
Produtos muito populares e cobiçados tendem a ser imitados em grande escala por outros fabricantes que nada têm a ver com o fabricante do produto original. Estas falsificações acontecem tanto com marcas de grife, pelo que não é de estranhar que existam grandes quantidades de bolsas Louis Vuitton falsas ou óculos Ray-Ban que se assemelham aos verdadeiros mas não o são, como com marcas de produtos mais acessíveis, como é o caso das Havaianas e das Melissas. Não é que seja totalmente errado usar um produto falso, no entanto o verdadeiro é sempre preferível por uma questão de imagem, consciência (assim você não estará apoiando o negócio das falsificações) e garantia de qualidade. Se você está muito interessada num modelo de Melissa mas tem dificuldade em perceber se é verdadeiro, continue lendo este artigo de umComo.com.br no qual lhe indicamos como saber se a Melissa é original.
A primeira coisa que você deve procurar num modelo supostamente Melissa de forma a perceber se é original ou não, é o logótipo da marca. Você pode identificá-lo no lado de fora do sapato, onde geralmente surge como um "M" destacado em metal, na parte do rasto onde tem escrito o nome da marca, e na palmilha, inscrito em cor diferente. O exemplo mostrado na imagem ao lado é claramente uma falsificação.

Se o sapato tiver a marca inscrita das formas que referimos acima, é mais provável que se trate de um original. No entanto os modelos Melissa criados por estilistas convidados geralmente não têm o "M" exterior e com o passar dos anos, modelos novos foram atualizados e pormenores que os distinguiam de um fake foram alterados (por exemplo: na palmilha deixou de aparecer "Melissa" para aparecer simplesmente "M").
A marca Melissa só vende em lojas de franquia. Por essa razão, se você está procurando um modelo que seja 100% verdadeiro, procure em uma dessas lojas e com certeza não comprará uma fake por preço de original. O site oficial da Melissa possui um localizador de lojas, assim sendo guie-se por ele para identificar os locais de venda autenticados e seus representantes.

Se seu olfato estiver apurado, poderá confirmar que uma Melissa original e nova tem um cheiro suave semelhante ao de chiclete, ao contrário de uma Melissa falsa, que irá cheirar muito a plástico. Pode parecer bobo cheirar a Melissa, no entanto esta é uma forma de perceber se está olhando para uma verdadeira ou não.
Outro fator muito importante e que permite distinguir facilmente uma Melissa falsa de uma verdadeira é o preço. Você ficou super contente porque encontrou uma Melissa linda a $10 reais? Sai dessa: é uma Melissa falsa. A verdadeira jamais seria vendida a um preço tão baixo, mesmo sendo um modelo antigo.

Outro truque muito eficaz para identificar Melissas falsas é conhecer os modelos e cores que a marca já lançou e, mais importante, quais nunca foram colocados à venda. Fabricantes de Melissas fake gostam de inventar novos modelos e imitar modelos já existentes com cores que, na verdade, nunca existiram, por isso esteja atenta para não cair no erro de comprar Melissas falsificadas.
Além de tudo isto, uma Melissa original terá sempre de vir acompanhada do seu respetivo "kit" identificativo: respetiva caixa com o nome da marca e indicação do modelo e cartão de apresentação da marca e com dicas de cuidado. Alguns modelos originais também vêm com uma sacolinha de proteção em pano, como mostrado na imagem ao lado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a Melissa é original, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.
- A marca de sapatos Zaxy apresenta Melissas muito semelhantes às originais, isso acontece porque elas partilham o mesmo fabricante - Grendene. Por esta razão as Zaxy não são consideradas Melissas falsas, apenas uma marca alternativa mais barata que fabrica os mesmos modelos com os mesmos materiais que as originais.