
Existem calçados falsos de praticamente todas as marcas, sendo que também recebem o nome de réplicas. Porém, nem sempre é fácil verificar se o produto se trata de uma falsificação ou não, já que ele pode ser visualmente muito semelhante ao produzido pela própria marca. Veja como saber se tênis Asics é original com as dicas que o umComo.com.br separou para você a respeito do assunto.
Saber se tênis Asics é original nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que esteticamente os modelos falsos da marca são muito parecidos com os confeccionados pela empresa. Por isso, a forma mais simples de verificar se o produto é uma réplica ou não é pelo seu preço, sendo que os falsificados sempre são muito mais baratos. Outra maneira de identificar se é falso é através do tempo de uso, pois as principais diferenças entre o original e a réplica dizem respeito à sua qualidade. Assim, à medida que for usado percebe-se que o falsificado não oferece a mesma durabilidade e absorção dos impactos que caracterizam os tênis Asics.

Já na hora de adquirir o produto é possível conferir o IGS – Impact Guidance System, que traduzido significa sistema de impacto guiado. Ele consiste em pequenos blocos de gel que ficam no solado, no calcanhar e em demais regiões estratégicas. A sua função é a de absorver os impactos, no entanto, quando o tênis é uma réplica, esse gel é apenas estético e não oferece as vantagens do modelo original. Em alguns produtos falsos é possível perceber que o gel não exerce a sua função.
Outra diferença do Asics falsificado em relação ao original é a tecnologia FluidRide, presente em alguns modelos. A sua qualidade não é a mesma e ela está no tênis por meio de duas listras de borracha ao seu redor, do lado externo, que trabalham juntas na absorção de impacto, sendo que a listra de cima também dá impulsão para a corrida. Embora a réplica não mostre a mesma eficiência, as listras de borracha podem aparecer no falsificado.
O solado do produto costuma ainda ter a chamada Guidance Line, que consiste em um recorte diferenciado que trespassa a sola e, durante a corrida, tem a função de expandir o impacto e direcionar melhor o pé, para a frente, afim de que ele não vire. Além disso, na sola do tênis original existe a identificação ARAR +, para se referir a um solado mais resistente, feito de carbono que dura mais, justamente colocado no calcanhar, onde o impacto é maior e o gasto da sola também. Com isso, o solado desgasta de modo parelho, o que não acontece no modelo falsificado.

Nas laterais internas existe a espuma PHF, que oferece maior conforto, evitando que o pé raspe e machuque. Já na palmilha há o emblema SpEVA 45, que indicada um material melhor do que o EVA, normalmente, usado em tênis, para absorver impactos. Essas são as características que podem ser observadas para averiguar se o calçado é original. Porém, os emblemas podem estar presentes mesmo que as tecnologias não sejam empregadas.
Se tem por hábito comprar tênis de marca, então dê uma olhada também nestes artigos que poderão ser do seu interesse:
- Como saber se tênis Osklen é original
- Como saber se tênis Mizuno é original
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tênis Asics é original, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.