Como prolongar o efeito da progressiva

Como prolongar o efeito da progressiva

A escova progressiva é um procedimento que deixa o cabelo liso, por isso ele é ideal para quem tem o cabelo frisado ou com muito volume. Com a progressiva você consegue ter o cabelo sempre arrumado sem perder muito tempo em casa ou nas idas ao salão. A duração da ação deste procedimento é em média de 3 meses, mas este período pode variar dependendo do tipo de cabelo e do cuidado que tem com ele. Se você seguir as recomendações que lhe vamos dar em seguida poderá conseguir prolongar por mais tempo a ação da progressiva e ter um cabelo liso por mais tempo. Siga lendo este artigo de umComo e aprenda como prolongar o efeito da progressiva.

Passos a seguir:
1

Um dos cuidados que você deve ter se quer prolongar o efeito da progressiva é na lavagem dos fios. Dependendo do tipo de progressiva que você tiver feito, você terá de estar 2 ou 3 dias sem lavar o cabelo. É importante respeitar este tempo que o seu cabeleireiro indicar para fazer a primeira lavagem, caso contrário poderá comprometer o resultado. Para além disso, não é recomendável lavar o cabelo todos os dias, mas sim em dias alternados. Isto porque a progressiva cria uma espécie de capa sofre os fios que vai desaparecendo lavagem após lavagem. Então quanto menos lavar os fios, mais o produto vai durar no seu cabelo.

2

Ainda no que diz respeito à lavagem dos fios, outro cuidado a ter é na escolha do xampu. Se você quer que a sua progressiva dure mais tempo, então deverá optar por um xampu suave sem sal. Esse tipo de xampu mantém a cutícula dos fios fechada, o que ajuda a prolongar o efeito da escova progressiva. Também deve se manter afastada dos xampus anti-resíduos e preferir sempre xampus com pH entre 4,5 e 5 (conferir no rótulo do xampu) e com pouca fragrância. A mesma dica vale para a escolha do condicionador, opte sempre por produtos com efeito liso, eles vão proteger os fios e deixar o efeito liso por mais tempo.

3

A hidratação é regra, independentemente do tipo de cabelo ou se tenha ou não feito progressiva. Mas uma vez que tenha feito escova progressiva, a hidratação dos fios é fundamental. As máscaras capilares ajudam a selar as cutículas, proporcionar movimento, para além de prolongarem o efeito liso. Se não conseguir ir ao salão para fazer uma hidratação, saiba que pode preparar uma máscara caseira. Basta passar mel nas pontas dos fios (após lavar e aplicar condicionador), envolver os fios em papel de alumínio (com o lado brilhante virado para os fios) e colocar uma touca por cima. Deixe atuar por cerca de 20 minutos e depois enxague bem. Ao invés do mel, também pode utilizar uma máscara nutritiva. A cauterização também é uma boa solução para manter os seus fios hidratados, mas este procedimento deve ser realizado por profissionais.

4

Outro cuidado que deve ter para conseguir prolongar o efeito da progressiva é na hora de secar o cabelo. Quando você faz escova progressiva pode sentir que nem precisa passar mais o secador, mas a verdade é que ele pode ser o seu aliado. Não precisa passar escova, basta passar um pouco o secador que vai ver que o resultado será bem melhor. Além disso, como a progressiva é um tratamento termo-ativado, o calor vai ajudar a ação do produto no cabelo. Assim, o efeito liso vai durar mais tempo.

5

Tudo bem que o calor do secador pode ajudar a prolongar o efeito liso da progressiva, mas você deve proteger o seu cabelo do calor. Então antes de passar o secador, passe um protetor térmico que tenha ação anti frizz. Outro produto que também ajuda a proteger os fios do calor do secador é o leave in.

6

Se você costuma tingir o seu cabelo, saiba que o ideal é fazer este procedimento antes da progressiva. Isto porque ambos os procedimentos são à base de produtos químicos, que combinados podem fragilizar ainda mais os fios. Então o ideal é fazer primeiro a tintura e alguns dias depois a escova progressiva.

7

Se você for para a praia ou piscina, deve aplicar protetor solar nos fios e aplicar leave in sempre que vá dar um mergulho ao mar ou piscina. O cloro e a água salgada eliminam a química da progressiva mais rapidamente, fazendo com que o efeito da progressiva dure menos tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prolongar o efeito da progressiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Nunca durma com o cabelo molhado, mesmo que não tenha feito progressiva, pois caso contrário os fios podem quebrar com mais facilidade. Passe sempre o secador para tirar o excesso de água dos fios.
  • Se fez progressiva, tente não prender os fios com elástico ou amarrar ou torcer.