Partilhar

Como proteger a pele e o cabelo do cloro da piscina

No verão, as piscinas públicas e privadas são um dos lugares mais frequentados para suportar o calor, especialmente nas cidades sem praia. Trata-se de uma opção muito refrescante e divertida, tanto para crianças como para adultos. Ainda assim, cabe destacar que para a manutenção e limpeza da piscina costumam ser usados produtos químicos como é o caso do cloro. A exposição constante à água clorada tem efeitos desfavoráveis sobre nossa pele, cabelo e mucosas, sobretudo pelo fato de eliminar os óleos naturais da epiderme. Para que você saiba que medidas deve tomar, em umComo explicamos como proteger a pele e o cabelo do cloro da piscina.

Também lhe pode interessar: Como proteger a pele do sol
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, recomenda-se tomar uma ducha antes de entrar na piscina, para assim reduzir a sujeira, por exemplo, dos pés ao caminhar descalços pelas imediações da piscina. Em todas as piscinas públicas, você vai encontrar duchas nas quais se molhar antes do seu banho.

2

Do mesmo modo, também deverá ser usada a ducha ao sair da piscina, para tratar de retirar a maior quantidade de cloro de nossa pele e cabelo. Passe uma água na hora de sair e depois tome uma ducha ou banho com sabão e xampu para eliminar completamente o cloro do seu corpo.

3

A hidratação da pele será outro dos fatores fundamentais para proteger a pele do cloro da piscina. Depois de tomar uma ducha, aplique creme ou leite hidratante sobre seu corpo e rosto para evitar que a derme resseque.

4

Da mesma forma, exfoliar sua pele também ajudará a tirar qualquer resto de cloro e eliminar as células mortas. Ainda assim, cabe destacar que não deverão ser realizados peelings agressivos demais para não correr o risco de sensibilizar excessivamente a pele e que esta fique desprotegida do sol.

5

Caso apareçam erupções ou manchas por causa do cloro da água da piscina, procure seu médico ou dermatologista para que possa lhe examinar. Da mesma forma, será necessário que você reduza sua exposição à água clorada para que sua pele não piore.

6

Para proteger seu cabelo do cloro, a melhor opção será sempre usar uma touca de natação, especialmente para aquelas pessoas que trabalham em uma piscina (professores de natação, salva-vidas, etc.) ou tomem banho de forma muito frequente. Desta forma, você evitará que se estrague por causa das substâncias químicas que a água da piscina contém.

7

Existem também alguns produtos específicos para compensar os efeitos negativos do cloro sobre seu cabelo. Do mesmo modo, o uso de condicionadores também ajudará a manter seu cabelo nas melhores condições. Pergunte no seu cabeleireiro ou loja de cosméticos, eles com certeza poderão te aconselhar.

8

No caso de pessoas com o cabelo tingido, deverão prestar uma atenção especial e usar máscaras específicas para este tipo de cabelo, uma vez que será danificado pelo cloro da piscina mais facilmente.

9

Para aqueles que ficam muito tempo expondo seu cabelo ao cloro sem nenhum tipo de proteção, recomendamos que no final do verão optem por renovar o corte de cabelo ou, pelo menos, cortem as pontas para saná-las.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger a pele e o cabelo do cloro da piscina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como proteger a pele e o cabelo do cloro da piscina

Voltar ao topo da página