Como saber se minha maquiagem está vencida

Como saber se minha maquiagem está vencida
Imagem: Emujer.com

Às vezes não sabemos nem o que levamos no estojo dos cosméticos e pode acontecer um dia utilizarmos uma sombra ou um batom e termos uma reação alérgica sem saber porquê. Assim como a comida tem data de validade, sua maquiagem também tem um tempo de vida útil, e se for utilizada após esta data pode ser prejudicial para a pele de seu rosto, por isso é necessário saber quanto dura um cosmético. Cada produto tem um tempo máximo de uso e para conhecê-lo neste artigo de umComo te contamos como saber se sua maquiagem está vencida.

Passos a seguir:
1

Para saber se sua maquiagem está vencida você precisa saber que o tempo máximo de vida de um blush é em torno de 18 meses. Em geral após esta data é recomendável trocá-lo. Quando o blush está vencido é frequente que sua textura mude e que fique mais duro do que normalmente. Limpar os pincéis com regularidade permite prolongar sua vida um pouco mais.

Imagem: Vertebella.com.ar
2

Quando se trata do corretor de olheiras é muito fácil saber se sua maquiagem está vencida, pois em geral muda de cor ou deixa de ser líquido, no entanto, é muito difícil que aconteça, já que o corretor é um dos cosméticos mais duradouros e não costuma vencer antes de dois anos de sua compra. O corretor em creme ou em barra delata seu vencimento porque começa a liberar um aroma desagradável.

Imagem: Media.tumblr.com
3

Tal como o corretor, as bases têm uma vida útil de dois anos. Em geral você sabe que este cosmético está vencido quando muda de cor, está cortado ou sua textura e cheiro são diferentes. Considere que as bases de água são um pouco menos duradouras, sendo um ano a data máxima de uso.

Imagem: 2.bp.blogspot.com
4

É muito fácil saber se seu delineador está vencido. Em geral, os delineadores são usados em lápis, de modo que se observar alguma mancha branca é hora de comprar um novo. Se seu delineador for líquido e começar a secar ou tiver muitos grumos é sinal de que é preciso jogar fora. Felizmente os delineadores têm uma vida útil de três anos.

5

Determinar se as sombras de olhos estão estragadas pode ser mais difícil em comparação com os outros cosméticos. É recomendável livrar-se delas quando já tiverem três anos de uso, no entanto, você deve ficar atenta caso apresentem alguma mudança no cheiro e em sua textura.

6

É muito fácil identificar se um batom está vencido. É frequente que se forem líquidos comecem a apresentar grumos ou mudem de cor. Se for um batom em barra você deve ficar muito atenta ao seu cheiro, pois costumam começar a ter um aroma e sabor amargos. A vida útil de um batom é de quatro anos.

7

O pó é um dos cosméticos mais duradouros de seu estojo de maquiagem e em geral não costuma danificar-se antes de acabar. É comum durarem mais de dois anos em seu perfeito estado e normalmente um pó demora menos de um ano para acabar.

8

Atenção: se existe um cosmético que você deve vigiar e não utilizar quando estiver vencido este é o rímel. O rímel danificado pode causar alergias significativas e infecções em seus olhos, de modo que o melhor é substituí-lo se tiver há muito tempo o mesmo rímel, pois a umidade que está presente em seu invólucro propicia a produção de bactérias e fungos. O cheiro forte é o principal sinal de um rímel danificado. Recomenda-se trocar este cosmético a cada quatro meses.

9

Assim, é importante que você saiba que todos os produtos cosméticos e de maquiagem contêm um símbolo que indica qual é sua duração após serem abertos, conhecido como PAO (Period After Opening). Deste modo, você poderá consultar na embalagem se está vencido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha maquiagem está vencida, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.