Partilhar

Como funciona a maquiagem definitiva

Por Sara Silva. Atualizado: 20 junho 2017
Como funciona a maquiagem definitiva
Imagem: mandaraestetica.com.br

Já imaginou tatuagens aliadas à maquiagem? O resultado é muito próximo ao que acontece na maquiagem definitiva: uma técnica de micro pigmentação, que adiciona pigmentos coloridos à pele, que permanecem durante anos. Não estamos falando propriamente de sombras de olhos ou blush, mas sim de pequenos contornos que têm como objetivo disfarçar defeitos e melhorar a aparência. É usada sobretudo nas sobrancelhas, para preencher falhas, e nos lábios, para deixar o contorno mais evidente. Saiba como funciona a maquiagem definitiva continuando a ler este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como funciona o implante capilar

Em que consiste

A maquiagem definitiva é uma arte e ciência que consiste em introduzir cor na pele, de forma semelhante às tatuagens, mas menos invasiva e usando pigmentos diferentes. A técnica é aplicada nas primeiras camadas da pele (epiderme e derme) e, como esta se renova, o resultado após a descamação será mais discreto e natural. Por essa razão, a técnica não pode ser considerada 100% definitiva, pois ao longo do tempo a cor irá clareando e, se você quiser manter o aspeto. deverá realizar manutenções que variam entre 6 meses a 5 anos.

Como funciona a maquiagem definitiva - Em que consiste
Imagem: salaoestilohair.com.br

Onde é aplicada

A maquiagem definitiva é um recurso profissional e estético para disfarçar imperfeições ou como substituta à maquiagem regular. No primeiro caso, chamada de "camuflagem", ela pode ser aplicada em estrias, manchas de vitiligo e cicatrizes, localizadas em qualquer parte do corpo, que tenham sido causadas por intervenções cirúrgicas (como transplantes ou cesárea), acidentes ou queimaduras. Muitas vezes a técnica é procurada por mulheres que pretendem preencher as sobrancelhas e, nesse caso, é adicionada cor para simular a presença do pelo. Também há quem recorra à maquiagem definitiva para melhorar o contorno dos lábios e simular o lápis preto nos olhos.

Como funciona a maquiagem definitiva - Onde é aplicada
Imagem: taosonhadocasorio.blogspot.pt

Precauções para a aplicação da técnica

É importante que se recorra a um profissional competente na hora de realizar técnica da maquiagem definitiva, pois estamos falando da sua imagem. Diabéticos, portadores de hepatite e pacientes de quimioterapia devem pedir uma autorização médica para se submeter à maquiagem definitiva, por questões de saúde e segurança e, além disso, a pessoa em questão também não deve estar usando cremes com ácido, sobretudo nos 15 dias antecedentes. No momento da aplicação da técnica, é espalhada na pele uma pomada anestésica de manipulação que ajudará a diminuir a dor, ainda que na maioria dos casos os pacientes admitam sentir apenas um ligeiro desconforto.

Como funciona a maquiagem definitiva - Precauções para a aplicação da técnica
Imagem: saopaulo.tudotemos.com

Cuidados depois da aplicação da técnica

Após a aplicação da maquiagem definitiva, a pele encontra-se sensível e exposta aos agentes externos, pelo que se deve evitar a exposição solar, mergulhos no mar ou piscina, maquiagem, vapores e coçar. Para ajudar a fixar o pigmento, na primeira semana deve ser aplicada uma pomada lubrificante, que lhe será prescrita e, após 15 dias, deve voltar ao local para se submeter a retoques. Não podemos deixar de referir que é extremamente importante seguir as indicações da profissional, pois o sucesso desta técnica também depende de si.

Como funciona a maquiagem definitiva - Cuidados depois da aplicação da técnica
Imagem: bairrovilaolimpia.com.br

Prós e contras da maquiagem definitiva

Ainda existem muitos preconceitos e polêmicas em torno desta técnica, pelo que antes de se submeter a ela é essencial que se informe e avalie os prós e contras.

Prós:

  • Melhorar o aspeto de determinadas zonas do corpo;
  • Possibilidade de deixar de se maquiar com tanta frequência;
  • No caso das sobrancelhas, torna-as mais simétricas e bem desenhadas;
  • Não envolve custos muito elevados (em torno de R$250 para correção de sobrancelha e R$300 para contorno de lábios).

Contras:

  • Os pigmentos desaparecerão ao fim de algum tempo, necessitando de ser retocados;
  • Caso se arrependa, é difícil e sai caro remover os pigmentos utilizados;
  • Pode acontecer que a técnica corra mal por ser realizada por um profissional não capacitado;
  • Existem contraindicações para gestantes, diabéticos, pacientes de quimioterapia e portadores de hepatite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a maquiagem definitiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como funciona a maquiagem definitiva

Como funciona a maquiagem definitiva
Imagem: mandaraestetica.com.br
Imagem: salaoestilohair.com.br
Imagem: taosonhadocasorio.blogspot.pt
Imagem: saopaulo.tudotemos.com
Imagem: bairrovilaolimpia.com.br
1 de 5
Como funciona a maquiagem definitiva

Voltar ao topo da página