Ter um cabelo saudável

Como fazer umectação nos cabelos

 
Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 6 maio 2020
Como fazer umectação nos cabelos

A umectação é um tratamento capilar que serve para repor os lípidos do seu cabelo. Estes nutrientes são necessários para a saúde do seu cabelo. Sem eles os seus fios ficam armados, sem brilho, ressecados e sem vida. Este tratamento é indicado para todo o tipo de cabelos: lisos, com cachos, oleosos, secos, entre tantos outros. A umectação nos cabelos, também conhecida por nutrição, é feita com óleos vegetais, que nutrem e dão brilho aos seus fios. Este tratamento capilar ajuda ainda a selar a hidratação. Aprenda em umComo como fazer umectação nos cabelos e a ter um cabelo saudável.

Também lhe pode interessar: Como saber o que o cabelo precisa
Passos a seguir:
1

Escolha o óleo para fazer umectação nos cabelos. Os produtos mais aconselhados são os óleos vegetais 100% naturais, como é o caso do óleo de coco, amêndoa doce, semente de uva, entre outros. Mas você pode usar o óleo que usa regularmente no seu cabelo. É importante que o óleo que escolha se dê bem com o seu cabelo, para que o resultado seja o melhor possível. Se preferir você pode ainda substituir o óleo por uma manteiga vegetal.

Como fazer umectação nos cabelos - Passo 1
2

Para começar a fazer a umectação nos cabelos amarre o cabelo em camadas para que seja mais fácil aplicar o óleo. Comece na zona inferior do cabelo e depois vá soltando as restantes camadas. Aplique bem o óleo no cabelo, mecha por mecha. Não se preocupe que no final o seu cabelo não vai ficar oleoso e pesado.

Como fazer umectação nos cabelos - Passo 2
3

Continue o tratamento até que o óleo esteja espalhado por todo o seu cabelo. Não se esqueça de reforçar a zona do couro cabeludo, chegando bem à raiz. Esta é a zona onde a absorção de nutrientes é mais intensa.

4

Ao mesmo tempo que aplica o óleo no seu cabelo, faça uma massagem no couro cabelo, ajudando a aumentar a circulação do sangue. Este processo vai gerar um aumento de nutrientes no bulbo capitar, fazendo com que o seu cabelo fique mais saudável e comece a crescer mais rápido.

5

De seguida prenda o seu cabelo e coloque uma toca. Você pode estar com o cabelo assim o máximo de tempo que conseguir. Pode mesmo dormir com a toca, desde que não exceda muito as 8 horas de tratamento. Mas no mínimo você deve ficar com o óleo duas horas no seu cabelo. Este é o tempo suficiente para que os fios absorvam as vitaminas do óleo.

6

Quando quiser retirar o produto você só tem de lavar bem o seu cabelo com shampoo e condicionador. Lave o cabelo pelo menos duas vezes, para ter a certeza que fica bem limpo, sem estar oleoso e grudento. Depois de fazer umectação no cabelo não deve expô-lo a temperaturas altas, pois elas oxidam o óleo e anulam o tratamento. Evite portanto acessórios quentes, como a chapinha, o secador ou o babyliss. De preferência deixe secar o cabelo ao ar libre, mas se não conseguir, use o secador a uma temperatura média.

Como fazer umectação nos cabelos - Passo 6
7

Agora que sabe como fazer umectação nos cabelos, você pode usar este tratamento todas as semanas. Os resultados vão aparecer e em pouco tempo você vai ter um cabelo mais bonito e saudável.

Como fazer umectação nos cabelos - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer umectação nos cabelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer umectação nos cabelos