Partilhar

Como proteger a pele do sol

Por Sara Viega. Atualizado: 9 abril 2019
Como proteger a pele do sol

Os raios UVA e UVB do sol são altamente prejudiciais para a saúde da pele se incidirem nela de forma direta e, sobretudo, durante períodos prolongados de tempo. Além de problemas estéticos como manchas escuras, envelhecimento precoce e desidratação, uma exposição solar excessiva também pode acarretar, a longo prazo, problemas de maior gravidade como câncer de pele. Por tudo isto é tão importante adotar as medidas de proteção adequadas quando vamos tomar sol ou nos expor às radiações solares, seja na praia, na piscina, no campo, durante um passeio, etc. Preste atenção em todas as recomendações deste artigo de umComo.com.br e se certifique de proteger a pele do sol corretamente.

Também lhe pode interessar: Como preparar a pele para tomar sol
Passos a seguir:
1

Para reduzir ao máximo os riscos que implica expor a pele ao grande astro, além de tentar estar ou permanecer um maior tempo na sombra, o ideal é evitar tomar sol nas horas do dia nas quais os raios UVA e UVB incidem com mais intensidade, que são entre as 10 horas da manhã e as 15 horas da tarde.

Por outro lado, os especialistas recomendam não se expor ao sol de forma direta mais de 30 minutos por dia, por isso, respeitar esta regra é o melhor que você pode fazer para evitar que sua pele fique danificada, envelheça prematuramente ou fique avermelhada ou queimada. Assim, também é aconselhável que as primeiras exposições sejam realizadas de forma progressiva, ou seja, começando com 10 minutos e ir aumentando o tempo aos poucos passando para 15 minutos, 20 minutos e, assim, sucessivamente. É preferível tomar sol em movimento ao invés de ficar imóvel em um lugar durante muito tempo.

Como proteger a pele do sol - Passo 1
2

O uso de um protetor solar é essencial para proteger a pele do sol, evitar queimaduras e obter um bronzeado saudável e bonito. Estes produtos permitem filtrar os raios UVA que são os que afetam aquelas camadas mais internas da pele, e os raios UVB que são os responsáveis pelos danos que ocorrem nas camadas externas da pele e fazem com que esta fique avermelhada e queimada.

Um dos aspectos básicos que você deve ter em conta é escolher o fator de proteção adequado em função das necessidades da sua pele. De seguida, vamos lhe explicar as recomendações mais importantes na hora de comprar o protetor solar:

  • Escolha protetores solares de marcas de qualidade e se puder comprar em uma farmácia, melhor ainda.
  • Os melhores protetores solares são aqueles que permitem filtrar tanto os raios UVA como os raios UVB.
  • Certifique-se de que na embalagem estejam indicadas as siglas SPF (fator de proteção solar) e que este seja de 30 ou mais. AS crianças e as pessoas com pele sensível ou muito branca devem escolher um fator de proteção 50.
  • São preferíveis os bloqueadores que são resistentes à água, com os quais a proteção ainda se manterá quando tomar banho, se molhar ou suar.
  • Além disso, é importante utilizar um protetor solar específico para a pele do rosto, já que esta é bem mais fina e sensível que a do corpo. Neste sentido, recomenda-se um fator de proteção entre 30 e 50 para pessoas com peles muito brancas, com sardas, que se queimam com facilidade ou que têm sensibilidade ao sol. Por outro lado, os que se bronzeiam facilmente e que não costumam se queimar, podem escolher um fator entre 15 e 20. Se quiser obter mais informação a este respeito, consulte o artigo Como escolher um protetor solar para o rosto.
Como proteger a pele do sol - Passo 2
3

Não basta apenas escolher a loção adequada, você deve aplicá-la corretamente e fazer um bom uso para conseguir que atue com eficácia e proteja sua pele do sol. Em primeiro lugar, você deve considerar que terá que usar o protetor solar especialmente no verão, mas também nas outras estações do ano, especialmente em regiões como o rosto, o pescoço ou o pescoço que podem ficar sempre expostas aos raios solares. Por isso, deverá aplicar o produto cerca de 30 minutos antes de sair de casa, assim a pele terá tempo suficiente para absorvê-lo totalmente.

Coloque uma quantidade generosa do protetor solar em sua mão e aplique em todas as áreas que serão expostas ao sol, sem esquecer partes como as dobras dos joelhos, as axilas, os pés, as orelhas, a nuca, etc. A cada 2 horas é essencial aplicar novamente e/ou fazê-lo antes se tiver tomado um banho ou suado muito.

Como proteger a pele do sol - Passo 3
4

Além do devido protetor solar, outra medida para proteger a pele do sol é a utilização de roupas adequadas. É sempre recomendável usar um chapéu ou um boné que proporcione sombra no seu rosto, usar óculos de sol para evitar que os raios UVA e UVB prejudiquem a saúde dos olhos e a visão, e escolher roupas que sejam frescas e leves, mas que garantam uma boa proteção. Caso vá fazer atividades ou esportes ao ar livre, são sempre aconselháveis as roupas que apresentam um logotipo amarelo no qual se especifica o fator de proteção solar.

Como proteger a pele do sol - Passo 4
5

Durante o tempo que permanecer exposto às radiações solares, tente se manter bem hidratado/a ingerindo uma grande quantidade de água fresca e líquidos saudáveis ou refrescantes, como sucos, vitaminas, granizados, etc., ou alimentos que tenham muita água, como o abacaxi, a melancia, o melão, o tomate, entre outros. Isto evitará que seu corpo desidrate e possa ser vítima de um excesso de calor ou insolação.

Como proteger a pele do sol - Passo 5
6

Com todas estas recomendações, a sua pele estará perfeitamente a salvo dos efeitos nocivos do sol e se manterá sempre em perfeitas condições. Não se esqueça de hidratá-la em casa quando voltar para não ficar avermelhada e para que possa se recuperar de forma eficaz.

Por último, para prevenir problemas de saúde severos, como o câncer de pele, convidamos você a ficar atento(a) a qualquer mudança que seus sinais apresentem e que vá a um dermatologista o mais rápido possível caso observe assimetria, bordas irregulares, variações significativas em sua cor, etc.

Como proteger a pele do sol - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger a pele do sol, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como proteger a pele do sol

Como proteger a pele do sol
1 de 7
Como proteger a pele do sol

Voltar ao topo da página