Como produzir melanina no corpo

Como produzir melanina no corpo

A melanina é uma substância natural do corpo que determina o pigmento da pele, do cabelo e inclusive da iris. Além disso, protege a pele dos raios UV e quando os seus níveis aumentam, a nossa pele escurece dando lugar ao que todos conhecemos como bronzeado e, graças a ela, este se mantém intato por muito mais tempo. Se deseja estimular a produção de melanina para conseguir um tom mais bonito e bronzeado no verão ou tratar alguma condição que esteja afetando os seus níveis de melanina, preste atenção ao seguinte artigo de umComo em que lhe mostramos como produzir melanina no corpo.

Passos a seguir:
1

A melanina para além de ser uma substância que determina a pigmentação da pele, mantém o bronzeado por mais tempo e protege, ao mesmo tempo, a pele perante a ação nociva dos raios UV e dos radicais livres, pelo que permite evitar a perda de elasticidade e prevenir o envelhecimento prematuro e o aparecimento das temidas rugas e linhas de expressão.

2

Deve saber que a produção de melanina pode ativar-se de forma externa através da exposição solar, e tomar sol favorece que os níveis desta no corpo aumentem. Além disso, será essencial que evite se expor aos raios solares durante as horas mais intensas (entre as 12 h do meio dia e as 4 h da tarde) e que aplique na sua pele um protetor solar de fator elevado para evitar queimaduras solares. Prepare a sua pele para tomar sol e não se esqueça que se não o fizer de forma segura, ele pode se converter no seu pior inimigo acelerando o seu envelhecimento e o aparecimento de manchas cutâneas.

3

Outra forma de produzir melanina no corpo e aumentar os seus níveis é através da alimentação. Os seus melhores aliados podem ser os alimentos ricos em vitamina A e, especialmente, em betacaroteno como a cenoura, a abóbora, os espinafres, o agrião, a papaia, o tomate, o pimento vermelho, o melão... Todos eles favorecem a produção de melanina, o correto funcionamento das células que formam a pele e participam na formação e manutenção de um bronzeado muito mais duradouro e saudável.

4

Não é só a vitamina A que é útil nesta tarefa, pois todos aqueles alimentos ricos em vitamina E também estimulam a produção de melanina. Além disso, estes estão repletos de antioxidantes e são incríveis para anular os radicais livres na pele prevenindo assim o seu envelhecimento e mantendo-a muito mais saudável e bonita, ingredientes que trazem uma importante quantidade deste nutriente são: óleos vegetais (óleo de trigo, de girassol, de soja, de oliva, de milho...), vegetais de folha verde, frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões, amendoins...), a gema do ovo e frutas como o kiwi, a manga, o abacate, as uvas ou as ameixas.

5

Outras vitaminas especiais para o aumento da melanina são as vitaminas B e D, que além disso proporcionam à pele a proteção que precisa perante a ação dos raios UV. Pode encontrar a vitamina B em lácteos, vegetais verdes, legumes, ovos, frango e na levedura de cerveja. Por sua vez, os peixes azuis são incríveis fontes de vitamina D.

6

Também pode recorrer ao consumo de suplementos das vitaminas citadas anteriormente, assim como aos de gingko biloba e L-Tirosina, pois são boas opções para manter os níveis de melanina no corpo. Antes de iniciar qualquer tratamento é imprescindível que consulte o seu médico para se assessorar sobre qual é a melhor opção para si e que não seja prejudicial para a sua saúde.

7

A indústria cosmética criou muitos cremes e loções que ajudam a ativar a melanina e a conseguir um tom bronzeado mais rápido. Estão disponíveis em vários formatos, mas a nossa recomendação é que antes de os usar consulte o seu dermatologista para saber se esse tipo de produtos são bons para a sua pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como produzir melanina no corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Use um bronzeador artificial que contém dihidroxiacetona (DHA) para ajudar a alcançar um tom de pele mais escura, sem exposição solar. Estes produtos só afetam temporariamente a camada mais externa da pele e não mudam o conteúdo de melanina nas células da pele.