Partilhar

Como proteger o cabelo da umidade

Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como proteger o cabelo da umidade

A umidade pode se converter em um dos maiores inimigos de nosso cabelo, encrespando-o e gerando o tão temido frizz que nos impede de manter o nosso cabelo sob controle. Este problema não se apresenta apenas quando chove, mas existem cidades nas quais, devido à proximidade de praias ou costa, a umidade é elevada, afetando a aparência de nosso cabelo. Se você está cansada de lutar em vão contra este problema, no seguinte artigo de umComo.com.br explicamos a você em detalhe como proteger o cabelo da umidade com sucesso.

Também lhe pode interessar: Como proteger o cabelo do calor da chapinha
Passos a seguir:
1

A umidade excessiva no ambiente traz como consequência o frizz no cabelo, um fenômeno que fica aumentado quando não damos ao nosso cabelo os cuidados necessários e quando não usamos os produtos adequados. Para evitar que a umidade penetre em suas fibras capilares causando essa aparência esponjosa, é muito importante que comece por hidratá-lo adequadamente.

O uso de uma máscara ou condicionador de qualidade e adequado para o seu tipo de cabelo será fundamental para manter o seu cabelo adequadamente hidratado. Os óleos graxos destes produtos protegem o cabelo contra as agressões naturais, por isso se recomenda usar a cada lavagem, especialmente nos dias mais úmidos.

Como proteger o cabelo da umidade - Passo 1
2

O pente que você usa pode se converter em um aliado ou um inimigo na hora de evitar os efeitos da umidade sobre o seu cabelo. Os pentes de plástico ou metal com cerdas muito unidas fomentam a produção de estática no cabelo, acentuando ainda mais o frizz; por isso, o melhor é optar por um pente de madeira com cerdas grossas, um material perfeito que ajudará você a evitar a estática. Se seu cabelo tem tendência a ficar esponjoso, o melhor é desembaraçá-lo sempre úmido.

Imagem: balzaquiana.com.br
3

Um passo importante para proteger o cabelo da umidade é utilizar um creme para pentear com propriedades hidratantes e anti-frizz. Os produtos para combater o frizz ajudarão você a dar hidratação ao seu cabelo, ao mesmo tempo que criam uma camada protetora sobre ele, impedindo que a umidade do ambiente o afete muito. Este passo é essencial se você tem o cabelo encaracolado, pois este tipo de cabelo é mais propenso de ser afetado pelo frizz.

4

Os cabelos encaracolados são os que mais sofrem com a umidade; por isso para dias especialmente úmidos a espuma para pentear é uma excelente aliada. Este produto normalmente deixa os cachos ligeiramente endurecidos, algo que muitas pessoas não gostam, mas que durante um dia de chuva é ótimo, pois mantém o cabelo adequadamente isolado permitindo fixar o nosso penteado sem esforço. A recomendação é conservar um pote de espuma para pentear em casa para esses dias.

5

Outro aspecto importante que nunca deve esquecer para proteger o seu cabelo da umidade é, precisamente, retirar ao máximo a água do seu cabelo quando o lava. Sair à rua com o cabelo molhado é uma decisão muito ruim quando há umidade, pois o excesso de água em seu cabelo só estimulará o aparecimento de mais frizz.

Para evitá-lo, a primeira coisa que deve fazer é envolver seu cabelo com uma toalha após lavar. Ao fazê-lo, não esfregue o cabelo com a toalha, pois isto aumenta a estática na zona; simplesmente o envolva suavemente e deixe coberto durante pelo menos 5 minutos. Retire a toalha, penteie seu cabelo e aplique o creme para pentear, depois ligue o secador em uma temperatura média e seque seu cabelo para retirar a umidade; tente fazer isso a uma distância moderada sem forçar demais o secador para evitar danos.

Se você tem o cabelo encaracolado e quer dar um pouco de volume ou melhorar a forma dos cachos, pode secar o cabelo com a cabeça para baixo.

6

Se é assídua no uso do secador e chapinha, especialmente se alisa seu cabelo com estes acessórios, uma grande recomendação é adquiri-los com propriedades ionizantes. As chapinhas e secadores mais modernos emitem íons com o uso que ajudam a combater a estática do cabelo, reduzindo notavelmente os efeitos da umidade sobre o cabelo; sem dúvida um bom investimento quando se usa muito estes acessórios.

Além disso, não se esqueça de usar algum produto protetor de calor para evitar que o calor cause danos em seu cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger o cabelo da umidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como proteger o cabelo da umidade

Como proteger o cabelo da umidade
Imagem: balzaquiana.com.br
1 de 7
Como proteger o cabelo da umidade

Voltar ao topo da página