Partilhar

Como saber se vou ficar careca

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se vou ficar careca

Todos nós já pensamos nesse problema pelo menos uma vez na vida. Será que vou ficar careca? Quando será que vai acontecer? Como posso evitar? Na verdade se realmente começou a perder uns cabelos na zona frontal ou mesmo no cocuruto e eles caem de forma regular então provavelmente pode estar sofrendo de calvície. No entanto se descobrir uns cabelos no travesseiro não significa necessariamente que está ficando calvo. No umComo nós explicamos como saber se vai ficar careca.

Também lhe pode interessar: Como disfarçar a calvície

Queda de cabelo é normal?

Antes demais há que identificar o tipo de queda de cabelo. Todos os dias nós perdemos cabelos, é normal, o corpo precisa renovar os cabelos que cresceram nos últimos anos por outros novos. Se realmente não se tratar de uma perda de cabelos gastos então é provável que esteja ficando calvo, principalmente se começar a ver linhas recuadas no couro cabeludo. Só por isso não deve ficar preocupado, é uma questão natural da vida principalmente se for homem. Metade dos homens com 50 anos são carecas, os números aumentam quando chegamos aos 60, em que dois em cada três homens são carecas. A partir da puberdade o processo se inicia gradualmente, pode demorar entre 15 a 25 anos até ficar calvo, e normalmente só após os 35 anos a queda é notada. Nas mulheres o processo usualmente ocorre após a menopausa.

Como saber se vou ficar careca - Queda de cabelo é normal?

Porque estou ficando careca?

Existem várias razões para a calvície, aqui ficam algumas delas:

Genética

Como já expliquei se existir um membro da família que seja calvo existe uma boa possibilidade de você também ficar careca, isso se deve porque o seu corpo está ficando mais sensível à presença dos hormônios chamados de andrógenos, a testosterona é um dos que influencia a perda de cabelo.

Estresse

Todos nós vivemos numa sociedade em que o estresse faz parte do dia a dia, mas estresse a mais pode provocar problemas de saúde, sendo que pode despoletar a perda de cabelo e consequentemente ficar careca. Felizmente quando assim é costuma ser temporário e com umas aulas de controle de estresse voltamos a ter o nosso cabelo. No nosso artigo poderá encontrar algumas dicas para evitar a queda de cabelo por estresse.

Má Nutrição

Apenas a má nutrição não pode explicar a perda de cabelo, mas se a sua dieta não inclui nutrientes essenciais para o crescimento capilar então pode ocorrer uma perda grande de cabelo. Uma boa alimentação assegura uma quantidade de proteínas, vitaminas e minerais para os folículos capilares, além disso ajuda a evitar que os tais andrógenos causem estragos.

Alterações Hormonais

Durante a puberdade a alteração dos hormônios pode iniciar o processo de calvície, fazendo os cabelos mais finos e consequentemente fechar mesmo os folículos capilares. Contudo, o desequilíbrio hormonal também pode desencadear perda de cabelo transiente (temporária) em mulheres grávidas, que deram à luz ou durante a menopausa.

Tabaco

Começar a fumar cedo implica que o processo de calvície também se inicie mais cedo. O nosso cabelo precisa que sangue rico em oxigênio chegue no couro cabeludo, mas o problema é que fumar aumenta os níveis de monóxido de carbono que danificam os folículos capilares, além disso a nicotina diminui o fluxo sanguíneo.

Cosméticos

Fazer permanentes, pintar o cabelo, o uso frequente de xampu ou até mesmo clarear o cabelo podem contribuir para tornar os cabelos mais finos, tornando-os quebradiços e fracos. O uso de tranças apertadas, escovas de cabelo, rolos e outros também danificam e embora não provoquem calvície, podem fazer aparecer manchas calvas.

Certas Doenças

Doenças que afetem a glândula da tiroide, micose no couro cabeludo ou mesmo a alopecia areata podem provocar calvície. Em todos os casos é aconselhado a consulta com um médico, para evitar males maiores.

Outros Fatores

Existem outros fatores de risco como a exposição a radiações, queimaduras, drogas (quimioterapia, pílulas, fármacos para a hipertensão) e até lesões.

Como saber se vou ficar careca - Porque estou ficando careca?

Como tratar queda de cabelo

Quando se inicia o processo de calvície é impossível pará-lo, no entanto existem alguns tratamentos e comportamentos que podem ajudar a desacelerar o processo. Antes de tudo deve baixar os níveis de estresse dormindo mais, fazendo exercício e meditando. Quanto aos produtos capilares como o xampu e o condicionador, evite aqueles que contêm sulfatos, álcool ou silicone, pois provocam um couro cabeludo seco e irritado. Evite usar a escova alisadora, prefira o pente, assim não vai estar puxando os cabelos. Além disso se tiver mesmo que usar o alisador a quente coloque no nível mais baixo para não danificar os fios. Consuma alimentos ricos em Ômega-3 e Vitamina B pois promovem o crescimento capilar. Lembre-se, se tiver alguma dúvida quanto à sua condição consulte um médico, ou mesmo se quiser iniciar algum tratamento com fármacos ou com enxerto capilar.

Confira mais recomendações para evitar a queda de cabelo naturalmente entrando no nosso artigo.

Como saber se vou ficar careca - Como tratar queda de cabelo

Aceitação ou Negação

No final do dia tudo se resume a isso, se você vai aceitar o início da sua calvície ou vai tentar evitá-la a todo o custo. Se aceitar e acabar por raspar a cabeça, fique sabendo que há quem considere um sinal de confiança e masculinidade, além do mais vai deixar de estressar por estar perdendo o cabelo, logo vai atrasar o processo. Se não aceitar e procurar tratamento não tem problema, apenas se lembre que na maioria das vezes é um processo natural e com o tempo vai ter de aceitar como algo normal.

Como saber se vou ficar careca - Aceitação ou Negação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se vou ficar careca, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como saber se vou ficar careca

1 comentário
A sua avaliação:
jose luzia vieira
tenho 40 anos tenho algumas falhas de fios na cabeça estou usando oleo de coco na nas refeiçoes e tomando omega 3 magnesio oleo de cartamo estou vendo resultados satisfatorios sera que vouu ficar careca pois ainda nao estou calvo so diminui m pouco meu cabelo

Como saber se vou ficar careca
1 de 5
Como saber se vou ficar careca

Voltar ao topo da página