Como fazer uma massagem nos pés

Como fazer uma massagem nos pés

Os nossos pés são uma parte muito importante, pois afinal é sobre eles que recai todo o peso corporal pelo que é normal chegar ao final do dia com dores nos pés ou com alguns incômodos em zonas como a planta do pé ou o calcanhar. E uma ótima forma de aliviar essas dores é com uma boa massagem que exerça as pressões necessárias para relaxar todos os músculos dos pés. O melhor é fazê-lo à noite antes de ir dormir, para notar assim os seus efeitos no dia seguinte. Leia atentamente este artigo de umComo e descubra passo a passo como fazer uma massagem nos pés.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Antes de começar a fazer a massagem nos pés, o ideal é que os coloque de molho em água morna durante 10 minutos, aproximadamente. Assim estarão completamente limpos e a massagem será muito melhor.

2

Após os 10 minutos, você deve secar bem os pés e sentar-se em uma cadeira. No caso da massagem ser para outra pessoa, esta deve se deitar em uma maca ou cama e colocar uma toalha embaixo dos seus pés.

3

Agora deverá aplicar um pouco de creme ou óleo de massagem nas suas mãos e esfregá-lo entre elas para que o produto aqueça ligeiramente. Faça este passo mesmo antes de espalhar a loção sobre os pés.

4

Em seguida, comece a massagear um pé. Acaricie a parte superior do pé. A direção das caricias devem ser desde os dedos para o tornozelo e depois a planta do pé. É importante que a intensidade das carícias seja progressiva, e vão de mais para menos pressão.

5

Após ter realizado as diferentes caricias em um pé, realize movimentos circulares com os polegares das mãos na planta do pé. Desde a parte superior ou peito do pé para baixo, regulando a pressão do movimento. Isto é, fazendo mais pressão na área do calcanhar.

6

De seguida, segure o pé com uma mão e com a outra gire o pé em ambos os sentidos. Recomendamos repetir esse movimento 4 vezes em cada direção. De seguida, amasse com o punho mas regulando sempre a pressão que exerce para que não seja demasiado intensa de maneira a provocar dores.

7

Depois tem de amassar o pé com as pontas dos dedos. Comece desde o dedo grande do pé e continue por cada um dos dedos até acabar com o dedo mais pequeno. A direção do movimento é a mesma para cada um dos dedos, tem que iniciar o movimento na base e aplicar uma pressão suave até chegar à ponta de cada dedo.

8

Quando terminar a massagem em cada um dos dedos, acaricie de novo o peito e a planta do pé, aplicando cada vez menos pressão. Para finalizar a massagem dos pés, tem apenas que limpar o creme ou o óleo utilizado com uma toalha e deixá-lo completamente seco. De seguida, deve realizar o mesmo procedimento com o outro pé, e pronto!

9

Se gostou deste artigo, em umComo também poderá ver como dar boas massagens em outras partes do corpo:

  • Como fazer uma massagem nas costas
  • Como fazer uma massagem na mão
  • Como fazer uma massagem facial

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma massagem nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • É importante realizar a massagem lentamente para relaxar.
  • Tenha cuidado com as pessoas que não têm muito boa circulação nos pés, como por exemplo as pessoas que têm diabetes.
  • Ao terminar a massagem, lave as mãos para evitar uma possível infecção por fungos.