Partilhar

Como saber qual o seu tipo de pele

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber qual o seu tipo de pele

Pele normal, oleosa ou seca? Saber qual é o nosso tipo de pele é algo fundamental para podermos dar-lhe os cuidados que precisa para se manter saudável e bonita. Além disso, é importante conhecer as caraterísticas da derme para se certificar que está escolhendo os produtos adequados antes de os aplicar, uma vez que caso contrário poderia originar danos graves na sua estrutura e prejudicar a sua boa aparência. Se ainda não sabe muito bem qual o seu tipo de pele, preste atenção a este artigo de umComo e tire as suas dúvidas de uma vez por todas.

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de pele

Pele Normal

A pele normal não apresenta nenhum tipo de desequilíbrio e carateriza-se por ter uma aparência mate e luminosa. Conta com uma boa hidratação, pelo que a sua aparência é saudável e com um tato aveludado. Uma vez que o seu pH está equilibrado, não são visíveis os brilhos nem sofre do aparecimento frequente de impurezas ou espinhas. Além disso, os poros são muito pequenos e encontram-se perfeitamente fechados.

Este tipo de pele é própria de pessoas que se alimentam bem e cujo organismo funciona normalmente. No entanto, não é um tipo de pele muito comum, uma vez que uma pele que no início é normal, pode sofrer mudanças devido aos agentes externos com os quais entra em contato ou às mudanças internas.

Cuidados:

  • Aplicar um creme hidratante todos os dias.
  • Usar um creme anti-rugas quando tiver a pele madura.
  • Limpar a pele com sabonetes líquidos suaves e aplicar, posteriormente, um tônico facial para que os poros não se abram.
Como saber qual o seu tipo de pele - Pele Normal

Pele Seca

Devido à insuficiente produção de lípidos ao nível da epiderme, a pele seca é tensa, áspera ao tato, quebradiça, opaca, mate e apagada. A falta de umidade natural faz com que esteja desidratada e apresente descamação em algumas zonas, irritações, secura extrema, sensibilidade, sensação de calor e coceira.

Além disso, os poros são lisos e finos, e têm uma maior tendência a desenvolver linhas de expressão, rugas e manchas. É por isso que muitas vezes parece mais velha do que na realidade é.

Cuidados:

  • Usar leites ou cremes de limpeza que não precisem de enxague.
  • Evitar os sabonetes agressivos.
  • Aplicar um creme umectante que contenha proteção solar tanto pela manhã como pela noite.
  • Não utilizar produtos cosméticos que contenham álcool na sua composição.
  • Usar cremes anti-idade (a partir dos 25 anos) que contenham componentes como retinol, ácido glicólico, colágeno, vitamina E.

Para mais informações, recomendamos que consulte o artigo Como cuidar da pele seca do rosto.

Como saber qual o seu tipo de pele - Pele Seca

Pele oleosa

Este tipo de pele sofre os efeitos de uma excessiva produção de gordura das glândulas sebáceas. Isto provoca entre outros sintomas o aparecimento de brilhos, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo), poros dilatados que se obstruem com facilidade, aparência apagada e contínua formação de imperfeições cutâneas.

O seu maior problema são os pontos negros, as espinhas e a sua forte tendência a acne. Pelo contrário, a sua vantagem é que, ao contrário da pele seca, envelhece de forma mais lenta.

Cuidados:

  • Utilizar um gel de limpeza à base de água, evitando aqueles com óleos ou de textura muito cremosa.
  • Aplicar um tônico facial adstringente para reduzir a oleosidade excessiva.
  • Usar um creme hidratante em forma de gel que seja livre de óleos.
  • Realizar esfoliações semanais para eliminar impurezas.

Descubra mais recomendações no artigo como tratar a pele oleosa.

Como saber qual o seu tipo de pele - Pele oleosa

Pele mista

A pele mista é talvez o tipo de pele mais difícil de cuidar, pois é uma combinação entre as duas anteriores. Ou seja, carateriza-se por apresentar a zona T (nariz, testa e queixo) com excesso de gordura e, pelo contrário, as restantes zonas (bochechas e contorno de olhos) serem mais secas.

Cuidados:

  • Utilizar géis de limpeza à base de água específicos para peles oleosas.
  • Aplicar cremes hidratantes livres de óleos.
  • Esfoliar a pele uma vez por semana.
  • Para evitar a sua tendência à flacidez, aplicar cremes anti-idade enriquecidos com vitamina C.

Para obter mais informações, consulte o artigo como cuidar da pele mista.

Como saber qual o seu tipo de pele - Pele mista

Pele sensível

A pele sensível pode apresentar qualquer uma das caraterísticas mencionadas anteriormente, mas além disso costuma se irritam ao entrar em contato com a maioria dos produtos ou ao se expor a temperaturas extremas.

Carateriza-se por ser demasiado fina, irritar-se e avermelhar com muita facilidade. São frequentes as erupções, a coceira, as descamações e a secura. Sofre também de falta de suavidade e envelhecimento prematuro.

Cuidados:

  • Utilizar produtos cosméticos hipoalergênicos.
  • Lavar o rosto com um leite de limpeza sem precisar enxaguar.
  • Aplicar cremes hidratantes que contenham substâncias descongestivas e calmantes.
  • Proteger a pele dos raios UV com um bloqueador solar de fator elevado.

Descubra mais detalhes sobre este tipo de pele no artigo Como cuidar da pele sensível.

Como saber qual o seu tipo de pele - Pele sensível

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber qual o seu tipo de pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como saber qual o seu tipo de pele

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Pamela
Ola Bom Dia Eu me chamo:Pamela tenho minha pele seca e o mesmo tempo e oleosa,na zona T e tenho 30 anos e esta,com espinhas,e quando eu passo qualquer tipo, de creme na minha pele arte muito...o que eu faço, tenho que usar protetor solar ...que fator o 15 ou 50.

Como saber qual o seu tipo de pele
1 de 6
Como saber qual o seu tipo de pele

Voltar ao topo da página