Partilhar

Como se alimentar para evitar a queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema que preocupa homens e mulheres por igual e que envolve diferentes elementos, desde determinados problemas de saúde até a um princípio de alopecia ou calvície. O que comemos desempenha um papel fundamental na saúdedo nosso corpo, inclusive nos folículos capilares. Portanto, em umComo.com.br, oferecemos a você alguns conselhos de como se alimentar para evitar a queda de cabelo.

Também lhe pode interessar: Como tratar e evitar a queda de cabelo
Passos a seguir:
1

Alimentar-se de forma adequada não só nos ajudará a evitar a queda de cabelo como também ajudará a fortalecê-lo, favorecendo o seu crescimento e conferindo uma aparência muito melhor ao mesmo. Por este motivo é muito importante conferir a sua dieta para incluir nela frutas, vegetais e alimentos saudáveis.

Com estas mudanças não só melhorará o bem-estar do seu cabelo, como também o estado da sua pele.

2

Ao se alimentar para evitar a queda de cabelo, é importante se certificar de estar ingerindo a quantidade de ferro suficiente, um elemento imprescindível para manter os folículos capilares fortes. Algumas boas fontes de ferro são as carnes vermelhas, as lentilhas, os espinafres, o grão de bico e os moluscos e marisco. Se quer conhecer mais opções com este nutriente, então convidamos você a consultar o nosso artigo com uma lista de alimentos ricos em ferro.

Como se alimentar para evitar a queda de cabelo - Passo 2
3

Incluir todos os grupos de vitaminas na sua dieta é necessários, mas se deseja evitar a queda de cabelo não pode deixar de consumir alimentos ricos em vitamina A, B, C, e E que são de grande utilidade. O melhor é introduzir estes alimentos na sua dieta e consumi-los em suplementos apenas se o seu médico indicar.

Entre os produtos que deve ingerir diariamente para evitar a queda de cabelo encontram-se:

  • Alimentos ricos em beta-caroteno como a cenoura, a alface ou as laranjas.
  • Verduras de folha verde.
  • Frutas cítricas.
  • Peixes e carnes magras.
  • Cereais.
  • Lácteos, de preferência baixos em gordura.
4

Os antioxidantes são de grande ajuda para prevenir o envelhecimento prematuro e combater os radicais livres, além de fortalecerem o cabelo. Podem ser encontrados em infusões, como o chá verde, frutos secos, soja e derivados como o tofu e nos legumes como o grão de bico, as lentilhas ou os feijões.

5

O ácido fólico, tão necessário para o desenvolvimento do feto durante a gravidez, também é fundamental para manter o cabelo forte e evitar a queda. Este nutriente pode se encontrar em alimentos que consumimos diariamente e, a menos que o seu médico indicar, não se deve ingerir em suplemento. Poderá encontrá-lo em alimentos como os espargos, o brócolis, as frutas cítricas ou o abacate. No nosso artigo alimentos ricos em ácido fólico oferecemos-lhe uma lista com outras alternativas que lhe ajudarão a fortalecer o seu cabelo evitando a sua queda.

6

É muito importante que tenha claro que para evitar a queda de cabelo e fortalecer o seu cabelo, deve realizar mudanças importantes na sua alimentação. Se por algum motivo contar com uma alimentação que restringe certos grupos, por exemplo o vegetarianismo, ou tiver alguma determinada condição de saúde, como a anemia, é fundamental que consulte o seu médico. O mais recomendável é que realize uma análise de sangue para avaliar se é necessário incorporar à sua dieta algum suplemento vitamínico.

7

Se apesar da mudança de alimentação a queda de cabelo continuar, consulte um especialista para descartar qualquer condição específica que possa estar ocorrendo. No nosso artigo quais são as causas da queda de cabelo, explicamos-lhe com detalhe alguns fatores que podem influenciar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se alimentar para evitar a queda de cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como se alimentar para evitar a queda de cabelo

1 de 5

Voltar ao topo da página