Partilhar

Como prevenir os fungos nas unhas

Por Sara Viega. Atualizado: 12 junho 2018
Como prevenir os fungos nas unhas

Os fungos nas unhas ou onicomicose são uma condição muito comum que afeta sobretudo os pés, e que é causada por parasitas microscópicos denominados 'dermatófitos', que proliferam em ambientes úmidos e em épocas de muito calor. Os fungos nas unhas ocasionam mudanças na cor, na forma e na textura das unhas e nos casos mais graves pode chegar a ocorrer até a destruição completa da unha afetada. Por isso, é tão importante identificar seus sintomas e curá-la o quanto antes. Além disso, também é possível prevenir os fungos nas unhas colocando em prática uma série de conselhos simples que lhe mostramos em detalhe no seguinte artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho fungos nas unhas
Passos a seguir:
1

Para evitar os fungos nas unhas é essencial manter mãos e pés sempre limpos e secos. É essencial realizar uma correta higiene, utilizando de preferência um gel de ph neutro que evite a irritação da pele e a diminuição de suas defesas. Nos nossos artigos poderá encontrar alguns truques para limpar os pés e truques para limpar as mãos para garantir uma adequada higiene.

Como prevenir os fungos nas unhas - Passo 1
2

Seque muito bem as mãos e os pés após lavá-los e inclusive depois de realizar exercício físico, pois o mais normal é que as plantas dos pés estejam suadas. Incida sobretudo nas zonas susceptíveis de serem infectadas por fungos como os espaços existentes entre os dedos. Esta medida é fundamental já que a umidade propicia e favorece o desenvolvimento de fungos.

3

Ter as unhas curtas e bem cortadas o tempo todo também é importante para prevenir os fungos nas unhas e o aparecimento de outras condições como inflamações. No caso das unhas dos pés tente realizar um corte reto e limpo, evitando deixar bordas irregulares e cortar os cantos das unhas. Assim, impediremos que estas possam crescer dentro da pele dando lugar ao que conhecemos como unhas encravadas.

É conveniente limpar e desinfetar previamente as ferramentas que usamos para cortar as unhas dos pés e das mãos, bem como evitar compartilhar com outras pessoas.

Como prevenir os fungos nas unhas - Passo 3
4

Use sempre calçado em lugares públicos como praias, academias, piscinas, saunas ou duches comunitários, pois andar descalço é uma das formas mais fáceis de ser contagiado por fungos. Do mesmo modo, para prevenir os fungos nas unhas das mãos recomenda-se o uso de luvas quando estivermos limpando em lugares úmidos.

5

Os fungos nos pés tendem a desenvolver-se naquelas partes que se encontram submetidas a uma maior pressão. Por isso, para prevenir os fungos nas unhas é essencial usar calçado cômodo que permita que os pés disponham de espaço suficiente para "respirar" e usar soquetes ou meias transpiráveis. Tente arejar à noite o calçado que tiver usado durante o dia todo e evite compartilhar tanto os sapatos como as soquetes e meias a fim de evitar um contágio por fungos.

6

O uso de alguns produtos específicos como os talcos que são bons para diminuir a umidade nos pés ou os cremes hidratantes que mantêm a pele hidratada e previnem o aparecimento de feridas ou raspões, podem ser uma ajuda na tarefa de evitar o aparecimento de fungos nas unhas.

Leia também: Como tratar uma unha roxa e o que elas podem indicar

Como prevenir os fungos nas unhas - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir os fungos nas unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como prevenir os fungos nas unhas

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir os fungos nas unhas
1 de 4
Como prevenir os fungos nas unhas

Voltar ao topo da página