Partilhar

Como proteger o cabelo do calor do secador

Secar o cabelo com o secador é uma tarefa muito comum para a maioria das mulheres, especialmente entre aquelas que possuem longos cabelos, sejam lisos ou encaracolados. Mas sabemos usar o secador corretamente? A verdade é que se trata de um fato indispensável, mas nem todas conhecemos a melhor forma de proteger o cabelo do calor para mantê-lo bonito e saudável. Por causa disso, é necessário seguir determinadas recomendações na hora de secar o cabelo sem o estragar. É por isso que em umComo queremos explicar a você detalhadamente como proteger o cabelo do calor do secador.

Também lhe pode interessar: Como proteger o cabelo do calor
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para proteger o cabelo do calor do secador sempre será tirar a umidade do cabelo de forma natural, o que implica usar uma toalha para retirar o excesso de água resultante de lavar o cabelo, ainda que sem esfregar para evitar danificar as fibras do cabelo.

Por isso, poderá envolver uma toalha ao redor da cabeça logo ao sair do chuveiro e, uns 5 minutos depois, deixá-lo solto para que vá secando por si só e reduzir o tempo de exposição ao calor do secador. No entanto, não deverá prender o cabelo imediatamente após lavar, porque só conseguirá que a umidade fique acumulada em seu cabelo e no couro cabeludo.

Como proteger o cabelo do calor do secador - Passo 1
2

Ao realizar o passo anterior, conseguirá que ao usar o secador seu cabelo já não pingue e seja mais fácil de secar. Também será recomendável usar um protetor térmico que criará uma espécie de filme protetor sobre seu cabelo e minimizará o efeito do calor do secador, ao mesmo tempo que facilitará o penteado e manterá seu cabelo protegido e cuidado.

No mercado existem inúmeros produtos cosméticos que realizam esta função protetora do cabelo, de maneira que deverá escolher o mais adequado para o seu tipo de cabelo: liso, encaracolado, fino, tingido, etc. Pode pedir conselhos ao seu cabeleireiro a respeito do mais apropriado para o seu caso.

3

Outro dos fatores que deverá ter em conta na hora de secar o cabelo será a distância a que usa o secador, já que é fundamental manter uma distância razoável para evitar danificar o cabelo. Assim, será necessário manter o secador a uma distância entre 15 e 30 cm da raiz do cabelo enquanto o seca.

4

Do mesmo modo, deverá regular a temperatura do secador para assim proteger o cabelo do calor, por isso na hora de adquirir este pequeno eletrodoméstico deverá avaliar que seja possível escolher a potência e temperatura do ar. Além disso, deverá manter o secador em movimento e não em um mesmo ponto durante um tempo excessivo.

Para comprovar que a temperatura é a apropriada, pode direcioná-lo para a palma de sua mão e se assegurar de que não esteja muito quente. Se quer secar o cabelo rapidamente, poderá aumentar a velocidade do secador, mas manter a temperatura adequada.

5

Também será apropriado usar os acessórios adequados do secador, como o difusor ou o soquete para focar e dirigir o ar corretamente, bem como ir combinando o ar quente ou temperado com sopros de ar frio, especialmente para o fim da secagem.

Do mesmo modo, deverá dividir seu cabelo em partes para facilitar a secagem e ir secando da raiz para as pontas; para isso pode usar pinças ou algum outro acessório de cabelo para separá-lo.

6

É fundamental não abusar do uso do secador de cabelo para mantê-lo saudável e não o danificar em excesso e, caso também queira usar a chapinha, deverá redobrar os cuidados. Desta forma, recomendamos a você consultar o nosso artigo sobre como proteger o cabelo do calor da chapinha para conhecer o uso apropriado deste utensílio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger o cabelo do calor do secador, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como proteger o cabelo do calor do secador

1 comentário
magna cunha
gostei bastante das dicas para cuidar dos cabelos
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Magna, ainda bem que você gostou! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)

1 de 5

Voltar ao topo da página