Como fazer uma máscara de carvão ativado

Como fazer uma máscara de carvão ativado

Já se juntou à moda do carvão ativado? Este produto usa-se cada vez mais tanto em tratamentos de beleza como de saúde graças às suas propriedades intrínsecas que ajudam a melhorar as funções do nosso corpo. Também conhecido como "carvão vegetal", atualmente pode encontrá-lo em diferentes formatos como, por exemplo, no xampu, em forma de barra, pensado para os dentes ou como uma máscara para o rosto.

Este produto ajuda-nos a desintoxicar o organismo tanto por fora como por dentro conseguindo, assim, melhorar as funções corporais e, portanto, conseguindo uma melhor aparência, também, da nossa pele. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como fazer uma máscara de carvão ativado para que possa prepará-la você mesma em casa e comece a usufruir dos benefícios deste produto natural.

Passos a seguir:
1

Mas por que o carvão ativado é bom para a pele? Vamos começar falando das múltiplas propriedades que este produto tem para entender por que devemos usá-lo na nossa rotina diária, sobretudo, se sofrer de uma pele com tendência a ter cravos ou espinhas.

Propriedades do carvão ativado

  • Ajuda a desintoxicar a pele: contém elementos ativos que fomentam a depuração da pele atuando dentro dos poros e promovendo sua limpeza profunda.
  • Atua como um desinfetante: quando fazemos uma máscara de carvão ativado conseguimos eliminar as bactérias acumuladas na pele, bem como qualquer rastro de sujeira que tenha ficado incorporada nos poros.
  • Reduz os poros: outro dos motivos pelos quais este tipo de carvão se usa tanto nas rotinas de beleza é porque atua diretamente no poro fazendo com que reduza seu tamanho porque o limpa e desinfeta de forma profunda.
  • Menos gordura na pele: o carvão vegetal também consegue reduzir o sebo que se cria na pele e, portanto, previne o aparecimento de espinhas.
2

Além do seu uso tópico, o carvão ativado também pode ser tomado por via oral para atuar no interior do nosso organismo. Trata-se de um poderoso desintoxicante que consegue eliminar qualquer impureza que tenha ficado no nosso interior e, assim, melhorar as nossas funções corporais. Por este motivo, usa-se muito para poder limpar algum rastro de remédios (após um tratamento antibiótico, por exemplo), limpar as toxinas do álcool ou das drogas, etc.

Em seu uso externo, este produto costuma ser usado para melhorar a condição da pele e para desfrutar de uma pele bem mais limpa e purificada. Por este motivo, costuma ser usado em casos como os seguintes:

  • Eliminar cravos e/ou espinhas.
  • Tratar uma pele com espinhas ou com tendência a acne.
  • Eliminar impurezas que podem proceder da poluição ambiental das cidades.
  • Limpar os poros e conseguir uma pele mais brilhante e uniforme.

Para conseguir todos estes benefícios, bastará preparar uma máscara de carvão ativado que podemos elaborar facilmente em casa.

Neste outro artigo de umComo contamos para você como tomar carvão vegetal se quer dar-lhe um uso interno, por motivos de saúde.

3

Agora vamos explicar-lhe como fazer uma máscara de carvão ativado na sua própria casa. A primeira coisa a fazer é juntar os materiais imprescindíveis para elaborar este remédio caseiro:

  • 1 cápsula de carvão vegetal (disponível em qualquer loja de produtos naturais ou farmácia)
  • 1 colher de sopa de leite desnatado
  • 1 envelope de gelatina sem sabor

Para fazer esta máscara, a primeira coisa a fazer é acrescentar o envelope de gelatina em um recipiente apto para o microondas e verter o leite. Coloque-o dentro do eletrodoméstico durante uns 15 segundos até ver que a mistura começa a ter a textura gelatinosa que estamos procurando. Quando tiver, abra a cápsula e verta o conteúdo no recipiente, mexa com um colher até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

Agora terá que deixar esfriar um pouco para não se queimar ao entrar em contato com a pele. Assim que estiver em uma temperatura ideal, terá que aplicar a mistura por todo o rosto, à exceção do contorno de lábios e dos olhos. Deixe atuar 20 minutos e, depois, enxague com água morna.

4

Assim que enxaguar o rosto sentirá, de forma imediata, como a sua pele está bem mais limpa, diminuiu a presença de gordura e, portanto, os brilhos. A pele estará totalmente desinfetada e limpa, por isso brilhará com luz própria e se verá mais saudável.

Para conseguir uma pele perfeita, nada melhor que repetir este tratamento 1 vez por semana e, aos poucos, conseguirá uma pele em perfeitas condições sem cravos, espinhas nem acne.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma máscara de carvão ativado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.