Como se auto maquiar

Como se auto maquiar
Imagem: cursomaquiagem.net

Se maquiar é um hábito de beleza de muitas mulheres, que procuram evidenciar o melhor em seu rosto, conseguir uma aparência mais bonita e se sentir melhor. No entanto muitas mulheres não entendem de auto maquiagem, pois desconhecem as noções básicas, elas tentam recrear as makes das famosas mas sem sucesso, algo fica faltando! Se você se identifica com isso, saiba que preparámos este artigo umComo.com.br pensando em si. Continue lendo e aprenda como se auto maquiar!

Noções básicas

Se auto maquiar significa colocar maquiagem em si própria sabendo o que realçar e disfarçar, pois você é a pessoa que melhor conhece seu rosto!

A razão porque muitas vezes não resultam em nós as maquiagens que vemos na televisão ou na internet, é porque não as adaptamos às características do nosso rosto ou não usamos produtos específicos para a nossa pele. E aí ficamos frustradas pensando que não temos jeito nenhum para maquiagem.

Existem cursos que ensinam a se auto maquiar, realizados por marcas de cosméticos, como a Mary Kay e a Natura, ou por maquiadoras profissionais. Você pode frequentar essas aulas e conseguir melhores resultados mas, para começar, fique atenta nas dicas que damos em seguida!

Imagem: mondomoda.org

O rosto

Depois de ter lavado seu rosto, de forma a remover impurezas e oleosidade, e ter aplicado um creme hidratante, é hora de maquiar seu rosto, o primeiro passo para a maquiagem.

Escolha uma base que melhor se adapte à sua pele, ou BB Cream, e aplique-a com um pincel de maquiagem, mãos ou esponja, consoante a consistência dela e como você preferir.

A melhor forma de aplicar a base no rosto é colocar uma porção nas costas da sua mão e ir retirando um pouco com o pincel ou esponja para, em seguida, aplicar em todo o rosto em movimentos para fora, contornando também os cantos do nariz e cantos interno do olho. Se preferir, em vez de colocar a base na sua mão, pode colocar algumas gotas no rosto, como na imagem ao lado, e espalhar diretamente. Você terá finalizado este processo quando não se notar a textura da base no seu rosto nem diferença de cor.

Em seguida disfarce suas imperfeições (olheiras, espinhas, etc), aplicando corretivo em pequenas porções sobre a imperfeição e esbatendo com suaves pancadinhas do dedo anelar.

Imagem: finaedescolada.com

Os olhos

O passo seguinte é a maquiagem de olhos. Algumas mulheres gostam de caprichar bastante neste aspeto, no entanto, para você que está começando, o aconselhado é optar por uma maquiagem de olhos mais simples, como a que indicamos de seguida.

Para potenciar a cor da sua sombra de olhos, e aumentar a duração dela na pálpebra, comece por aplicar primer de sombras. Agora escolha uma sombra que combine com a cor de seus olhos e, caso ela seja em pó (sombras minerais), você também irá necessitar de um pincel de sombra ou esponja. Colecte um pouco de sombra e aplique-a ao centro de pálpebra, espalhando em seguida suavemente para todas as direções. Maquie apenas a pálpebra móvel, evitando espalhar sombra para o osso da sobrancelha e para fora do contorno natural do olho. Será útil também saber como maquiar seus olhos de acordo com a forma, para conseguir resultados satisfatórios!

Se quiser, contorne o olho com um lápis de olhos (o marrom é uma boa cor para um aspeto natural), desenhando uma linha fina e reta junto aos cílios superiores. Irá ajudar se você fechar o olho e esticar a pele do rosto com o dedo.

Finalize com máscara de cílios, aplicada em movimentos zig-zag insistindo mais nos cílios superiores do canto externo.

Imagens: glaumaquiagem.com.br e jenmaquiagem.blogspot.pt

Os lábios

Estamos quase terminando e passamos agora para a maquiagem dos lábios, provavelmente a etapa mais fácil!

Algumas mulheres preferem batom enquanto que outras valorizam mais o brilho de lábios. Se optar pelo batom, é aconselhado que esfolie seus lábios previamente, para remover peles secas e conseguir um melhor acabamento. Escolha o seu produto preferido e aplique-o contornando o formato natural do seu lábio! Se quiser, antes de aplicar o batom ou brilho, contorne seus lábios com um pincel para lábios e isto ajudará a conseguir um contorno mais perfeito!

Imagem: jmmfselene.blogspot.pt

Finalizando

Para concluir sua auto maquiagem, você pode igualmente aplicar iluminador nas áreas mais escuras do seu rosto (abas do nariz, curva do queixo, canto interno dos olhos, etc).

Aplique também blush de uma cor suave sobre suas bochechas, no sentido diagonal, formando uma linha desde as orelhas até à boca, mas sem marcar muito. Para conseguir um melhor resultado é aconslhado que você o faça com um pincel de blush.

Se suas sobrancelhas forem pouco definidas, preencha-as usando lápis para sobrancelha da mesma cor que o seu pelo. Para a ajudar, veja o vídeo "Como definir uma sobrancelha".

Cumprindo com estas dicas, você terá sua auto maquiagem finalizada! Poderá se sentir estranha se não estiver acostumada a se maquiar, mas repetindo o processo ganhará prática e melhorará sua técnica!

Imagem: portalemforma.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se auto maquiar, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Use produtos indicados para o seu tipo de pele (oleosa, seca, sensível, etc).
  • Se sua pele for oleosa, é aconselhado que aplique uma pré-base de maquiagem e primer de sombras.
  • Use uma base de maquiagem que seja do mesmo tom da sua pele, nunca mais escura nem mais clara.
  • Se maquie em um local bem iluminado e, de preferência, em frente a um espelho com lupa.
  • Para melhores resultados na aplicação de cada produto de maquiagem, use pincéis específicos (pincel de base, de sombra, de blush, etc).