Partilhar

Como saber se meu cabelo está queimado

Como saber se meu cabelo está queimado

A aparência do cabelo é um dos elementos mais importantes na imagem de qualquer mulher, já que, sem dúvida, um cabelo bonito, cuidado e radiante potencializa a nossa beleza em grande medida. No entanto, problemas frequentes como o uso de secadores ou chapinhas, o cloro das piscinas, a água do mar, a exposição solar, as tinturas ou as colorações, podem chegar a danificar as fibras capilares em excesso, a tal ponto que muitas vezes o cabelo esteja queimado e, portanto, estragado, áspero e nada fácil de mexer. No seguinte artigo de umComo ajudamos você a saber se seu cabelo está queimado, mostrando as características que o definem e, além disso, revelamos a você os melhores tratamentos a seguir para recuperar a sua saúde e beleza.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu cabelo está queimado

Características de um cabelo queimado

Entre as causas mais comuns de um cabelo queimado e profundamente danificado, encontramos o uso excessivo de chapinhas, secadores e babyliss, as tinturas,as descolorações, os tratamentos capilares agressivos e as longas exposições ao sol sem a proteção adequada. Quando o cabelo fica afetado de forma pronunciada por algum destes problemas, pode chegar a perder sua hidratação, resistência e flexibilidade natural e parecer queimado e muito maltratado.

De seguida, explicamos para você todas aquelas características que definem um cabelo queimado e que alertarão você de que seu cabelo precisa de um tratamento de reparação imediato:

  • Um cabelo queimado nota-se muito duro e áspero ao tato; deve verificar se se encontra excessivamente ressecado e desidratado.
  • Ao perder a proteína natural do cabelo, a cutícula rompe-se e, em consequência, fica quebradiço e debilitado.
  • Aparecem problemas de pontas abertas e estas se partem com muitíssima facilidade, o que acaba prejudicando o processo normal do crescimento do cabelo.
  • A eletricidade estática e o frizz são traços habituais, por isso o cabelo se torna indisciplinado e é extremamente complicado pentear e dar a forma desejada.
  • Perde seu brilho natural e parece apagado e sem vida.
  • O couro cabeludo apresenta-se mais vermelho que o habitual, e inclusive a cor do cabelo pode ficar ligeiramente modificada.
Como saber se meu cabelo está queimado - Características de um cabelo queimado

O que fazer se você tem o cabelo queimado

Caso seu cabelo apresente as características anteriores e saiba com segurança que está queimado e estragado, será fundamental que atue de forma rápida para reparar os danos e conseguir um cabelo saudável e bonito o mais rápido possível. Para isso, será necessário que tenha em conta as seguintes medidas e que incorpore os cuidados que indicamos para você em seu dia a dia:

  • Sem dúvida alguma, a melhor solução para um cabelo queimado e muito danificado é um bom corte. Se não quer mudar de look drasticamente, aconselhamos que ao menos vá ao seu cabeleireiro para cortar as pontas e aqueles centímetros que estejam mais estragados. Esta é a única forma de reparar o cabelo por completo e evitar que o dano continue avançando até chegar a prejudicar a sua totalidade.
  • Outra das principais medidas que deve adotar se tem o cabelo queimado é mudar de xampu e os produtos que usa na lavagem. O melhor é que vá a um centro de cabeleireiros profissional e adquira um xampu que seja específico para renovar e regenerar o cabelo danificado. Também será importante que utilize um condicionador que seja muito hidratante e nutritivo.
  • É essencial que, além disso, evite ou reduza consideravelmente o uso de aparelhos elétricos que gerem calor, como os secadores, as chapinhas e os babyliss. Sempre que puder, deixe que o cabelo seque ao ar livre e, caso vá usar algum destes aparelhos, não se esqueça de aplicar previamente um protetor térmico.
  • Deixe de lado as tinturas, as mechas, as descolorações, etc., até que seu cabelo se recupere por completo e volte a ficar saudável.
  • Especialmente durante o verão, deve proteger o seu cabelo dos raios UV do sol e evitar se expor em excesso ao grande astro. Aconselhamos que você consulte o artigo Como proteger o cabelo do sol.
  • Um tratamento de queratina pode ser uma boa solução para hidratar o cabelo desde a raiz até às pontas e conseguir que volte ao seu estado natural de forma mais rápida. Descubra todas as vantagens deste tratamento lendo o artigo Benefícios da queratina para o cabelo.
Como saber se meu cabelo está queimado - O que fazer se você tem o cabelo queimado

Remédios caseiros hidratantes para o cabelo queimado

Há produtos naturais que contam com propriedades excelentes para hidratar o cabelo, renovar e devolver todas as características perdidas. Portanto, aos cuidados anteriores, pode adicionar a aplicação de algum dos seguintes remédios caseiros para o cabelo queimado. Realize um dos tratamentos duas vezes por semana e notará a diferença.

  • Máscara de aloe vera e azeite de oliva: misture 5 colheres de sopa de gel de aloe vera com 2 colheres de chá de azeite de oliva. Aplique sobre o cabelo úmido e deixe atuar durante 30 minutos.
  • Máscara de óleo de coco e óleo de alecrim: misture 1 colher de sopa de óleo de coco, 1 colher de sopa de óleo de alecrim e um pouco de polpa de abacate esmagada. Aplique por todo o cabelo úmido e deixe repousar durante 20 minutos.
  • Máscara de ovo e mel: misture 1 ovo com 2 colheres de sopa de mel, aplique a pasta resultante sobre o cabelo úmido e espere 30 minutos para que faça efeito. Depois, enxague e lave seu cabelo como habitualmente.

Descubra mais tratamentos similares consultando o artigo Como fazer máscaras hidratantes para o cabelo queimado.

Como saber se meu cabelo está queimado - Remédios caseiros hidratantes para o cabelo queimado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cabelo está queimado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cabelo está queimado

Como saber se meu cabelo está queimado
1 de 4
Como saber se meu cabelo está queimado

Voltar ao topo da página