Partilhar

Como funciona o microagulhamento

Por Diana Oliveira. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como funciona o microagulhamento

Um sucesso entre homens e mulheres, o microagulhamento é uma revolucionária técnica estética que estimula a renovação e a recuperação da sua pele. Também conhecido por Terapia por Indução de Colágeno, este tratamento é ideal para tratar problemas como o envelhecimento, a flacidez, cicatrizes de acne ou queimaduras, estrias e manchas na sua pele. Com menos sol e temperaturas mais amenas, esta estação é ideal para iniciar este tipo de tratamentos. Um sucesso no combate ao envelhecimento, o microagulhamento é um processo simples e natural de regeneração da pele do corpo e rosto. Em umComo mostramos-lhe Como funciona o microagulhamento.

Também lhe pode interessar: Como funciona o peeling de cristal

Como atua o microagulhamento

Este tratamento estético é feito através do uso de agulhas esterilizadas que são aplicadas na pele. Os múltiplos microferimentos provocados pelas agulhas estimulam o aumento da vasodilatação, promovendo a formação de colágeno e elastina. Estes dois compostos ajudam a restaurar e renovar a pele, dando-lhe mais firmeza, reduzindo consequentemente rugas, estrias, entre outras marcas. O objetivo e uma cicatrização natural da pele, que se esforça por recuperar após ser ferida. Além disso, este tratamento estimula ainda a absorção de medicamentos diretamente na sua pele, o chamado drug delivery. Sendo a pele uma barreira do nosso corpo, muitas vezes ela não deixa que alguns ativos consigam penetrar e cumprir o seu efeito.

Como funciona o microagulhamento - Como atua o microagulhamento

Como funciona o microagulhamento

Este método pode ser utilizado em qualquer lugar do corpo, inclusive, no couro cabeludo, estimulando o crescimento saudável do cabelo, através do aumento da circulação sanguínea nesta região. Em áreas mais sensíveis como esta são usadas agulhas mais delicadas, não prejudicando os ossos. Também no rosto os cuidados são maiores e a aplicação tem de ser feita com menos intensidade, evitando a criação de hematomas.

As agulhas usadas podem variar entre os 0.25 e os 3 milímetros e têm diâmetro até 0,8. Para facilitar a aplicação é usado um rolo que tem cerca de 200 agulhas. Os movimentos realizados na área em tratamento, causam um ligeiro sangramento durante alguns minutos. Para diminuir o desconforto e a dor é aplicado um creme anestésico ou mesmo um anestésico local, minutos antes de iniciar o tratamento.

O microagulhamento é também conhecido por ser um tratamento com resultados em poucas sessões. É claro que depende de cada caso, mas em algumas sessões notará os benefícios. Em geral são suficientes 3 a 4 sessões, intervaladas com um mês, para a pele recuperar.

Procure um profissional qualificado para fazer este tipo de tratamento. Evite danos permanentes e irreversíveis.

Como funciona o microagulhamento - Como funciona o microagulhamento

Cuidados com o microagulhamento

Existem alguns cuidados recomendados antes e depois de utilizar o microagulhamento como tratamento estético. As indicações dependem do tipo de pele, da região e da complexidade do tratamento.

  • Interrompa a utilização de ácidos e outros produtos entre 2 a 3 dias antes;
  • Peles mais escuras devem ser preparadas com clareadores e antioxidantes um mês antes do tratamento iniciar;
  • Se tiver problemas de coagulação sanguínea, diabetes não controlados, câncer, lesão ou doenças de pele não deve usar o microagulhamento;
  • O microagulhamento não é recomendado para quem tem acne, herpes ativa ou psoríase;
  • Não use água quente no primeiro dia e evite mexer no local tratado. Nos primeiros tempos, a pele pode apresentar descamação, crostas superficiais, vermelhidão, ardor e inchaço. Além de estar mais sensível calor e ao frio;
  • Use água termal para acalmar a pele;
  • Evite o contacto com o sol nos primeiros dois meses e utilize proteção solar adequada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o microagulhamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como funciona o microagulhamento

Como funciona o microagulhamento
1 de 3
Como funciona o microagulhamento

Voltar ao topo da página