Partilhar

Como saber se tenho fungos nas unhas

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se tenho fungos nas unhas
Imagem: groupon.es

Os fungos ou micoses das unhas são uma infeção muito comum causada por parasitas microscópicos chamados "dermatófitos" que normalmente se formam na pele e se estendem para as unhas, provocando alterações no aspeto delas e, por vezes, destruição completa das mesmas. Por isso é essencial curar esta infeção o mais cedo possível e, em todo o caso, seguir um tratamento contra infeções fúngicas supervisionado por um médico. As micoses podem afetar tanto as unhas das mãos como as dos pés, mas são mais comuns nestes últimos e todos nós podemos contrair fungos, principalmente se formos esportistas, idosos ou sofrermos de diabetes ou HIV. Neste artigo de umComo.com.br apresentamos os principais sintomas desta infeção para que você possa perceber por si mesmo se tem fungos nas unhas.

Também lhe pode interessar: Por que aparecem fungos nas unhas
Passos a seguir:
1

Para saber se tem fungos nas unhas, deverá observar se houve alteração na cor, forma ou textura das unhas dos dedos das mãos ou dos pés. Este é o principal sintoma que nos indica que a unha desenvolveu uma infeção de fungos.

Como saber se tenho fungos nas unhas - Passo 1
Imagem: perfumerialavirgen.es
2

De fato, quando se desenvolvem fungos nas unhas, estas adquirem uma cor amarelada com sinais de pequenas manchas amarelas no rebordo da unha ou aparição de riscas amarelas durante os primeiros dias. Se não se tratarem ou curarem a tempo, à medida que a infeção for penetrando na unha, esta cor amarelada irá escurecer cada vez mais, podendo atingir um tom castanho.

3

Além da alteração na cor, outro principal indicador de fungos nas unhas é quando começa a ocorrer um engrossamento das mesmas, deformando-as e tornando-as frágeis. Devido ao fato dos fungos se encontrarem debaixo das unhas é normal que apareçam quebras e que elas se comecem a separar da pele numa fase mais avançada da infeção.

Como saber se tenho fungos nas unhas - Passo 3
Imagem: gefor.4t.com
4

Como é óbvio, tanto o engrossamento das unhas como a sua quebra gradual provoca dores e incômodo nas pessoas que sofrem deste problema, sobretudo quando as unhas são pressionadas por sapatos ou roçam em alguma superfície.

5

Se a infeção não for tratada durante os primeiro dias, outro dos sintomas de fungos das unhas que poderá aparecer numa fase mais avançada é a produção de um odor muito desagradável, devido à decomposição da unha e aos resíduos que se acumulam.

6

Por tudo isso, se algum destes sintomas aparece em suas unhas, é imprescindível que recorra a um médico para que este as examine e lhe receite o tratamento mais adequado para o seu caso. Além disso tenha em conta que os fungos nas unhas devem tratar-se logo quando aparecem os primeiros sintomas, caso contrário a infeção irá crescer e propagar-se até provocar, como visto, a destruição completa da unha infetada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho fungos nas unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho fungos nas unhas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
SUZI
tenho fungos nas unhas dos pés e esta muito avançado ainda consigo cura-la com ajuda médica e foi do nada que me saiu em 03 meses avançou muito
A sua avaliação:
ROSA
tenho fungos nas unhas dos pés, não sei como tratar los
Editor umComo.com.br
Oi Rosa! Confira qual o tratamento a seguir para fungos nas unhas dos pés aqui: http://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-curar-os-fungos-das-unhas-dos-pes-2999.html

Como saber se tenho fungos nas unhas
Imagem: groupon.es
Imagem: perfumerialavirgen.es
Imagem: gefor.4t.com
1 de 3
Como saber se tenho fungos nas unhas

Voltar ao topo da página