Partilhar

Como proteger a pele da poluição

Como proteger a pele da poluição

Ainda que não se possa evitar a poluição do ar e da água, podemos reduzir os efeitos nocivos que estes provocam sobre a pele. Os radicais livres, toxinas, o pó e a sujeira são alguns dos elementos prejudiciais presentes no ar que podem danificar peles de qualquer tipo, mas, mantendo uma rotina de limpeza constante e uma boa hidratação, a batalha contra a poluição está ganha. Neste artigo de umComo mostramos a você simples métodos sobre como proteger a pele da poluição.

Também lhe pode interessar: Como proteger a pele do sol

Efeitos da poluição na pele

Primeiro, é importante saber que a poluição do ar contém toxinas, responsáveis pelo envelhecimento precoce nas zonas da pele mais expostas, como o rosto, o pescoço e as mãos. Além disso, o pó e a sujeira do ar obstruem os poros e não só causam acne, como também dão uma tonalidade acinzentada à nossa pele. Por outro lado, os radicais livres impedem a correta oxigenação das células e diminuem a criação de colágeno, o que produz o aparecimento de rugas. Por último, a poluição pode chegar a provocar alergia, eczema, entre outros danos na pele.

Como proteger a pele da poluição - Efeitos da poluição na pele

Métodos para proteger a pele da poluição

Estes são os métodos de proteção da pele mais eficientes para lutar contra os efeitos da poluição do ar:

  • Lavar o rosto todos os dias, usando um desmaquilante ou limpador para eliminar resíduos.
  • Realizar uma esfoliação do rosto e do pescoço duas vezes por semana para retirar as impurezas.
  • Aplicar um bom creme hidratante todos os dias.
  • Hidratar bebendo dois litros de água diariamente, o qual também melhora a circulação sanguínea contribuindo para a manutenção de uma pele radiante.
  • Consumir alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes.
Como proteger a pele da poluição - Métodos para proteger a pele da poluição

A água como aliada

A hidratação é considerada um dos métodos mais importantes na hora de manter a pele em boas condições. Como mencionamos anteriormente, lavar com água potável ajuda a arrastar as impurezas da pele retirando-as facilmente, sendo também necessária a aplicação de um bom creme hidratante, a seguir, para otimizar a hidratação da cútis, mãos e corpo.

No entanto, o cloro da água potável pode ser prejudicial porque contém produtos químicos que são tóxicos, inclusive em quantidades pequenas. Ao abrir os poros com o calor da água durante o banho ou ao lavar o rosto, o cloro se filtra no interior da pele produzindo o aparecimento de sinais de envelhecimento.

Portanto, uma solução para se beneficiar do uso da água potável sem se arriscar aos seus efeitos colaterais é filtrá-la previamente para eliminar dessa forma as suas toxinas e o cloro.

Como proteger a pele da poluição - A água como aliada

O creme hidratante

Um bom e eficaz creme hidratante nutre e contribui com os minerais e as vitaminas que a pele requer para estar saudável. Para escolher o creme hidratante mais adequado para você, primeiro deve conhecer as características do seu tipo de pele: oleosa, mista, normal, seca e/ou sensível. Além disso, a aplicação destes cremes protege dos radicais livres, responsáveis pela perda de oxigênio das células cutâneas.

Por outro lado, é aconselhável que este produto contenha um fator de proteção solar elevado para proteger da radiação solar, o que evitará o aparecimento de rugas provocadas pelos raios UV e radicais livres.

Como proteger a pele da poluição - O creme hidratante

Alimentos ricos em vitamina C.

As propriedades antioxidantes dos alimentos ricos em vitamina C facilitam a proteção das células contra radicais livres. Desta forma, atuam contra o envelhecimento, ao mesmo tempo que produzem e mantêm os níveis adequados de colágeno, proteína que fortalece o tecido celular. Entre estes alimentos, encontramos na categoria de frutas e verduras, as laranjas, o pimentão verde, o pimentão vermelho, os brócolis, os morangos, os limões ou o kiwi.

Como recomendação, temos que lembrar que o melhor é consumir o alimento o mais cru possível para que todas as suas propriedades nutritivas se mantenham, já que ao cozinhar as vitaminas se oxidam facilmente.

Como proteger a pele da poluição - Alimentos ricos em vitamina C.

Esfoliação natural

Por fim, propomos a você um prático tratamento caseiro de esfoliação para potencializar a sua beleza cutânea e evitar assim a deterioração da pele. Esta máscara de aveia elimina as células mortas. O procedimento consiste em bater um iogurte natural, duas colheres de sopa de aveia moída e uma de mel. Depois, lave o rosto com água quente para abrir os poros, seque bem e aplique a mistura fazendo uma massagem circular 15 minutos antes de tomar banho. Passado esse tempo, enxágue bem o rosto para retirar o tratamento com água fria.

Como proteger a pele da poluição - Esfoliação natural

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger a pele da poluição, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como proteger a pele da poluição

Como proteger a pele da poluição
1 de 7
Como proteger a pele da poluição

Voltar ao topo da página