A pele e o envelhecimento

Como rejuvenescer a pele

Como rejuvenescer a pele

Se a pele não receber os cuidados e nutrientes que precisa diariamente para se manter bonita e hidratada, é normal que comece a parecer mais envelhecida, apagada e sem vida de forma prematura. Não basta apenas aplicar cremes anti-idade, também devemos considerar fatores como a alimentação, a hidratação interna, a limpeza diária, a esfoliação semanal, etc. Se estiver procurando soluções naturais para rejuvenescer a pele porque não quer se submeter a nenhum tipo de tratamento estético agressivo, preste atenção aos conselhos deste artigo de umComo para conseguir isso facilmente.

Também lhe pode interessar: Como usar o aloe vera para as rugas

Passos a seguir:

1

Começar e acabar o dia com uma boa rotina de limpeza facial é fundamental para conseguir uma pele mais bonita e jovem por mais tempo. Lembre-se que uma pele limpa e hidratada é sinônimo de uma pele radiante, bonita e livre de impurezas. Para que a limpeza do rosto seja eficiente, deverá considerar os seguintes passos:

  • Limpeza: retirar a sujeira e resíduos acumulados com uma loção de limpeza. Pode escolher entre leites de limpeza, géis, água micelar, etc., mas o melhor é usar aquele que seja adequado para o seu tipo de pele.
  • Tonificar: depois da limpeza, é recomendável aplicar um tônico facial para refrescar a pele e fechar os poros.
  • Hidratação: aplicar um creme hidratante para nutrir os tecidos e evitar a pele seca. No caso das peles maduras que procuram um efeito rejuvenescedor, são mais adequados os cremes anti-idade enriquecidos com ingredientes como colágeno, elastina, vitamina E, ácido glicólico, antioxidante, etc.

Lembre-se de repetir estes passos duas vezes por dia, uma vez de manhã e outra à noite, e não se esqueça de tirar a maquiagem antes de ir para a cama, caso contrário o processo de regeneração celular da pele não será feito da forma adequada e o resultado será uma pele envelhecida prematuramente.

Como rejuvenescer a pele - Passo 1
2

Para manter a pele bem hidratada e evitar o envelhecimento dos tecidos, a limpeza diária e a aplicação de cremes não é suficiente. Além disso, é essencial hidratar por dentro bebendo a quantidade suficiente de água por dia (entre 1,5 e 2 litros) e complementar com o consumo de líquidos saudáveis como sucos ou chás. Todo isso ajudará a eliminar toxinas, a melhorar o seu bem-estar e a prevenir o aparecimento de condições como a celulite, que dá uma aparência muito pouco estética à pele.

Entre os chás para ter uma pele mais radiante e luminosa, encontramos os seguintes:

  • Chá verde: o seu elevado conteúdo antioxidante para o processo de envelhecimento, revigora a pele e previne a formação de rugas.
  • Camomila: é um ótimo umectante e rejuvenescedor natural, ideal para tonificar e limpar a pele.
  • Rosmaninho: excelente para reduzir os poros e eliminar os cravos, graças às suas propriedades adstringentes.
  • Lavanda: é bactericida e cicatrizante, sendo uma ótima opção para evitar o aparecimento de espinhas e impurezas.
Como rejuvenescer a pele - Passo 2
3

Outro passo que não deve pular se deseja rejuvenescer a sua pele de forma natural e realçar a sua beleza, é a de esfoliar tanto a pele do rosto como a do corpo uma vez por semana, no mínimo. Com isso, eliminam-se todas as células mortas e as impurezas, impedindo que apareçam novas imperfeições e que a pele seja mais propensa à formação de rugas.

É importante que escolha uma loção esfoliante específica para o rosto e outra para o corpo, pois o tamanho do grão que requer não é o mesmo. Se preferir apostar pela cosmética natural, pode experimentar alguns dos esfoliantes caseiros que mostramos a você nos seguintes artigos:

Como rejuvenescer a pele - Passo 3
4

O que come reflete-se rapidamente no estado da sua pele, por isso não existe melhor terapia rejuvenescedora que incluir na dieta alimentos com propriedades anti-idade, que ajudem a manter o corpo jovem e vital tanto interna como externamente. Anote e comece a consumir o quanto antes:

  • Frutas vermelhas
  • Frutos cítricos
  • Abacate
  • Azeite de oliva
  • Aveia
  • Vegetais de folha verde
  • Milho
  • Sushi
Como rejuvenescer a pele - Passo 4
5

Os tratamentos a frio (crioterapia) tornaram-se uma opção muito pedida em spas e centros de estética para obter uma pele com um aspecto mais jovem, fresco e firme. Então, por que não levar à prática também em casa?

Se quiser obter resultados similares aos oferecidos pela crioterapia em sua pele, só terá que envolver algumas pedras de gelo em um pano limpo e suave, passar por cima do rosto com movimentos circulares, dedicando 1 ou 2 minutos às diferentes zonas. Faça-o todos os dias de manhã e ao finalizar aplique um tônico facial e um creme anti-idade. Além de rejuvenescer, este tratamento é bom para fechar os poros, suavizar a pele, evitar rugas e melhorar a circulação.

Como rejuvenescer a pele - Passo 5
6

Uma ou duas vezes por semana pode combinar tudo isso com a aplicação de alguma máscara anti-idade e rejuvenescedora que ajude a conseguir uma pele bem mais radiante, flexível e elástica. As que explicamos de seguida são as opções mais eficientes para isso:

  • Máscara de uva: misture 4 uvas verdes esmagadas com o conteúdo de 2 cápsulas de vitamina E, aplique sobre o rosto e deixe atuar por 30 minutos.
  • Máscara de vitamina C: misture o suco de 1 laranja com 1 kiwi esmagado e 3 colheres de sopa de mel. Aplique com uma massagem circular e deixe repousar 20 minutos.
  • Máscara de mel e óleo de rosas: misture 3 colheres de sopa de leite, 4 colheres de sopa de mel e 4 gotas de óleo de rosas. Aplique sobre o rosto e deixe repousar 20 minutos.
Como rejuvenescer a pele - Passo 6
7

Até agora vimos dicas maravilhosas para rejuvenescer a pele de forma completamente natural, mas se quiser dar um passo além e escolher um tratamento estético profissional, pode visitar um centro de estética e se informar sobre as vantagens de algumas técnicas, como a radiofrequência, a terapia com laser, o plasma rico em plaquetas ou o ácido hialurônico.

Como rejuvenescer a pele - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como rejuvenescer a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edmarckson
Ola' beleza.umcomo, tudo bem ? em interesse em saber algo mais sobre rejuvenescimento de pele?
RECUPERE A JUVENTUDE
PELE MAIS JOVEM E FIRME
1 de 8
Como rejuvenescer a pele