Como fazer uma massagem facial

Como fazer uma massagem facial

Receber uma massagem facial é uma das sensações mais relaxantes e tranquilas que existem. As massagens faciais melhoram a circulação de nossa pele e rejuvenescem nosso rosto. Além de relaxar e eliminar ou diminuir as tensões que possamos ter acumuladas em nosso rosto. Trata-se de uma massagem que pode ser aplicada em si mesmo, embora seja melhor que alguém a faça em você para que possa relaxar melhor. Continue lendo esse artigo de umComo sobre como fazer uma massagem facial e viva a experiência, você verá como faz bem!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve saber que para fazer uma boa massagem facial o melhor é usar óleos ao invés de cremes, uma vez que estes costumam ser mais gordurosos e não oferecem o mesmo resultado. Assim, deve-se escolher sobretudo um óleo que seja compatível com o tipo de pele da pessoa e que contenha propriedades nutritivas e hidratantes para melhorar a sua aparência. No artigo Quais são os melhores óleos para a pele pode encontrar ótimas opções.

2

A pessoa que receber a massagem deve colocar uma fita para o cabelo ou um lenço para separar os cabelos da testa e do rosto para não atrapalhar quando receber a massagem.

3

Antes de começar a fazer a massagem facial, verta umas gotas do óleo escolhido na gemas dos seus dedos e esfregue ambas mãos para o aquecer ligeiramente. De seguida, aplique-o sobre o rosto da pessoa realizando carícias suaves em zonas como as bochechas, o nariz e o queixo.

4

Após fazer várias carícias em todo o rosto da pessoa, deve começar a massageá-lo. Esta massagem consiste em deslizar a ponta dos dedos das mãos sobre seu rosto, desde o queixo até a testa. O modo de fazê-lo consiste em levantar a pele de maneira suave, mas firme.

5

O seguinte passo consiste em dar suaves beliscões entre as sobrancelhas com os dedos polegar e indicador. Trata-se de uma área em que geralmente se acumula muita tensão, e consegue relaxar com os beliscões.

6

A seguinte área para fazer a massagem facial é o nariz. Nesta área, separe as diferentes linhas de expressão com os dedos indicadores e empurre a ponta do nariz, segurando-a firmemente. Por fim, faça pequenos movimentos circulares com a ponta dos dedos desde a parte superior da ponta do nariz do paciente até chegar às fossas nasais.

7

A seguinte área para fazer a massagem são os olhos. Faça uma ligeira pressão embaixo dos olhos usando o dedo anelar e faça-o de dentro para fora. A pessoa deve respirar profundamente no início e expirar cada vez que o fisioterapeuta ou massagista que faz a massagem fizer uma pressão.

8

Quando tiver finalizado a massagem nos olhos, passe para a mandíbula. Nesta área, faça um movimento de sucção usando seu dedo polegar e o lado do seu dedo indicador. Neste caso, o sentido do movimento vai do interior para o exterior do rosto. Você pode aplicar a mesma técnica no pescoço. Quando finalizar a massagem na mandíbula, o paciente deve esticar os músculos da sua boca, com a boca ligeiramente aberta. Para esticar os músculos, basta mover a boca em todos os sentidos possíveis.

9

A seguinte área é a que se situa entre a mandíbula e as bochechas. Deve dar beliscões rápidos e curtos nesta área para fazer o sangue ir para essa parte do rosto.

10

Uma vez massageadas as diferentes áreas do rosto, temos de fazer o movimento de tamborilar. Este é similar a tocar piano, isto é, um movimento que se faz de maneira alternada com a ponta dos dedos e que consiste em dar pequenos e suaves golpes em todo o rosto.

11

Para finalizar a massagem, acaricie de novo as diferentes áreas do rosto e do pescoço, de forma progressiva, reduzindo a força e a intensidade dos movimentos.

Se além disso, quiser aperfeiçoar a sua técnica e surpreender alguém com uma massagem em outra parte do corpo, não perca os seguintes artigos:

  • Como fazer uma massagem nas costas
  • Como fazer uma massagem na mão
  • Como fazer uma massagem nos pés

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma massagem facial, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Também é útil aplicar rodelas de pepino ou bolsas de chá frio sobre os olhos após ter recebido uma massagem. Isso ajudará a tonificar a área ao redor dos olhos.