Partilhar

Como maquiar a pele mista

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como maquiar a pele mista

Se o seu rosto possui áreas oleosas e com tendência à formação de brilhos, como a testa, o nariz e o queixo, mas por outro lado as bochechas e o contorno dos olhos são secos, não há dúvida de que a sua pele seja mista. Como você já deve saber, oferecer os cuidados necessários a cada tipo de pele e usar as loções adequadas para as suas particularidades é algo imprescindível para que esteja sempre bonita e radiante. Com a maquiagem acontece a mesma coisa, terá que escolher muito bem os produtos para obter um bom acabamento e evitar que desapareça do seu rosto em uma questão de minutos. Preste atenção a este artigo de umComo e descubra como maquiar a pele mista.

Também lhe pode interessar: Dicas para se maquiar bem
Passos a seguir:
1

Para que a maquiagem fique perfeita e os cosméticos que aplicar no seu rosto não danifiquem a pele nem favoreçam a formação de impurezas, é muito importante que a sua pele esteja previamente bem limpa. Para esta tarefa, também terá que escolher produtos adequados para peles mistas, pois é essencial usar os que ajudem a combater a oleosidade e os brilhos das partes oleosas e, por outro lado, proporcionem a hidratação necessária às partes mais secas.

De seguida, explicamos para você os passos a seguir para limpar a pele mista e mantê-la sempre radiante:

  • O primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete de limpeza facial específico para este tipo de pele. Os mais aconselháveis são aqueles que possuem uma base aquosa e vêm em formato de gel, eles são eficientes para deixar a pele fresca sem acentuar a produção excessiva de gordura. Deve evitar os sabonetes agressivos, muito oleosos ou cremosos. A água micelar é uma ótima opção para todos os tipos de peles, inclusive a mista. Convidamos você a descobrir mais sobre este revolucionário produto no artigo benefícios da água micelar.
  • Para continuar, o melhor é que refresque a pele e feche os poros abertos aplicando um bom tônico facial. Neste caso, deve usar um tônico suave, sem álcool e com efeitos purificantes. Aplique com a ajuda de um disco de algodão passando por todo o rosto dando pequenos toques.
  • Por último, tem que hidratar a pele com um creme oil free e com uma fórmula antisséptica e calmante. Se optar por loções anti-idade, as que contêm vitamina C em sua fórmula são uma boa alternativa para evitar a tendência da flacidez prematura das peles mistas.
  • Um conselho que deve considerar sempre é que, ao lavar o rosto, evite enxaguar com água quente, pois ela tende a causar mais secura nas áreas que já estão secas. O melhor é retirar o gel facial com água morna ou fria em abundância.
Como maquiar a pele mista - Passo 1
2

Centrando-nos finalmente na maquiagem ideal para peles mistas, vamos começar pelo produto básico e mais importante: a base da maquiagem. Sabemos que encontrar a base adequada pode ser um pouco complicado, mas seguindo estes conselhos conseguirá seu objetivo com sucesso. As bases de maquiagem indicadas para este tipo de pele são as que oferecem uma fórmula leve e fresca, contribuindo para uma boa cobertura e hidratação. São boas opções as bases fluídas, mate e sem óleos adicionados, pois manterão controlado o excesso de brilho na zona T do rosto.

No momento de aplicar, faça-o de preferência com uma esponja úmida ou com um pincel específico para maquiagem, evitando utilizar os dedos, pois poderiam acentuar a oleosidade do rosto.

Como maquiar a pele mista - Passo 2
3

Depois da base, tente minimizar o excesso de gordura e brilho na zona T do rosto, aplicando uma leve camada de pó translúcido. Ele será útil também para terminar de uniformizar o tom da sua pele e ficar mais bonita. Assim como nas peles oleosas e, visto que este produto só tem que ser aplicado na testa, bochechas e nariz, são preferíveis os pós minerais com um acabamento mate. Basta aplicar com um pincel grosso uma camada leve sobre as zonas mencionadas e... pronto!

Como maquiar a pele mista - Passo 3
4

Nas peles mistas, as pálpebras também são uma zona com tendência a acumular uma maior quantidade de gordura e que, com o tempo, pode ficar muito oleosa e pouco estética. Por este motivo, recomenda-se utilizar sombras de olhos em pó, descartando por completo as texturas cremosas que propiciam o aparecimento de brilhos faciais e não ficam nada bem para este tipo de pele.

Se quiser saber de que forma tirar partido deste cosmético, não perca o artigo Como aplicar a sombra de olhos corretamente.

Como maquiar a pele mista - Passo 4
5

Quando quiser conseguir uma maquiagem de olhos duradoura, que se mantenha intacta por horas e horas, o nosso conselho é que opte por delineadores e máscaras de cílios waterproof ou à prova d'água. Assim, nem o suor nem a oleosidade da pele conseguirão estragar o seu look, este é um truque que pode aproveitar principalmente se for a eventos especiais, como um jantar importante, um casamento, uma comunhão, um coquetel, etc.

Como maquiar a pele mista - Passo 5
6

Com tudo isso, já sabe como maquiar a pele mista e as dicas necessárias para ficar sempre perfeita. Apesar de não se tratar de um truque de maquiagem propriamente dito, queremos contar para você sobre a água termal, um produto ideal para fixar sua maquiagem, evitar a desidratação e acalmar a pele ao mesmo tempo. Só terá que pulverizar uma pequena quantidade sobre o rosto quando tiver terminado de se maquiar para notar na hora a sua pele mais sedosa e aveludada. Descubra mais no artigo Como atua a água termal.

Como maquiar a pele mista - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como maquiar a pele mista, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como maquiar a pele mista

O que lhe pareceu o artigo?

Como maquiar a pele mista
1 de 7
Como maquiar a pele mista

Voltar ao topo da página