Como parar de roer as unhas

Como parar de roer as unhas

Todo mundo sonha em ter mãos macias e uma manicure impecável que dê a sensação de limpeza e delicadeza. Mas nem todo mundo acaba tendo sucesso, já que um percentual significativo da população tende a ter problemas de onicofagia, ou seja, roer unhas.

E você vai se perguntar "Por que não consigo parar de roer as unhas?" Estresse, ritmo acelerado e maus hábitos podem fazer com que, por mais que se esforce, no final sempre acabe roendo as unhas e os dedos, e eles acabam cheios de mordidas e feridas, resultado de um comportamento compulsivo e quase inconsciente.

No entanto, muitas pessoas lutam consigo mesmas para parar e se perguntam qual é a melhor maneira. É por isso que, neste novo artigo do umCOMO, vamos falar como parar de roer as unhas. Trazemos técnicas que servem para adultos e crianças, e, com certeza, elas podem ser úteis para você.

Masque chiclete para parar de roer as unhas

Essa é uma das técnicas para parar de roer as unhas, cuja premissa principal é utilizar um substituto para evitar o impulso automático. Nesse caso, podemos tentar mascar chiclete para simular o movimento da mandíbula e deixar nossas unhas curarem.

Recomendamos que as gomas de mascar sejam isentas de açúcar para que o remédio não se torne prejudicial e, desta forma, não só terá melhores unhas, mas também hálito fresco ao longo do dia.

Mastigue alcaçuz para não roer as unhas

Se a goma de mascar não o convence e você não sabe como se livrar da mania de roer as unhas, você pode usar outro remédio substituto, como mascar alcaçuz. Você pode levar sempre consigo uma vagem de alcaçuz e, quando tiver vontade de roer as unhas, comece a mascar o alcaçuz e se divertir com ele para distrair a atenção.

Use um esmalte para parar de roer as unhas

Se ainda assim você não conseguir parar de roer as unhas, o melhor método para parar de roê-las e fazê-las crescer rápido é usando um esmalte específico de gosto amargo ou desagradável para que, quando a unha entrar em contato com a boca, você sinta repulsa e se acostume a não querer fazer isso. Esses esmaltes podem ser facilmente encontrados em farmácias ou supermercados.

Use aloe vera para parar de roer as unhas

Se você quer usar a técnica do sabor desagradável para parar de roer as unhas e superar a onicofagia, mas procura um produto mais natural que o esmalte, pode recorrer ao aloe vera, cujas propriedades são múltiplas mas, precisamente, seu sabor não é muito agradável tal e como vamos usá-lo para suas unhas. No entanto, deixamos-lhe o seguinte artigo caso tenha interesse em incluí-lo na sua dieta: Benefícios do suco de aloe vera.

Para preparar este tratamento para não roer as unhas, apenas deve-se colocar a parte gelatinosa de uma folha de aloe vera no congelador durante a noite e, quando começar a ficar com uma coloração avermelhada, aplique nas unhas para que adquiram um sabor desagradável que vai fazer você não querer roê-las.

Faça as unhas para parar de roê-las

Como se livrar da mania de roer as unhas? Entre os melhores métodos, encontramos o de manter algumas rotina de higiene e higienização das unhas por um profissional. Se for uma vez por semana à manicure, irá garantir que as suas unhas estejam sempre em perfeitas condições e evitará peles soltas e, além disso, será uma motivação para mantê-las em bom estado tanto quanto possível.

Mantenha as unhas aparadas para parar de roê-las

Muitas vezes acontece que as pessoas que roem as unhas, por mais paradoxal que possa parecer, querem se ver com unhas compridas. Porém, se a onicofagia não for superada, as unhas compridas serão uma tentação para os nossos sentidos, por isso o melhor é, até superar esse impulso, manter as unhas o mais aparadas possível para evitar lesões.

Use luvas para parar de roer as unhas

Principalmente se estivermos em uma estação fria, as luvas podem ser boas aliadas para evitar roer as unhas e superar a onicofagia. Além disso, você terá suas mãos protegidas do frio e de fatores externos.

Aplique band-aids para parar de roer as unhas

Se o uso de luvas te parece muito exagerado, mas você não consegue encontrar outra solução que cubra as unhas e acabe com esse hábito, você pode tentar colocar band-aids nas suas unhas. Desta forma, você pode usá-los o dia todo sem tirar sua autonomia nas tarefas. Esta é uma solução e uma boa opção para que as crianças parem de roer unhas, pois torna-se impossível roê-las, e as crianças podem usar band-aids coloridos para acrescentar um toque lúdico.

Use unhas postiças para parar de roê-las

Se aplicar band-aids é desconfortável ou você não considera muito estético, talvez devido a exigências de trabalho, a melhor solução para parar de roer as unhas pode ser tentar algo mais disfarçado: unhas postiças.

Peça à sua manicure para aplicar unhas de acrílico ou de gel, impossíveis de roer, e suas unhas ficarão sem machucados por algumas semanas. Para te ajudar, neste post contamos Como cuidar das unhas postiças.

Coma sementes de girassol para não roer as unhas

Outra solução que você pode fazer para distrair sua atenção e se livrar desse péssimo hábito de roer as unhas é mascar sementes de girassol. Normalmente, roer as unhas está associado a situações de ansiedade em que o corpo tende a fazer movimentos compulsivos e rápidos. Com as sementes de girassol, você deve se concentrar em descascar cada uma delas e, além disso, o teor é baixo em gordura e saudável para que possa obter um duplo benefício.

Encontre uma atividade de concentração para parar de roer as unhas

Se você considerar que com elementos que distraem como chiclete, alcaçuz ou sementes, você não está obtendo resultados ou está se sentindo mal, uma das melhores dicas para superar a onicofagia é procurar uma atividade que você possa fazer em qualquer lugar e que exija concentração para tirar do pensamento a questão de roer as unhas. Essas atividades podem ser origami e sudoku ou até mesmo caça-palavras.

Pratique esportes para parar de roer as unhas

Como parar de roer as unhas? Você pode achar que não tem muita relação, mas ao praticar exercícios físicos, vai diminuir o estresse e liberar hormônios que vão te deixar mais calmo e satisfeito, livrando-se da vontade de roer as unhas.

Medite para parar de roer as unhas

Você também pode tentar uma rotina diária de meditação. Mesmo que seja apenas por 10 minutos, a meditação ou atividades como ioga, podem deixar sua mente mais calma, diminuindo a sensação de estresse e ansiedade, e fazendo com que você diminua as rotações, evitando a necessidade de roer as unhas.

Esteja ciente do problema e do gatilho

Porém, o melhor método para parar de roer as unhas é poder dedicar-se a estar consigo mesmo e ser capaz de identificar qual é o problema ou o gatilho que causa o estresse ou a ansiedade que está passando. O hábito da onicofagia é consequência direta de um quadro nervoso e, se você conseguir resolver essa situação, suas unhas nunca mais serão afetadas por suas roídas.

Você pode se interessar em saber mais sobre como cuidar das suas unhas, para isso consulte nossos artigos Como fazer a unha crescer mais rápido e Como fortalecer as unhas naturalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de roer as unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.