Partilhar

Como funciona a lipoaspiração sem cirurgia

Quer se despedir da gordura localizada de uma vez por todas? Uma das formas mais eficientes é entrar na faca e se submeter a uma lipoaspiração para reduzir a gordura acumulada através de uma operação. No entanto, se não quiser um tratamento tão invasivo, saiba que atualmente existem diferentes métodos que podem conseguir efeitos muito similares mas sem o período de recuperação da lipoaspiração e sem a invasão deste tratamento. Em umComo vamos explicar como funciona a lipoaspiração sem cirurgia indicando todas as técnicas que existem e que podem ajudar você a perder esses quilos a mais.

Cavitação

Uma das técnicas de lipoaspiração sem cirurgia menos invasivas é a cavitação. Trata-se de um tratamento que pode ser feito em centros médicos mas também em centros de estética, indicado para eliminar a gordura e melhorar a pele tipo casca de laranja. Isto consegue-se graças a um aparelho que passa pela zona a tratar e libera ondas de baixa frequência, que conseguem romper as células de gordura.

Após a sessão é quando começa o procedimento mais importante, já que é o seu corpo que se responsabilizará por eliminar, por via natural (urinária ou pelo suor), essa gordura que foi rompida. Este é o motivo pelo qual os resultados deste método não são imediatos e deverá esperar por volta de 1 semana para poder notá-los. No entanto, com apenas uma sessão não é suficiente e o especialista sempre recomendará uma quantidade concreta dependendo da zona a tratar e do seu corpo.

As sessões de cavitação costumam durar 45 minutos ou 1 hora e depois poderá retomar a sua vida quotidiana pois, ao não ser um tratamento invasivo, não possui dor alguma. As melhores zonas do corpo para tratar com cavitação são:

  • Abdômen
  • Quadris
  • Glúteos
  • Pernas
  • Costas
  • Papada

São zonas concretas que apresentam uma acumulação de gordura que não pode ser reduzida ao perder peso ou fazer exercício, por este motivo, se tiver obesidade não recomendamos esta técnica pois não será eficiente neste caso. Em umComo contamos para você, de forma detalhada, como funciona a cavitação.

Como funciona a lipoaspiração sem cirurgia - Cavitação

Criolipólise

Outra técnica para conseguir eliminar a gordura localizada e a celulite é a criolipólise, um novo método que passou a ter maior procura dentro do mundo da estética. Assim como no caso anterior, pode ser feito em um centro médico, assim como em um centro de medicina estética, pois os resultados conseguem-se por meio de um aparelho que tem como principal função aplicar um frio intenso na zona que quer tratar, para acabar com as células adiposas.

Este tratamento baseia-se em uma investigação levada a cabo na Universidade de Harvard onde cientistas descobriram que quando a gordura é congelada e cristalizada é possível chegar a eliminá-la sem danificar os tecidos ao seu redor. Consequentemente, com a aplicação de frio na zona a tratar, consegue-se que as células se congelem e eliminem depois através do sistema linfático do corpo (urina ou suor).

Uma sessão de criolipólise consiste em colocar na zona a tratar umas ventosas que têm uma forma de funil. Quando a máquina liga, começará a descer a temperatura absorvendo essa zona do corpo, chegando a descer a -5ºC ou, inclusive, -10ºC; este dado varia sempre dependendo de cada pessoa e da zona a tratar.

É um tratamento não invasivo mas que pode ser levemente incômodo, principalmente no começo da sessão, pois o contraste de temperatura pode produzir uma sensação de queimação na pele. Após a sessão é frequente que apareçam roxos na zona mas sem nenhuma outra dor nem incômodo relacionado, pois é um tratamento não invasivo que não danifica a pele.

Do mesmo modo que acontecia com a cavitação, este processo não traz resultados imediatos e também requer entre 10 e 20 sessões para poder notá-los no corpo. Considera-se uma lipoaspiração sem cirurgia porque permite reduzir a acumulação de gordura em uma zona concreta sem necessidade de submeter seu corpo a uma intervenção cirúrgica ou anestesia.

Se quiser mais informação sobre este tema convidamos você a consultar o nosso artigo sobre como funciona a criolipólise.

Como funciona a lipoaspiração sem cirurgia - Criolipólise

Hidrolipoclasia ultrassônica

Agora vamos dar um passo além e falar de outro método de lipoaspiração sem cirurgia que precisa de uma intervenção manual de um médico especialista. A hidrolipoclasia ultrassônica é um método muito eficiente indicado para eliminar a gordura e a celulite das partes do corpo mais rebeldes e difíceis de tratar. Não precisa de hospitalização nem sala de cirurgia e em menos de 1 hora poderá ir para casa com vários gramas de gordura a menos.

É um tratamento de uma só sessão e que permite reduzir até 4 centímetros de gordura. Combina uma sessão de cavitação com a extração da gordura rompida pelas ondas de baixa frequência; a extração realiza-se com a introdução de uma cânula que se encarrega de absorver a gordura dissolvida e, portanto, elimina-a por completo do seu corpo. Por este motivo, este método é bem mais imediato que a cavitação e bem mais eficiente.

Um médico deverá avaliar sua silhueta para, assim, recomendar que zona do corpo é melhor para tratar com este método. Em seguida, injeta-se um soro fisiológico na zona a tratar para poder romper as células de gordura; com uma sessão de cavitação conseguirá esse rompimento e, depois, poderá fazer a sua extração. Após esta sessão é imprescindível usar uma faixa para moldar seu corpo e para que ele fique perfeito.

É uma lipoaspiração sem cirurgia porque não precisa de anestesia de nenhum tipo (com o frio do soro injetado ocorre uma anestesia local) e no dia seguinte pode recuperar a sua vida normalmente. Mas lembre-se, é possível que sinta dores na zona tratada e que apareçam alguns roxos.

Como funciona a lipoaspiração sem cirurgia - Hidrolipoclasia ultrassônica

Lipolaser

E, por último, vamos falar do lipolaser, um método que está cada vez mais na moda e cujos resultados são igualmente eficientes que a tradicional lipoaspiração. Este tratamento é responsável por romper a gordura com um laser de alta precisão; não requer a extração direta da gordura, pois o próprio corpo eliminará a mesma de forma natural, visto que consegue transformá-la em um líquido oleoso.

Como pode ver, é muito menos invasiva pois não extrai grandes quantidades de gordura e, além disso, os resultados serão observados quando o nosso corpo se encarregar de fazer as suas funções naturais. O melhor desta técnica é que se centra em eliminar essas acumulações de gordura no corpo que são tão difíceis de tirar e que a lipoaspiração também não costuma eliminar.

O lipolaser também não precisa de hospitalização e para reduzir os incômodos aplica-se anestesia local na zona a ser tratada. Esta técnica não absorve a gordura mas liquefaz e possibilita uma eliminação natural; o médico deverá fazer pequenos cortes na pele para poder introduzir o filamento que se encarrega de mover o laser pela zona.

Para uma informação mais detalhada convidamos você a ler o nosso artigo sobre a diferença entre lipoaspiração e lipolaser.

Como funciona a lipoaspiração sem cirurgia - Lipolaser

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a lipoaspiração sem cirurgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como funciona a lipoaspiração sem cirurgia

1 de 5

Voltar ao topo da página