Como fazer uma máscara de bicarbonato

Como fazer uma máscara de bicarbonato

Com certeza que já ouviu falar muitas vezes nas grandes propriedades do bicarbonato para a limpeza e a desinfecção dos espaços de casa, mas deve saber que também é um ótimo produto para aumentar a beleza da sua pele. Assim pode aproveitá-lo em diferentes tratamentos estéticos, pois é excelente para reduzir o sebo nas peles oleosas, fazer esfoliações, clarear as manchas escuras, etc. Neste artigo de umComo, vamos contar para você de que forma pode utilizá-lo e como fazer uma máscara de bicarbonato para cada um destes problemas. Não perca!

Benefícios do bicarbonato para a pele

O bicarbonato de sódio é um produto que facilmente pode passar a fazer parte dos seus rituais de beleza habituais, pois possui propriedades benéficas para a pele como as que revelamos para você nas seguintes linhas:

  • Limpa a pele em profundidade, pois ao desbloquear os poros diminui-se o aparecimento de impurezas.
  • Ajuda a esfoliar a pele, deixando-a sem rastro de células mortas e contribuindo com uma maior suavidade.
  • Reduz o excesso de gordura e oleosidade.
  • Permite secar as espinhas e previne infecções na pele, por isso é excelente para melhorar a aparência das peles com acne.
  • Clareia a pele e ajuda a conseguir um tom mais uniforme e bonito.

Máscara de bicarbonato para peles oleosas

A sua pele é oleosa e com tendência à acne? Se está habituada a lidar com o aparecimento de brilhos no seu rosto ao longo do dia e, além disso, impurezas como as espinhas, os cravos, as vermelhidões, etc., são uma constante na sua pele, o bicarbonato de sódio pode ser seu produto de beleza perfeito. É que, entre outras coisas, ajuda a secar a pele, a diminuir a produção excessiva de sebo e a desbloquear os poros, o que se traduz em um menor aparecimento de impurezas e imperfeições. Neste caso, para fazer uma máscara apta para peles oleosas, recomendamos que você adicione também um pouco de limão, que é uma fruta cítrica ideal para limpar os poros em profundidade.

Ingredientes:

  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato
  • 5 gotas de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de água mineral

Preparação: em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma massa espessa. Aplique a máscara sobre a pele do rosto limpa e deixe atuar durante uns 20 minutos. Passado este tempo, retire com água fria em abundância e, em seguida, aplique um tônico adstringente e um creme hidratante específico para peles oleosas ou mistas.

Máscara de bicarbonato para peles secas

Se, pelo contrário, sua pele é seca e diariamente sofre de sintomas como repuxamento, vermelhidão, irritação ou descamação, então é preferível optar pela máscara que vamos explicar de seguida. Nela, combinam-se as propriedades limpadoras e clareadoras do bicarbonato com as hidratantes e nutritivas do mel, que é uma das substâncias mais recomendadas para umectar as peles secas. Além disso, esta união é perfeita para prevenir o aparecimento de rugas, pois este tipo de pele costuma envelhecer mais rápido que outras.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de água mineral

Preparação: em um recipiente, misture todos os ingredientes até que se integrem por completo. Aplique a máscara obtida sobre o rosto e deixe atuar durante 30 minutos. Passado este tempo, retire com água em abundância, morna ou fria e espalhe uma boa quantidade de creme hidratante por toda a pele do rosto.

Máscara de bicarbonato para clarear a pele

Às vezes procuramos fórmulas eficazes que nos ajudem a atenuar manchas escuras na pele ou o escurecimento de algumas zonas do corpo, dois aspectos que afetam muito negativamente a nossa aparência e imagem. Pois bem, a partir de agora já pode deixar de se preocupar com isso, pois o bicarbonato de sódio é esse produto milagroso que estava procurando para clarear sua pele e conseguir um tom mais uniforme. Servirá para reduzir a pigmentação daquelas manchas causadas pelo sol, a idade, a rasura, etc.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato
  • 1/2 xícara de água mineral

Preparação: dilua o bicarbonato na água e aplique a massa resultante sobra a zona que deseja clarear. Se quer potencializar os efeitos desta máscara, adicione umas gotas de suco de limão natural e deixe atuar durante uns 10 minutos. É importante que se a mistura contém limão, não exponha sua pele ao sol durante o tratamento, pois poderiam aparecer novas manchas escuras.

Máscaras esfoliantes com bicarbonato

O grão do bicarbonato de sódio converte-o em um produto perfeito para esfoliar a pele, deixá-la livre de células mortas e com um tato bem mais suave. Lembre-se que é importante realizar uma esfoliação semanal para conseguir uma pele super bonita e radiante. De seguida, mostramos para você 2 máscaras de bicarbonato esfoliantes que você mesma pode elaborar e experimentar em casa:

  • Bicarbonato e azeite de oliva: misture 2 colheres de sopa de bicarbonato com 1 colher de sopa de azeite de oliva e pronto! É ideal para esfoliar as peles secas ou com falta de hidratação.
  • Bicarbonato e farinha de aveia: misture 2 colheres de sopa de bicarbonato com 2 colheres de sopa de farinha de aveia e um pouco de água. É apta para todo tipo de peles, exceto aquelas mais sensíveis ou atópicas.

Realize a esfoliação de preferência no momento do banho quando a pele estiver ligeiramente úmida e espalhe estes esfoliantes caseiros fazendo massagens circulares suaves durante uns 4 ou 5 minutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma máscara de bicarbonato, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.