Partilhar

Como funciona a mesoterapia capilar

Como funciona a mesoterapia capilar

A mesoterapia é um tratamento muito conhecido pelos seus efeitos contra a gordura corporal, mas agora esta técnica também é utilizada para melhorar o estado do cabelo. Mais especificamente, é ideal para aquelas pessoas que sofrem dos primeiros sinais de calvície, que têm o cabelo muito frágil e que diariamente veem como este perde força e é muito menos abundante do que antes. Se quiser saber mais a respeito desta opção e evitar que a queda de cabelo ganhe a batalha, preste atenção a este artigo de umComo.com.br no qual lhe vamos explicar como funciona a mesoterapia capilar. Você poderá recuperar a espessura e a força do seu cabelo!

Também lhe pode interessar: Como funciona o Pilexil

Em que consiste a mesoterapia capilar

A mesoterapia capilar é um tratamento estético não cirúrgico que consiste na aplicação de micro injeções finas na área superficial do couro cabeludo para inserir um produto que contém uma combinação de aminoácidos, vitaminas, oligoelementos e vasodilatadores, com o objetivo de parar o avanço da calvície e regular todos os componentes que possibilitam o crescimento do cabelo.

É uma técnica indicada especialmente para aquelas pessoas que apresentam um início de alopecia, mas que ainda conservam as raízes dos cabelos. É excelente para reduzir a perda de cabelo, promover o seu crescimento, proporcionar espessura ao cabelo fino, reparar as fibras capilares danificadas e renovar o cabelo quando foi prejudicado por circunstâncias ambientais ou genéticas. Além disso, permite que o couro cabeludo disponha dos aminoácidos de que precisa para aumentar a produção de queratina e, portanto, ter um cabelo saudável e abundante.

É conveniente procurar em um centro de estética capilar especializado para poder ser submetido a este tipo de tratamento, pois o tipo do mesmo, a frequência e a duração das sessões podem variar de um caso para o outro de acordo com o diagnóstico realizado e, com certeza, ao grau de alopecia ou perda de cabelo que a pessoa afetada apresentar.

Como funciona a mesoterapia capilar - Em que consiste a mesoterapia capilar

Sessões e resultado visíveis depois do tratamento

Como referimos, o número de sessões necessárias de mesoterapia capilar podem variar de um paciente para outro, mas, no geral, inicia-se com uma sessão por semana que é reduzida com o avanço do tratamento até finalizar com uma única sessão por mês para manter os efeitos obtidos até ao momento. Cada sessão costuma ter uma duração de 20 minutos, aproximadamente, e a duração do tratamento total oscila entre 5 e 12 meses.

A mesoterapia capilar é um tratamento indolor se realizado de forma adequada, já que as agulhas utilizadas são pequenas e muito finas; naqueles casos em que o paciente tem algum tipo de dor, o especialista pode utilizar algum anestésico local. Além das microinjeções, o método pode ser completado com a aplicação de xampus, loções e massagem no couro cabeludo que ajudem a potencializar os efeitos da mesoterapia e favorecer o crescimento do cabelo.

Os resultados não são visíveis de imediato, são necessários entre 3 e 5 meses para poder observar as mudanças esperadas no cabelo, e evidentemente estas também vão depender de cada pessoa e do grau de alopecia presente. Podemos referir que os principais resultados que o paciente pode ter depois do tratamento são os seguintes:

  • Redução da perda de cabelo.
  • Parar a calvície.
  • Cabelo mais forte e abundante.
  • Crescimento do cabelo mais rápido e de forma completamente saudável.
  • Cabelo mais flexível e brilhante.
Como funciona a mesoterapia capilar - Sessões e resultado visíveis depois do tratamento

Contraindicações e efeitos secundários da mesoterapia capilar

Antes de se submeter à mesoterapia capilar, você deve se certificar de que este tipo de tratamento é adequado para você. Existem certos casos em que não é recomendado, como é o caso de gestantes, pacientes que tenham algum tipo de doença na pele ou condição no couro cabeludo, diabetes ou hemofilia. Consulte o seu médico previamente perante qualquer dúvida que tiver a este respeito.

No geral, não é uma técnica que costuma provocar efeitos secundários graves nos pacientes, mas é possível que depois de uma sessão você tenha alguma dor na região ou uma leve inflamação. Neste caso, é possível que o especialista recomende o uso de um creme anti-inflamatório para reduzir estes sintomas.

Cuidados após a mesoterapia capilar

Além dos resultados obtidos com a mesoterapia capilar, convém cuidar do cabelo posteriormente e seguir alguns hábitos de vida saudáveis que continuem favorecendo o seu crescimento e ajudem você a evitar uma queda excessiva do mesmo. Por isso, será importante que também considere recomendações como as seguintes:

  • Seguir uma dieta equilibrada que contenha os nutrientes essenciais para manter o cabelo forte e saudável. Estes são principalmente o ferro, os antioxidantes, o ácido fólico e as vitaminas A, B, C e E. Descubra no seguinte artigo Como se alimentar para evitar a queda de cabelo.
  • Reduza o estresse na sua vida diária, pois em muitos casos este é um dos responsáveis pela queda de cabelo de forma excessiva. Fazer esporte, praticar ioga ou pilates ou aprender técnicas de relaxamento são muito boas opções.
  • Fique bem hidratado, bebendo água em abundância durante o dia para que o couro cabeludo não desidrate.
  • Cuide do seu cabelo com os produtos adequados, hidrate-o com uma máscara nutritiva uma vez por semana, penteie-o com frequência, evite o uso da água muito quente para lavá-lo, limite a utilização de secadores e escovas e corte-o a cada 3 meses no mínimo para mantê-lo saudável e em perfeitas condições.
  • Além disso, você pode descobrir no seguinte artigo Como fazer o cabelo crescer com remédios naturais.
Como funciona a mesoterapia capilar - Cuidados após a mesoterapia capilar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a mesoterapia capilar, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como funciona a mesoterapia capilar

Como funciona a mesoterapia capilar
1 de 4
Como funciona a mesoterapia capilar

Voltar ao topo da página