Partilhar

Como proteger os lábios do frio

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como proteger os lábios do frio

Com as baixas temperaturas e o vento do inverno a nossa pele sofre consideravelmente. Principalmente os nossos lábios que ficam mais sensíveis e acabam por ficar secos e com rachaduras. Não precisa temer, o umComo tem a resposta para como proteger os lábios do frio e e continuar com uma boca apetecível.

Também lhe pode interessar: Dicas para ter lábios macios

Porque os lábios ficam gretados

Tal como no verão temos cuidado com a nossa pele, no inverno devemos ter tanto ou mais ainda. Isso porque estamos continuamente expostos ao frio, ao vento e também ao sol. O ambiente acaba por se tornar seco, e a nossa pele faz um esforço extra para se proteger. Por isso devemos ajudá-la. O problema maior surge nos nossos lábios que acabam secos, gretados e cheios de rachaduras, afastando toda e qualquer possibilidade de beijar alguém durante o inverno. Pois isso é problema do passado, aqui ficam os truques para proteger os lábios do frio.

Como proteger os lábios do frio - Porque os lábios ficam gretados

Protegendo os Lábios do Frio

Pare de lamber os lábios

Pode parecer uma boa opção mas a saliva não é definitivamente o melhor para os lábios, porque contêm enzimas digestivas que provocam irritação. Sim a princípio parece aliviar mas com o passar do tempo vai apenas piorar.

Hidratação é Solução

O segredo está em hidratar. Para isso você precisa de beber bastante água durante o dia, se preferir também pode ser chá. Proceder à hidratação de manhã e à noite antes de dormir. Durante o dia utilizar um batom hidratante ou uma manteiga para prevenir e reparar os lábios. Preferencialmente de textura grossa e natural, a vaselina pode ser um excelente aliado nesse inverno, ou óleo de abacate. A dieta alimentar é muito importante, não esquecer de ingerir em equilíbrio as gorduras saudáveis como o salmão, abacate, azeite.

FPS e Proteção

Se usar batom ou cera ou manteiga para os lábios utilize um com produtos mais naturais e , porque os químicos podem provocar irritações e levar a rachaduras nos lábios, evite os batons de longa duração. Procure aqueles produtos com um FPS (Fator de Proteção Solar) acima dos 15, o sol pode não estar aparecendo mas os raios UV estão sempre presentes. Se sair à rua procure levar um lenço ou um cachecol com o qual consiga tapar e proteger a boca dos ventos frios e secos. Esteja atenta/o às necessidades dos seus lábios e vai hidratando durante o dia, e a noite porque geralmente no inverno o nariz fica entupido e respiramos mais pela boca.

Lábios Esfoliados

No final do dia você tem algumas peles soltando dos lábios. Essa peles acabam provocando irritação e vontade de arrancar. Não faça isso, só vai piorar e abrir feridas mais difíceis de sarar. Junte um pouco de açúcar com mel ou azeite e suavemente faça a esfoliação dos lábios. Após a esfoliação pode fazer uma máscara para os lábios com abacate, iogurte e mel, coloque uma camada fina e deixe atuar por 10 min, retirando com água.

Como proteger os lábios do frio - Protegendo os Lábios do Frio

Remédios caseiros para proteger os lábios

Já falamos aqui do abacate e do mel, do açúcar e do azeite. Mas existem outros remédios caseiros que pode fazer para evitar os lábios secos e ajudar a proteger durante o inverno. São eles:

  • Ghi ou Ghee, tem o mesmo efeito que o mel, basta aplicar algumas gotas nos lábios antes de ir dormir;
  • Sacos de Chá Verde, pressione um saco usado de chá verde durante 4 min nos lábios, precisa fazer isso todos os dias;
  • Sumo de Limão, isso vai ajudar a impedir o envelhecimento da pele, além de tornar os lábios mais suaves. Pegue uma chávena e uma colher de chá com leite e 3 gotas de sumo de limão. Deixe repousar 1 hora no refrigerador, coloque nos lábios antes de ir dormir. Ao fim de 3 dias vai começar a notar os resultados;
  • Pepino, descasque o pepino e esmague, retire o sumo e aplique nos lábios por 20 min, depois é só enxaguar.
Como proteger os lábios do frio - Remédios caseiros para proteger os lábios

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger os lábios do frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como proteger os lábios do frio

Como proteger os lábios do frio
1 de 4
Como proteger os lábios do frio

Voltar ao topo da página