Outros Fazer dieta

Como funciona a Antidieta

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2021
Como funciona a Antidieta

Partindo dos princípios da dieta dissociada criou-se uma nova concepção alimentar: a dieta antidieta. Trata-se de uma nova maneira de comer na qual nenhum alimento é recusado, você apenas deve saber que alimentos pode misturar nas refeições para poder desfrutar de uma digestão energética e livre de gorduras saturadas.

Em umComo queremos explicar-lhe como é a dieta antidieta onde os princípios do método dissociado são analisados e modificados para conseguir perder peso de forma equilibrada.

Também lhe pode interessar: Como fazer dieta da NASA - Pronokal

Índice

  1. Em que consiste a antidieta
  2. Os tipos de alimentos de acordo com a antidieta
  3. O horário marcado pela antidieta
  4. Regras básicas da dieta antidieta
  5. Exemplo de um menu da dieta antidieta
  6. Recomendações

Em que consiste a antidieta

Como já comentamos, a dieta antidieta parte dos princípios da dieta dissociada, mas estabelece novas normas que ajudarão você a desfrutar de uma dieta variada com a qual poderá perder até 2 quilos em uma semana.

Não é uma dieta na qual você deverá contar as calorias, mas apenas saber que alimentos pode misturar na hora de preparar seus pratos; com a antidieta não se procura reduzir calorias, trabalha-se para melhorar a digestão e a capacidade de eliminar as toxinas e as gorduras saturadas do nosso corpo.

O princípio básico da antidieta baseia-se em não combinar hidratos de carbono com proteínas, já que a digestão simultânea de ambos alimentos dificulta a assimilação dos nutrientes e, portanto, favorece acúmulo de gordura. Ou seja: misturar massa com carne faz com que os nutrientes de ambos os alimentos não sejam bem assimilados e terminem transformando-se em gordura em vez de energia.

Como funciona a Antidieta - Em que consiste a antidieta

Os tipos de alimentos de acordo com a antidieta

Para saber como é a dieta antidieta você deve conhecer os dois tipos de alimentos que ela diferencia:

  • Por um lado, temos os alimentos conhecidos como "vivos", onde encontramos as frutas e verduras com um grande conteúdo em água e que, portanto, nos ajudam a perder peso eliminando toxinas de uma maneira mais rápida.
  • E por outro lado temos os alimentos concentrados, isto é, os alimentos que foram processados: este grupo é formado pelos carboidratos e as proteínas.

O truque da antidieta consiste em não ingerir nunca dois alimentos concentrados ao mesmo tempo. Por exemplo, você não poderá comer um prato de espaguete com molho bolonhesa (feito com carne moída), também não podem ser ingeridos sanduíches, arroz com frango também deve ficar de fora da dieta, etc.

Como funciona a Antidieta - Os tipos de alimentos de acordo com a antidieta

O horário marcado pela antidieta

O horário a ser seguido é um dos pontos básicos para saber como é a dieta antidieta. Segundo esta nova concepção alimentar, é importante ter em conta os horários que nosso corpo tem para digerir a comida; assim, temos estas diferenças horárias:

  • Entre 5hs e 13hs: é a fase de depuração ou a fase de eliminação de toxinas. Durante este período de tempo não devemos ingerir nenhum alimento concentrado; portanto, recomenda-se consumir apenas frutas.
  • Das 13hs às 19hs: é a fase da digestão. Neste período de tempo, o recomendável é comer saladas, sopas, verduras e hortaliças.
  • Das 19h às 5h: é a fase da recuperação. Durante este período, podemos consumir a quantidade de proteínas e hidratos de carbono que quisermos, tendo em conta a premissa básica de não misturá-los.
Como funciona a Antidieta - O horário marcado pela antidieta

Regras básicas da dieta antidieta

Ainda que durante a dieta antidieta você possa ingerir a quantidade que quiser de alimentos sem ter em conta as calorias, se sua meta for perder peso deverá ter em conta as seguintes normas:

  • As farinhas sempre deverão ser integrais: seu alto teor em fibra conseguirá ajudar você em seu objetivo de perda de peso. Deixe para trás as massas brancas e encha sua despensa com arroz, pão e massas integrais.
  • Se sentir fome entre as refeições o recomendável é ingerir apenas frutas, mas você deve de ter em conta que entre uma peça e outra devem passar, no mínimo, 20 minutos.
  • São desaconselháveis os produtos lácteos na antidieta; você pode substituí-los por produtos elaborados com vegetais como iogurtes de soja ou leite de amêndoas.
  • É recomendável não tomar água enquanto estiver comendo; como também é recomendável beber entre 1 litro e meio e 2 litros de água por dia.
  • Você não deverá misturar dois tipos de hidratos de carbono em uma mesma refeição, isto é, comer um prato de massa com pão não é permitido ao se tratarem de dois carboidratos diferentes.
Como funciona a Antidieta - Regras básicas da dieta antidieta

Exemplo de um menu da dieta antidieta

Para saber como é a dieta antidieta e poder aplicá-la ao seu menu de cada dia, em umComo elaboramos este programa simples que ajudará você a aplicar esta dieta em sua vida.

Café da manhã

  • Opção 1: 2 bananas
  • Opção 2: Um suco de laranja + 1 fruta da época

Almoço

  • Prato de espinafre + Salada de frutas
  • Sopa de verduras + Verduras na chapa + 1 peça de fruta

Jantar

  • Opção 1: Bife de vitela com verduras na chapa
  • Opção 2: Salada verde + Prato de massa com verduras (cuidado, a massa deverá ser consumida sem queijo, já que é uma proteína)

Recomendações

Para conseguir perder peso, é recomendável acompanhar seu dieta antidieta de uma rotina de exercícios diários.

Antes de começar a fazer a dieta você deverá procurar um especialista que te dê as pautas necessárias para você poder perder peso da maneira mais saudável possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a Antidieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como funciona a Antidieta