Como nutrir as unhas

Como nutrir as unhas

Ter unhas nutridas é o segredo para que elas possam se manter saudáveis, fortes e bonitas. Se as suas unhas não estiverem fortes e saudáveis, será impossível que possam crescer até onde deseja sem quebrar antes. Dar os cuidados necessários, melhorar a alimentação e proteger as mãos ao fazer tarefas que as possam afetar são algumas dicas imprescindíveis para conseguir o seu objetivo. Continue lendo porque em umComo.com.br damos a você vários conselhos para que descubra como nutrir as unhas.

Proteja as suas unhas dos agentes nocivos

Se quiser nutrir as unhas e conseguir que as mesmas estejam sempre fortes e em perfeito estado, então é muito importante que antes de colocar em prática qualquer remédio natural, se ocupe de cuidar e protegê-las dos agentes que as podem danificar e debilitar.

Para conseguir isso recomendamos:

  • Usar removedor de esmalte sem acetona, deste modo protegerá as suas unhas deste ingrediente que as afeta e enfraquece bastante.
  • Usar luvas sempre que for limpar a casa, lavar os pratos, etc. Os produtos químicos fortes e a água quente podem acabar fazendo com que as suas unhas descamem e quebrem.
  • Não roer as unhas nem morder as cutículas, pois isso não só afeta a sua aparência mas também as acaba enfraquecendo. Se tiver este hábito convidamos você a ler nosso artigo remédios caseiros para não roer as unhas.

Alimentação saudável para unhas fortes

Não pode nutrir as unhas e conseguir que estejam fortes e bonitas se não mantiver uma boa alimentação, rica em vitaminas e nutrientes. Para conseguir isso é muito importante ingerir vegetais e frutas frescas diariamente, ricas em diversos nutrientes que ajudarão você a manter a saúde das suas unhas e da sua pele. Não se esqueça de incorporar alimentos ricos em vitamina B como o peixe, frutos do mar, lácteos, carne, fígado ou cereais como o arroz e o trigo.

Incorporar alimentos ricos em vitamina E como o azeite de oliva, vegetais de folha verde, ovo ou frutos secos é essencial para ter unhas fortes. Além disso não se pode esquecer das proteínas, que ajudarão você a nutrir e a conseguir unhas bonitas. A carne vermelha magra, além de frango, peru e peixe, são excelentes alternativas.

Mantenha as suas unhas hidratadas

A hidratação é fundamental para nutrir as unhas, por isso é importante ingerir diariamente 2 litros de água para manter o corpo adequadamente hidratado, garantindo ao mesmo tempo que as unhas não ressecam.

Mas se apesar disso elas continuarem secas e descamarem facilmente, então uma máscara de azeite de oliva é a solução ideal. Verta um pouco de azeite de oliva em um recipiente e mergulhe nele as suas unhas previamente limpas e sem esmalte; deixe na mistura por 10 minutos e depois retire o azeite, lave as suas mãos e aplique um creme para uma máxima nutrição. Faça-o todos os dias durante 2 semanas para uma hidratação intensiva, depois deverá repetir só uma vez por semana.

Também é importante aplicar creme para mãos diariamente, espalhando também pelas unhas. Este hábito ajudará a cuidar das cutículas e também a hidratar esta zona delicada, mantendo-as em perfeito estado.

Remédios caseiros para nutrir as unhas

Além de seguir todas as recomendações anteriores, alguns remédios caseiros podem ajudar a nutrir as unhas e a mantê-las em perfeito estado. Aplique duas vezes por semana e veja como as suas mãos estão sempre bonitas e, suas unhas, sempre fortes.

Máscara de óleo de rícino

Mergulhe as suas unhas, previamente limpas e sem esmalte, em um recipiente com óleo de rícino ou, se não tiver, com azeite de oliva. Deixe atuar por pelo menos 10 minutos, depois retire, lave bem e aplique um creme hidratante.

Máscara de óleo de amêndoas

Umas boa alternativa ao azeite de oliva ou de rícino é o óleo de amêndoas, que conta com grandes benefícios hidratantes. Este ingrediente de uso cosmético pode ser conseguido em qualquer loja de produtos naturais, e só deverá aplicar seguindo as instruções anteriores.

Cápsulas de vitamina E no esmalte

Uma boa alimentação dará a você a vitamina E que o seu corpo precisa, mas para potenciar o seu efeito sobre suas unhas pode verter o conteúdo de uma cápsula de vitamina E em seu esmalte transparente. Aplique em suas unhas duas vezes por semana e veja como as consegue nutrir e deixá-las bonitas.

Outras recomendações para unhas perfeitas

E se não bastar nutrir as unhas mas também quiser exibi-las sempre perfeitas, então convidamos você a ler nossos artigos:

  • Como endurecer as unhas
  • Como manter as unhas compridas
  • Truques para que as unhas cresçam

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como nutrir as unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.