Como limpar bem o ânus

Como limpar bem o ânus
Imagem: sobrecuriosidades.com

Manter a higiene íntima é importante para a nossa saúde e bem-estar. E quando se trata da limpeza, o ânus pode vir a tornar se uma área problemática. Às vezes, se não for bem limpa, a área ficará com resíduos de fecais acumulados, que podem vir a provocar irritações, desconforto e até dor. Por isso, aqui em umComo.com.br vamos explicar como limpar bem o ânus para evitar problemas de saúde.

Passos a seguir:
1

É importante limpar o ânus quando se assegurar que já terminou a evacuação, desta forma não tem que voltar a repetir a limpeza. Leve o seu tempo, é mesmo importante que tenha a certeza que evacuou tudo o que tinha acumulado dentro de si.

2

Em primeiro lugar é recomendado escolher um papel higiênico de qualidade. Isto para evitar irritações, feridas, desconforto ou até mesmo hemorroidas. Escolha um papel higiênico suave e folha grossa, permitindo que gaste menos e sobretudo que garante delicadeza.

3

Não é necessário gastar o rolo de papel higiênico todo para limpar o ânus, muito menos se for de boa qualidade. Basta pegar em cerca de três pedaços de papel para iniciar o procedimento. A posição mais correta para limpar o ânus é permanecer sentado, pois desta forma o alcance será maior.

4

Pegue nos três pedaços de papel e faça uma dobre, deixando espaço para reutilizar a parte limpa novamente. Agarre o papel higiênico com firmeza e introduza o dedo do meio um pouco na zona anal, desta forma garante que os restos fecais serão removidos.

Limpe sempre de frente para trás com movimentos suaves. Nunca faça o contrario, isto para evitar que as fezes entrem em contato com a zona íntima. Evite ser brusco para não se machucar.

5

É importante continuar a limpeza do ânus ate que os restos das fezes desapareçam por completo. Uma boa forma para evitar irritações e desconfortos causados pelo papel higiênico é finalizar a limpeza com lenços úmidos especiais para o WC ou as que são normalmente usados para a limpeza íntima dos bebés. Estes produtos são bastante eficazes para limpar o ânus, reduzem a irritação e o desconforto, oferecendo uma limpeza bastante profunda e nos deixa com uma sensação muito mais agradável.

Leia também: Espinhas no ânus, o que pode ser?

6

Use os lenços para o WC ou os lenços de limpeza íntima de bebés para limpar o seu ânus eliminando por completo os restos fecais.

Se quiser fazer uma limpeza retal profunda deverá usar um enema, que um objeto adequado para este tipo de procedimento.

Se sofre de hemorroidas ou se geralmente tem irritação anal, o mais conveniente é usar água morna e sabão para limpar o ânus depois de evacuar. Nesse caso deve molhar a zona, lavar profundamente com sabão e usando o dedo, passando novamente por água morna. Repita o processo se necessário.

Sugestão: Como tratar a coceira no ânus

7

Limpar bem o ânus depois de evacuar é fundamental para garantir a nossa saúde. Por isso dedique algum tempo, usando papel higiênico e ajudando com lenços umedecidos para obter melhores resultados.

Dê uma olhada nesse artigo para responder à questão: Porque tenho coceira no ânus durante a noite?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar bem o ânus, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.