Como saber a pureza dos óleos essenciais

Como saber a pureza dos óleos essenciais
Imagem: atumaneramanualidades.com

Os óleos essenciais são produtos naturais extraídos de diferentes plantas usadas para fins terapêuticos e cosméticos. São loções que preservam os compostos químicos naturais das plantas, indicadas para o tratamento de algumas condições, mal-estares ou doenças. No entanto, o interesse pela aromaterapia cresceu tanto que muitas empresas vendem óleos essenciais de baixa qualidade, impuros e que podem se tornar contraproducentes. Por isso, em umComo.com.br, ajudamos você a identificar os produtos autênticos com uns truques sobre como saber a pureza dos óleos essenciais.

Passos a seguir:
1

Quando comprar óleos essenciais, escolha marcas conhecidas e frequente estabelecimentos confiáveis, como os dedicados exclusivamente à aromaterapia. Dessa forma, poderá contar com o auxílio de um especialista. Este fator é fundamental, já que muitas empresas acrescentam compostos ao óleo essencial que alteram a sua pureza. É frequente a mistura com óleos vegetais, óleos aromáticos sintéticos ou outros óleos essenciais mais baratos com um aroma parecido com o original.

2

O aroma também é determinante para sabermos a pureza dos óleos essenciais. Os óleos essenciais puros apresentam um aroma forte e possuem sempre um odor similar à planta a qual pertencem. Por outro lado, os óleos essenciais diluídos e alterados não possuem um odor significativo e podem produzir coceira no nariz.

Imagem: aromaweb.com
3

É bastante importante verificar as etiquetas dos óleos essenciais e encontrar algum dado, como o nome botânico da planta à que pertencem, sua forma de cultivo, a parte da planta da qual foram extraídos e os componentes que contêm. Além disso, um óleo essencial puro de alta qualidade deve ser 100% natural, concentrado, orgânico e com um elevado grau terapêutico.

Imagem: belezavegan.blogspot.pt
4

O preço dos óleos essenciais não é o mesmo em todos os produtos, tendo variações em função de seu processo de extração. Por isso, se vamos a um local onde todos os óleos têm o mesmo preço, significará que não são óleos essenciais puros e naturais.

5

Os óleos essenciais engarrafados em embalagens de plástico e de cor clara não são confiáveis, já que podem ter sido danificados pela luz. De fato, os óleos essenciais puros devem ser armazenados em garrafas de vidro escuras para protegê-los da luz e preservar todas as suas propriedades.

6

Existe um teste que confirma a originalidade de um óleo essencial puro ou se o mesmo é de baixa qualidade. Para fazer a verificação, basta verter uma gota do óleo em um pedaço de papel. Se o óleo não deixar marcas e evaporar com rapidez, estaremos perante um óleo essencial puro. Se a marca permanecer no papel, significa que o óleo essencial foi misturado a um óleo vegetal. Em umComo, explicamos as diferenças entre óleo vegetal e essencial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a pureza dos óleos essenciais, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.