Partilhar

Como fazer uma máscara nutritiva para o cabelo

Por Sara Viega. 27 janeiro 2017

Um cabelo saudável é aquele que tem uma textura sedosa, cheia de movimentos naturais e que, além disso, se pode pentear facilmente sem quebrar as pontas ou sem chegar a se encrespar. Se seu cabelo não cumpre com nenhuma destas características é porque certamente não está hidratado da maneira adequada ou pode estar danificado ou maltratado por diferentes condições como o uso habitual de secadores, chapinhas ou tinturas químicas. Em umCOMO vamos explicar para você passo a passo como fazer uma máscara nutritiva para o cabelo para que, desta forma, volte a ficar saudável com ingredientes naturais e fáceis de conseguir. Com esta máscara nutritiva, além de voltar a exibir um cabelo hidratado e saudável, também poderá poupar algum dinheiro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Máscaras para o cabelo encaracolado
Passos a seguir:
1

Para fazer uma máscara nutritiva para o cabelo precisará conseguir os ingredientes que vamos mostrar de seguida, explicando as propriedades pelas quais são realmente adequados para conseguir nutrir e reparar o cabelo. Preste atenção nos seguintes ingredientes para esta máscara que deixará seu cabelo espetacular:

  • Abacate: o primeiro ingrediente que utilizaremos será um abacate. As propriedades do abacate para o cabelo são muitas já que contém vitamina A e C, ferro e ácidos graxos ômega 3 que são nutrientes essenciais para recuperar o brilho do cabelo e as pontas danificadas.
  • Banana: o segundo ingrediente para esta máscara nutritiva é a banana, que tem um alto conteúdo de zinco, vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o cabelo e a evitar sua queda.
  • Leite de coco: para fazer a máscara também vamos usar leite de coco (ou integral) rico em proteínas e cálcio para recuperar o brilho do cabelo.
  • Óleo de amêndoas: este óleo ajuda a estimular o crescimento de um cabelo saudável por seu alto conteúdo em vitaminas (B1, B2, B6, E e A).
  • O mel: ingrediente ideal para esta máscara nutritiva já que conta com aminoácidos, vitaminas e enzimas, ideais para recuperar a suavidade do seu cabelo.
Como fazer uma máscara nutritiva para o cabelo - Passo 1
2

O primeiro que temos que fazer para elaborar esta máscara nutritiva é pegar no abacate maduro, já que neste estado é mais fácil de utilizar, e cortar ao meio. Depois, com uma colher, extrair a polpa do abacate e deixar em um recipiente. Quando já tivermos toda a polpa do abacate extraída no recipiente, triture-a com a ajuda da colher até conseguir uma pasta.

3

Agora pegue na banana, corte em três ou quatro pedaços e coloque no mesmo recipiente com a pasta de abacate. Com a colher, assim como fez com o abacate, triture os pedaços de banana. Uma vez realizado este passo, é recomendável usar uma batedeira para elaborar uma mistura mais uniforme e homogênea. Se não contar com este eletrodoméstico, continue utilizando a mesma colher até conseguir misturar os ingredientes.

4

Adicione ao recipiente onde se encontra a mistura de abacate e banana duas colheres de sopa de leite de coco ou leite integral, uma colher de sopa de óleo de amêndoas ou de azeite de oliva e uma colher de sopa de mel natural. Bata todos os ingredientes com uma batedeira ou uma colher até que esteja tudo bem misturado. Quando tiver conseguido uma mistura homogênea, já terá a máscara nutritiva pronta para aplicar no seu cabelo.

5

Para aplicar a máscara, ã primeira coisa que tem de fazer é umedecer o cabelo sem chegar a ficar empapado. Pode molhar seu cabelo no chuveiro e tirar a umidade com a ajuda de uma toalha, ou utilizar um spray com água.

Depois, pegue num pente e desembarace o cabelo começando pelas pontas até subir às raízes. Uma vez desembaraçado, aplique a máscara com a ajuda de um pincel ou com seus dedos, desde as pontas até metade do cabelo. É recomendável aplicar a mistura insistindo nas pontas, já que costuma ser a parte mais maltratada do cabelo.

6

Quando tiver aplicado a máscara por todo o cabelo, deixe a mistura repousar entre 15 e 20 minutos no seu cabelo. Se não quiser sujar a roupa com a máscara, pode apanhar o cabelo com uma mola, envolver a parte com o produto em papel de alumínio ou também pode colocar uma toalha velha sobre os ombros.

7

Quando já tiverem passado 15-20 minutos de repouso, deve enxaguar abundantemente o cabelo com água fria ou morna. Uma vez enxaguado, lave o cabelo com seus produtos habituais para o cuidado capilar.

Para que esta máscara nutritiva faça efeito, deverá repetir este processo uma vez por semana e, em muito pouco tempo, terá um cabelo saudável e hidratado.

Se gostou de aprender como fazer uma máscara nutritiva para o cabelo, pode ser também do seu interesse saber como fazer máscaras hidratantes para o cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma máscara nutritiva para o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Escove entre 10 e 20 vezes seu cabelo todas as noites para esfoliar seu couro cabeludo, eliminar restos de produtos capilares e potencializar o brilho do cabelo.
  • Também é importante escovar seu cabelo antes de lavá-lo para facilitar a penetração do xampu e evitar posteriores nós.
  • Enxague seu cabelo com água fria para conseguir um maior brilho e estimular a circulação sanguínea.
  • Não esfregue seu cabelo durante a lavagem e aplique o xampu só na parte superior do cabelo.

Escrever comentário sobre Como fazer uma máscara nutritiva para o cabelo

1 de 4

Voltar ao topo da página