Como fazer uma maquiagem com alimentos

Como fazer uma maquiagem com alimentos
Imagem: casajanuario.pt

Você já imaginou fazer sua maquiagem sem usar produtos de maquiagem? Parece meio impossível, certo? No entanto esta inovação trazida dos Estados Unidos da América, onde é chamada de "homemade makeup" (maquiagem caseira), está virando tendência no Brasil, várias garotas já experimentaram e ficaram impressionadas! Além de ser uma alternativa ecológica à maquiagem tradicional, é também muito econômica, pois tudo o que você necessita é de alguns alimentos e especiarias que encontrará facilmente em sua cozinha. Curiosa? Continue lendo este artigo umComo.com.br e descubra como fazer uma maquiagem com alimentos!

Vai precisar de:

O que é a maquiagem com alimentos

Este conceito de maquiagem à base de alimentos pode parecer muito estranho, mas a verdade é que ela já era usada há milhares de anos, tanto por tribos indígenas como pela própria Cleópatra, cujo kohl que tanto a caracteriza era feito de gordura de carneiro misturada com pó de chumbo e fuligem. Outros experimentos se baseavam em usar giz ou pó de arroz para clarear a pele e frutos vermelhos para simular batom vermelho.

Hoje em dia, baseada nesses costumes, surge a maquiagem de alimentos! Ela se baseia em aplicar no rosto, alimentos e especiarias que geralmente encontramos em nossa cozinha. Com eles é possível produzir sombras de olhos, delineador de olhos, blush e batom ou brilho de lábios!

As adeptas e praticantes desta maquiagem natural defendem as vantagens: além de ser uma alternativa bem mais econômica à maquiagem tradicional, ela diminui os riscos de alergias e irritações na pele, sendo indicada para pessoas que sofrem de pele sensível.

Imagem: literatortura.com

Pó facial de maquiagem com alimentos

Se você procura uma alternativa natural à maquiagem feita em laboratório com ingredientes que desconhecemos e que, muitas vezes, nos causam irritação, experimente fazer pó facial de maquiagem de alimentos e veja como é fácil!

Para fazer este produto de maquiagem você irá necessitar dos seguintes ingredientes: amido de milho, cacau em pó, gengibre em pó, açafrão em pó e noz-moscada em pó. Comece com o amido de milho e vá acrescentando cada um dos ingredientes pouco a pouco, misturando e até conseguir uma tonalidade semelhante à da sua pele. Aqui não há nenhuma quantidade ideal, pois o tom de pele de cada pessoa é diferente, sendo que o segredo está em experimentar até encontrar o seu!

Feita a mistura seu pó facial está pronto a ser aplicado! Para isso use um pincel próprio para maquiagem mineral. Se preferir converter esse pó em base, misture-o com óleo de jojoba, que não deixa a pele oleosa.

Imagem: littlebitpretty.net

Sombra e delinedor de maquiagem com alimentos

Prepare uma sombra de olhos colorida misturando muito bem uma colher de chá de açafrão com uma colher de chá de amido de milho, ingrediente que irá dar consistência e fixação. Se preferir uma olhos de tom nude, basta misturar muito bem uma colher de chá de cacau ou canela em pó com uma colher de chá de amido de milho. Em seguida aplique com um pincel de maquiagem mineral, não esquecendo de remover um pouco do excesso, tocando com o pincel na lateral da mão.

Se você gostar de maquiagem escura, pode usar carvão ativado em sua pálpebra! Coloque uma pequena porção dele em um recipiente vazio de bálsamo labial ou sombra de olhos e, se você preferir, torne-o compacto misturando-o com álcool de percentagem alta, que evapora mais rápido. Aplique em sua pálpebra com cuidado, pois esta sombra natural é bem escura!

Finalize sua maquiagem de olhos 100% natural com um delineador preto, simplesmente misturando um pouco de carvão ativado em um pouco de água e aplicando no olho com um pincel de eyeliner.

Imagem: etsy.com

Blush e bronzer de maquiagem com alimentos

Blush de maquiagem de alimentos é super fácil de fazer e o resultado é muito semelhante ao da maquiagem tradicional! Mulheres vegan, por exemplo, usam beterraba para conferir alguma cor às bochechas, simplesmente cortando uma rodela desse vegetal e aplicando-a levemente no rosto, como se estivessem aplicando maquiagem com esponjinha. Como alternativa você pode misturar uma colher de sobremesa de colorau com uma colher de sobremesa de amido de milho e aplicar no rosto!

Para fazer o bronzer comece com o seu ingrediente base, cacau em pó, e adicione a ele canela em pó e noz moscada em pó; mistura e coloque uma pequena quantidade de amido de milho, para equilibrar o tom. Experimente o bronzer na sua pele usando a ponta dos dedos ou um pincel para maquiagem mineral e, se quiser, adicione também beterraba em pó ou açafrão também em pó para uma tonalidade ligeiramente diferente!

Imagem: friskylemon.com

Brilho de lábios de maquiagem com alimentos

Para conferir brilho e cor aos seus lábios de uma forma bem natural, basta misturar alguns ingredientes igualmente naturais, guardá-los em um potinho e usar sempre que quiser! Veja as nossas sugestões!

Brilho de lábios vermelho: coloque a aquecer em banho maria durante quinze minutos uma mistura de colorau, dois a três cravos da índia, um pauzinho de canela e óleo de coco; desligue o fogo, mexa e deixe arrefecer. Quando a mistura ainda estiver morna, coe colocando-a em um filtro de café e apertando bem. O resultado será um líquido colorido e hidratante que você poderá usar como gloss ou brilho de lábios!

Brilho de lábios de baunilha: leve ao fogo um tacho pequeno com um pouco de manteiga de cacau e óleo de coco, em porções iguais, e acrescente uma gota de essência ou óleo essencial de baunilha sem álcool; mexa até que a manteiga derreta e, em seguida, desligue o fogo - se quiser uma coloração nude adicione também um pouco de canela em pó. Deite a mistura morna em um recipiente vazio de bálsamo labial e coloque na geladeira para solidificar. Seu brilho de lábios natural estará pronto a ser usado!

Imagem: galleryhip.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma maquiagem com alimentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se você for alérgica a algum dos produtos acima referidos, é recomendado que não os aplique na pele.
  • Para melhorar a aderência da maquiagem com alimentos na sua pele, aplique um primer no olho ou no rosto antes de aplicar a maquiagem.
  • Para aumentar a pigmentação das sombras, umedeça ligeiramente o pincel antes de as aplicar.
  • A duração da maquiagem com alimentos é ligeiramente menor que a da maquiagem tradicional.
  • Você pode fazer seu próprio pó de carvão para sombra de olhos e delineador simplesmente ralando uma pedra de carvão em um ralador bem fino.
  • Faça várias experiências misturando os diferentes ingredientes referidos neste artigo e consiga cores únicas para a sua maquiagem!