Partilhar

Como pentear o cabelo cacheado

Como pentear o cabelo cacheado

Para algumas mulheres o seu cabelo cacheado é difícil de domar e impossível de ficar perfeito. No entanto, a chave para conseguir um look genial com este tipo de cabelos reside em penteá-los adequadamente, além de escolher o corte apropriado segundo as características do cabelo. Se apesar de ter convivido toda a sua vida com seus cachos ainda não conhece o modo adequado de tratá-los, calma, porque neste artigo de umComo.com.br explicarei a você toda a minha experiência neste assunto para que descubra como pentear o cabelo cacheado e deixá-lo fantástico.

Também lhe pode interessar: Como lavar cabelo cacheado
Passos a seguir:
1

Na hora de pentear o cabelo cacheado há algo que devemos ter muito em conta: este tipo de cabelo não suporta nem o calor extremo de um secador nem a umidade em excesso, pois ambas as condições favorecem o frizz fazendo com que o cabelo pareça fora de controle.

Tendo em conta estes dois fatores, explicaremos a você detalhadamente como pentear o cabelo cacheado começando pela lavagem. É muito importante usar apenas produtos para cabelo com cachos, pois estes contam com ingredientes que mantêm a hidratação e reduzem o frizz, dois pontos importantes para este tipo de cabelo. Ao lavar o cabelo, evite a água muito quente e opte pela morna, desta forma evitará que o seu cabelo sofra muito.

Como pentear o cabelo cacheado - Passo 1
2

O cabelo cacheado tem muita tendência a secar, por isso é imprescindível usar máscaras hidratantes em cada lavagem em vez de aplicar condicionador. Se o seu cabelo não costuma acumular gordura na raiz, pode aplicar um pouco de máscara da raiz até às pontas, mas tenha em conta que a porção a utilizar deve ser pequena, idêntica ao tamanho de uma amêndoa para cabelos curtos ou médios e um pouco maior para cabelos longos.

Esfregue o produto nas pontas e no couro cabeludo (só se o seu cabelo não for oleoso) e faça uma pequena massagem. Deixe atuar pelo menos dois minutos e retire com água morna. Todos os produtos que usar para pentear ou lavar seus cachos devem ser hidratantes. Também pode optar por aplicar máscaras naturais uma vez por semana; recomendamos a você especialmente a de abacate e a de óleo de coco, ideal para este tipo de cabelo.

3

Quando acabar de lavar o ideal é dar uma última chuveirada de água fria em seu cabelo para melhorar a circulação e aumentar o brilho, mas se você odeia a água fria, dispense este passo. Depois vem um dos pontos mais importantes ao pentear o cabelo cacheado: tirar o excesso de água e enrolar o seu cabelo em uma toalha.

O excesso de umidade aumenta o frizz, por isso na hora de pentear o cabelo deve estar o mais seco possível, algo que só se consegue com uma toalha. Deixe-a em sua cabeça durante pelo menos 5 minutos, mas cuidado: nunca a esfregue em seu cabelo, isto aumenta o frizz e gera cachos indomáveis; por isso deverá tirá-la com suavidade.

4

Chegou o momento de pentear o cabelo cacheado e isto, claro, também tem seus truques. Para começar, deve usar um pente de madeira com cerdas separadas, jamais de plástico e muito menos uma escova. Estes materiais não são adequados para o cabelo cacheado, aumentando o frizz e quebrando-o.

5

Uma vez que tenha desembaraçado o cabelo, é o momento de aplicar um produto para pentear especial para cabelo cacheado. Pode optar por um creme ou por espuma, tudo depende do efeito final que quiser conseguir, de seu cabelo e seu gosto, por isso neste aspecto o melhor é experimentar várias marcas e apresentações até encontrar a que mais gosta.

Para pentear o cabelo cacheado com o produto aplique um pouco em sua mão, espalhe por todo o cabelo evitando as raízes e depois aplique novamente mais um pouco. Coloque a sua cabeça para baixo e nesta posição comece a dar forma aos seus cachos, se tiver muito volume então faça sem baixar a cabeça. Isto permite que o produto escolhido vá definindo os seus cachos, por isso convém dedicar alguns minutos a esta tarefa.

6

Uma vez que tenha definido os cachos é hora de deixar secar o cabelo. Para isso nada melhor que deixar que seque ao natural, deste modo evitará os danos e o frizz que o secador possam causar. Se não quer sair de casa com o cabelo úmido ou vive em uma região muito fria, então pode optar por reduzir um pouco a umidade usando o secador de preferência com um difusor e em temperatura fria ou média, nunca quente.

Tenha em conta que enquanto o cabelo estiver úmido pode continuar moldando os cachos pressionando da ponta para a raiz com as suas mãos.

7

É muito importante que nunca penteie o cabelo cacheado quando estiver seco pois isto fará com que ganhe frizz na mesma hora, o resultado final será uma juba de leoa pouco manejável e nada atraente à vista. O cabelo com cachos só deve ser penteado quando está úmido, de resto se quiser moldá-lo terá que umedecê-lo ligeiramente e usar as suas mãos e o produto para pentear.

8

Nos dias em que seu cabelo se encontre mais rebelde, algumas boas ideias para pentear o cabelo cacheado são:

  • Amarrar um lenço na cabeça que permita que o cabelo esteja controlado e resista à umidade, uma ideia perfeita para os dias de praia e verão. Ótimo para cabelos curtos e médios.
  • Apanhar o seu cabelo com uma moderna trança, uma medida perfeita quando você não tem tempo de arrumar o cabelo. Olhe estes penteados com tranças para cabelo longo e encontre o ideal para você.
  • Fazer um meio rabo que permita deixá-lo solto, mas sob controle. Também pode optar por um rabo de cavalo alto ou normal, isto só quando o seu cabelo estiver passando por um mau dia.
  • Apanhe o seu cabelo em um coque, prático e rápido. Em nosso artigo como fazer um coque com um donut explicamos a você sua elaboração.
9

Por último, mas não menos importante, jamais se esqueça de se aliar com um bom cabeleireiro que saiba cortar o cabelo cacheado, isto é imprescindível para conseguir um cabelo perfeito. Um cabelo cacheado precisa de considerações especiais no momento de cortar, que você deverá ter em conta para conseguir um look perfeito e bonito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pentear o cabelo cacheado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como pentear o cabelo cacheado

Como pentear o cabelo cacheado
1 de 7
Como pentear o cabelo cacheado

Voltar ao topo da página