Como saber se uma peça de Jade é verdadeira

Como saber se uma peça de Jade é verdadeira

O jade é uma pedra preciosa extraída em todo mundo, e geralmente, sua aparência é verde translúcida, ainda que também se encontra em uma faixa de cores que vai do branco ao rosa e ao marrom. É popular para esculturas e também para joias. Se tem dúvidas sobre a autenticidade de um artigo supostamente feito de jade, umas simples provas ajudarão a determinar se o jade é verdadeiro ou não.

Vai precisar de:
  • Faca
  • Lupa 10x
Passos a seguir:
1

Raspe o jade com uma navalha ou faca de mesa. Se resiste a uma faca, o jade é real. Tenha em mente que se pode ser riscado, pode ser uma falsificação, como a serpentina.

2

Examine o jade com uma lupa 10x, sob uma luz brilhante. Se há um padrão fibroso dentro da gema, significa que é jade verdadeiro. Pode procurar clareza nas falsificações. Procure um padrão de camadas, o que provavelmente seja uma camada fina de jade unido a uma pedra de menor valor debaixo.

3

Segure o jade na sua mão até que se esquente à temperatura do seu corpo. Deixe-o em uma mesa um minuto e depois sinta-o de novo. Veja se esfriou à temperatura ambiente e, portanto, será real, já que o falso jade tende a manter o calor por mais tempo. Toque com sua língua, se tiver problemas para distinguir se esfriou, se sente que está frio, é de jade.

4

Se tem dúvidas em saber se o Jade é real ou não vá a um joalheiro para verificar sua autenticidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma peça de Jade é verdadeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Conselhos
  • Se você não tem a peça, obtenha a permissão do proprietário antes de tentar riscá-la com uma faca.