Como reduzir a dor nos calos dos pés

Como reduzir a dor nos calos dos pés

Os calos nos pés provocam incomodidades e dor em muitas pessoas, principalmente na hora de andar. Eles são causados por sapatos muito apertados, suor, passar o dia inteiro de pé, etc., e apesar de existirem formas de evitar os calos nos pés, muitas vezes eles acabam sendo inevitáveis. Ir ao podólogo é sempre a melhor solução para eliminar os calos, mas para que você possa continuar com sua rotina sem muitas complicações, neste artigo de umComo.com.br oferecemos conselhos sobre como reduzir a dor nos calos dos pés.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é bom destacar que o cuidado dos pés e a prevenção são a melhor forma para evitar os calos nos pés. É necessário que desde pequenos prestemos atenção aos nossos pés e demos a eles a importância que merecem, pois são os responsáveis por suportar todo nosso peso e de permitir nosso deslocamento.

2

É ainda fundamental ir a um podólogo quando aparecerem os primeiros sintomas de que alguma coisa falha nos nossos pés: transpiração excessiva, aparecimento de calos, dor nos pés, etc.

3

Em muitos casos, a dor de pés causada por um calo no pé deve-se à aquisição de uma postura errada ao caminhar onde, por exemplo, apoiamos todo nosso peso em uma área muito pequena do pé. Dessa forma é necessário que o especialista examine nosso caso, e se for necessário, corrija o problema através de uma palmilha ortopédica ou a solução que considerar oportuna.

4

Outra das causas do aparecimento de calos nos pés - e a sua dor como consequência - é o calçado inadequado. Por exemplo, as mulheres que usam sapatos com salto e/ou estreitos em excesso, têm mais possibilidade de sofrer desse problema. Por isso é fundamental escolher os sapatos de forma adequada, se certificando de comprar o tamanho correto e que se adapte a cada caso.

5

Para reduzir a dor nos pés, é conveniente escolher sapatos de materiais macios, flexíveis e que permitam a transpiração da pele. Da mesma forma, não devem ser usados os mesmos sapatos todos os dias, e sim alternar diferentes tipos de sapato: de esporte, mocassins, sandálias no verão, botas no inverno, etc.

6

A higiene dos nossos pés é outro fator chave, por isso devemos mantê-los sempre limpos e prestar atenção especial na hora de os secar, principalmente entre os dedos. Devemos ainda hidratá-los da forma correta com a ajuda de um creme ou loção hidratante, principalmente na área dos calos para que não ressequem.

7

Existem também outros produtos cosméticos que podem nos ajudar a tratar os calos nos pés, como é o caso de cremes esfoliantes e de lixar os calos com uma pedra-pomes, a forma mais eficaz para eliminar os calos dos nossos pés.

8

Mas insistimos que a solução ideal é consultar um podólogo para que ele recomende o tratamento mais adequado para você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir a dor nos calos dos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Vá ao podólogo para que ele recomende a você a melhor solução para seus problemas nos pés.