Partilhar

Como funciona a dieta alcalina

Por Sara Viega. Atualizado: 2 julho 2018
Como funciona a dieta alcalina

A dieta alcalina baseia-se na ingestão de produtos alcalinos, reduzindo o consumo daqueles que sejam ácidos, pois a filosofia desta dieta defende que todas as doenças se originam por manter um alto nível de acidez no pH do organismo. Mantendo afastados aqueles alimentos que produzem um maior nível de acidez por serem processados e adotando os que tenham um alto grau de alcalinidade, conseguirá prevenir contágios por vírus e bactérias. Neste artigo de umComo mostramos a você como funciona a dieta alcalina em detalhes.

Também lhe pode interessar: Como funciona a dieta volumétrica

O que é a dieta alcalina

A dieta alcalina é sinônimo de uma ótima saúde. Segundo esta dieta, para evitar doenças devemos manter um equilibro no pH de nossos fluídos corporais. Portanto, para conseguir prevenir, assim como tratar as infecções e os vírus, devemos consumir alimentos ricos em alcalinidade e reduzir a ingestão daqueles considerados ácidos.

Por outro lado, a manutenção de um pH ácido no organismo, produzido por um consumo habitual de alimentos que produzem acidez, prejudica a nossa saúde nos fazendo mais propensos a adoecer. É que isso favorece o crescimento de vírus e bactérias e faz com que se reduza a absorção de nutrientes e minerais, bem como a criação de energia celular. Os sintomas de um excesso de acidez no organismo são aumento de peso, fadiga, acne, alergias, dor nas articulações, artrite, resfriados, dores de cabeça constantes e bronquite, entre outros.

A escala do pH vai desde o nível mais ácido (0) passando pelo neutro (7) até ao mais alcalino (14). O pH normal de nosso corpo está situado entre 7'35 e 7'45, sendo, portanto, ligeiramente alcalino. No entanto, quantos mais elementos ácidos forem introduzidos no organismo, mais baixará este nível de pH. O nível neutro (7'365) é o nível ideal para o sangue humano.

Para realizar esta dieta adequadamente, deve ingerir 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos diariamente.

Como funciona a dieta alcalina - O que é a dieta alcalina

Como fazer a dieta alcalina

Para levar a cabo a dieta alcalina é fundamental ter em conta as seguintes recomendações:

  • Em primeiro lugar, tenha em conta que a maioria de alimentos, quanto mais se cozinham, mais ácidos se tornam. Portanto, é melhor consumir os alimentos alcalinos crus.
  • Como poderá comprovar, as hortaliças, as verduras e as frutas são os alimentos com maior grau de alcalinidade. Por outro lado, os alimentos processados e refinados são os menos recomendáveis por sua grande acidez.
  • Os alimentos com maior nível de ácido devem ser evitados ou consumir-se o menos possível.
  • A forma mais simples de realizar esta dieta é substituir os açúcares artificiais, os produtos lácteos e a carne por frutas e verduras. Estas devem ser comidas quanto mais cruas, melhor, porque se cozidas demais tornam-se ácidas e também se reduzem os seus nutrientes, como já mencionamos. Portanto, faça uma salada todos os dias e combine os alimentos alcalinos com alguns produtos ligeiramente ácidos da sua escolha, tendo sempre em conta que 80% de sua dieta deve consistir em alimentos alcalinos.
Como funciona a dieta alcalina - Como fazer a dieta alcalina

Alimentos alcalinos recomendados

A seguir, mostramos a você uma lista de alimentos alcalinos que devem fazer parte da sua dieta diária e que ajudarão você a equilibrar o nível de pH do seu corpo:

Alimentos alcalinos:

  • chá verde
  • água mineral
  • amêndoas
  • berinjela
  • gengibre
  • alface
  • cenoura
  • abóbora
  • frango e peru
  • peixes frescos
  • arroz e massa integral

Alimentos muito alcalinos:

  • Stevia
  • Limão
  • Melancia
  • Pepino
  • Alho
  • Vinagre de maçã
Como funciona a dieta alcalina - Alimentos alcalinos recomendados

Exemplo de menu para a dieta alcalina

De seguida, mostramos a você as refeições que pode realizar para se habituar à dieta alcalina. Na seguinte dieta, deve escolher entre os diferentes alimentos propostos para cada momento do dia. À medida que se adaptar, pode substituir aqueles que desejar por outros que também pertençam à categoria alcalina:

Antes do café da manhã

  • Copo de água com suco de limão recém espremido.

Café da manhã

  • Infusão de chá verde, bebida de soja, bebida de aveia ou leite de amêndoas. Para adoçar, utilizar uma colher de mel ou stevia, mas não açúcar.
  • Torradas de pão integral com azeite de oliva.
  • Frutas da época, suco de laranja natural ou frutos secos (recomendam-se as amêndoas).

Lanche da manhã

  • Fruta ou suco natural de frutas.

Almoço

  • Entradas: Salada variada com azeite de oliva, uma sopa, creme de verduras ou verduras grelhadas.
  • Pratos: Filé de carne branca (frango, peru ou coelho), lentilhas com verduras, grãos de bico, peixe com salada ou massa com algum refogado.

Lanche da tarde

  • Bebida de soja, bebida de aveia, leite de amêndoas, infusão, bolachas integrais ou fruta.

Jantar

  • Creme de verduras com salada de arroz, filé de carne com salada de espinafre ou batatas assadas com refogado de verduras.
Como funciona a dieta alcalina - Exemplo de menu para a dieta alcalina

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a dieta alcalina, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como funciona a dieta alcalina

Como funciona a dieta alcalina
1 de 5
Como funciona a dieta alcalina

Voltar ao topo da página