Produtos de Beleza

Como saber se tenho alergia a maquiagem

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 9 março 2020
Como saber se tenho alergia a maquiagem

A maquiagem é sem dúvida uma das melhores aliadas das mulheres, pois ajuda-nos a disfarçar todas as imperfeições e a realçar o melhor que há em nós. No entanto, nem sempre a maquiagem é a melhor amiga da mulher. Alguns produtos cosméticos podem causar alergia na pele, seja porque não são testados dermatologicamente ou porque simplesmente se é intolerante a qualquer um dos componentes do produto. Se após aplicar maquiagem, você começa sentindo coceira na pele, vermelhidão, ardor nos olhos ou até um inchaço na boca, fique atenta pois esses podem ser alguns sinais de alergia a maquiagem. Se suspeita que é alérgica a maquiagem, continue lendo este artigo de umCOMO e descubra como saber se tenho alergia a maquiagem.

Também lhe pode interessar: Como saber se minha maquiagem está vencida
Passos a seguir:
1

Normalmente as primeiras manifestações de alergia a maquiagem são inchaço e coceira frequentes, principalmente na zona do olho. Para além disso, pode ainda sentir um ardor, sensibilidade à luz e até lacrimejamento. Se ao passar maquiagem em qualquer zona do rosto, sentir coceira e perceber que essa zona fica avermelhada, deve suspender de imediato o uso do produto, não usar novamente e consultar um dermatologista, caso esta situação se repita com outros produtos de maquiagem.

Como saber se tenho alergia a maquiagem - Passo 1
Imagem: prmake.com
2

Caso seja um tipo de pessoa que não tem alergia a nada, então tem grandes probabilidades de poder usar qualquer tipo de produto de maquiagem, sem que nenhuma manifestação ocorra. Pelo contrário, caso seja alérgica a outras coisas, como ao pelo dos animais de estimação, e se sofrer especialmente de rinite, então tem fortes possibilidades de que uma alergia a maquiagem ocorra.

Como saber se tenho alergia a maquiagem - Passo 2
Imagem: saudemedicina.com
3

A alergia a maquiagem também pode ser causada por algum componente do produto, como as fragrâncias que alguns cosméticos contêm, os conservantes, responsáveis por fazerem o produto durar mais tempo ou o pó de alumínio, responsável pela cor. Caso observe que o que lhe faz alergia é alguma substância contida no produto, então o que deve fazer é substitui-lo por outro que não contenha esse componente. Para além disso, você deve ter cuidado com os cosméticos demasiado baratos e nunca utilizar produtos que já tenham passado da data de validade.

Como saber se tenho alergia a maquiagem - Passo 3
Imagem: centershop.com.br
4

Também pode acontecer você usar um produto já à algum tempo e, de um momento para o outro começar a causar-lhe desconforto. Isto pode acontecer porque os componentes alérgicos podem ter um efeito de acumulação, ou seja, se tudo estiver bem com o seu sistema imune, então nada vai acontecer, mas em um dia em que esteja mais sensível, com um resfriado por exemplo, então fica mais propensa a algum produto lhe causar a alergia. Se isso acontecer, deve de suspender o uso de todos os produtos de maquiagem, até descobrir qual é a causa da irritação e consultar o seu dermatologista.

5

E se já descobriu que é alérgica a maquiagem, não se preocupe porque não tem de abdicar da maquiagem. Opte pelos produtos hipoalergênicos, que não contêm substâncias que causam dermatite nas peles sensíveis. Apesar de serem mais caros, não vale a pena arriscar por um produto que já sabe que à partida lhe vai causar desconforto.

Como saber se tenho alergia a maquiagem - Passo 5
Imagem: apimages.com
6

Outro dos produtos que pode causar alergia é o esmalte de unhas. Alguns esmaltes podem conter uma substância (formaldeído) que, ao entrar em contato com os olhos, pode causar irritação e ardor. Por isso, é fundamental não coçar os olhos com os dedos, quando tiver esmalte de unhas.

7

Outro conselho para evitar qualquer tipo de irritação ou alergia é retirar sempre toda a maquiagem antes de dormir. Nunca deve ir para a cama com a maquiagem, mesmo que esteja cansada faça um esforço!

Como saber se tenho alergia a maquiagem - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho alergia a maquiagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Fique atenta ao prazo de validade dos seus produtos cosméticos, nunca use um fora da validade. Para além disso, deve verificar sempre se o produto foi testado dermatologicamente.
  • Se suspeita que é alérgica a maquiagem, faça primeiro um teste. Para isso, deve colocar um pouco de produto numa zona mais sensível da pele, como atrás da orelha, no pescoço ou no antebraço e deixar o produto em contato com a pele por algumas horas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: prmake.com
Imagem: saudemedicina.com
Imagem: centershop.com.br
Imagem: apimages.com
1 de 6
Como saber se tenho alergia a maquiagem