural com suco de limão é perfeita. Deve misturar apenas uma colher de sopa de iogurte natural sem açúcar com uma colher de sopa de suco natural de limão, aplique no rosto com a ajuda de uma esponja ou disco e deixe atuar durante 5 minutos, depois retire com água morna.

Além de eliminar a sujeira, esta alternativa permite a você hidratar sua pele, suavizá-la e produzir um efeito branqueador. Pode aplicá-lo duas vezes por semana como uma opção ao resto dos produtos mencionados anteriormente.

Como fazer um demaquilante caseiro - Iogurte e limão para limpar em profundidade

Outros bons demaquilantes naturais

Além das alternativas anteriores, também pode optar por:

  • Óleo de amêndoas, perfeito para uma hidratação profunda da pele.
  • Óleo de rícino, que ajudará você a fortalecer os seus cílios.
  • Vaselina, uma opção que ainda que não seja tão natural, é perfeita para eliminar a maquiagem dos olhos à prova d'água.
Como fazer um demaquilante caseiro - Outros bons demaquilantes naturais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um demaquilante caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer um demaquilante caseiro

Como fazer um demaquilante caseiro
1 de 7
Como fazer um demaquilante caseiro

Voltar ao topo da página