Partilhar

Como se maquiar segundo o formato do rosto

Por Sara Viega. Atualizado: 19 julho 2017

Sabia que se se maquiar tendo em conta o formato do seu rosto, conseguirá ficar muito mais bonita e favorecida? Nem todas temos os mesmos traços faciais e conhecer aqueles truques de maquiagem que nos podem ajudar a afinar o rosto, suavizá-lo, alongá-lo visualmente, destacar os pômulos, etc, é uma das formas infalíveis de acertar com o look e realçar ao máximo a sua beleza natural. Para evitar erros, neste artigo do umCOMO vamos lhe mostrar que truques deve ter em conta para se maquiar segundo o formato do rosto e como deve aplicar cada um dos cosméticos.

Também lhe pode interessar: Como maquiar um rosto oval
Passos a seguir:
1

O seu rosto tem uma forma oval? Então pode se considerar uma sortuda, pois esta forma é considerada como o rosto perfeito e combina com qualquer tendência de maquiagem. Por isso, atreva-se a experimentar diferentes tipos de maquiagem e veja com qual fica mais bonita.

O nosso conselho é que você realce a beleza natural do seu rosto, escondendo qualquer imperfeição que tiver com um corretivo e que, de seguida, ilumine a parte alta dos pômulos e a zona T (testa, nariz e queixo) com um iluminador, e escureça um pouco a parte baixo dos pômulos com blush, aplicando-o desde a bochecha até à têmpora, para realizar e definir os seus traços faciais. Quanto aos olhos e aos lábios, tudo é permitido, por isso realce-os como desejar.

Se quiser saber mais sobre como maquiar um rosto oval, consulte este outro artigo.

Como se maquiar segundo o formato do rosto - Passo 1
2

Se o seu rosto é triangular apresentará uma testa e uma mandíbula bastante ampla e um queixo pontiagudo, com uns pômulos normalmente muito pronunciados. Neste caso, o seu objetivo deve ser suavizar aqueles traços faciais mais marcados e, para isso terá que jogar com um contraste de luzes e sombras, que poderá conseguir como lhe vamos explicar.

Aplique a sua base de maquiagem habitual por todo o rosto, depois aplique contorno de um tom acima do seu tom de pele debaixo dos pômulos, a linha de nascimento do cabelo e na base do queixo. Também pode usar um iluminador para dar luz à parte alta dos pômulos e na zona da têmpora, com isto conseguirá que o queixo não fique tão pontiagudo. Quando aplicar o blush, faça-o sempre com movimentos ascendentes para suavizar os traços e conseguir uns pômulos mais realçados.

3

As mulheres que têm o rosto quadrado apresentam uma mandíbula muito angular e marcada e uma testa bastante ampla. Isto faz com que os restantes traços faciais fiquem mais "duros", por isso deve-se tentar afinar essas zonas mais proeminentes do rosto.

Em primeiro lugar, é importante suavizar a linha da mandíbula e, para isso, aconselhamos que depois de espalhar a sua base de maquiagem habitual, aplique contorno de um tom acima do seu tom de pele na zona da mandíbula e têmpora e esfume bem o produto. Destaque esse efeito aplicando sobre essas mesmas zonas um pouco de pó bronzeador, com cuidado para não se exceder.

Na hora de maquiar os olhos, dê um ponto de luz na zona do lacrimal e no arco da sobrancelha com um iluminador. E não se pode esquecer do blush, aplique-o sobre a parte alta dos pômulos com movimentos ascendentes até à têmpora para afinar o rosto. Por último, para que a zona da mandíbula não seja o centro das atenções, evite os batons fortes e intensos e prefira os naturais e suaves.

Se quer saber mais sobre como maquiar um rosto quadrado, consulte este outro artigo.

4

O rosto alongado carateriza-se por ter uma testa bastante ampla e um queixo muito fino, por isso o objetivo deve ser trazer um pouco de largura visual ao rosto e equilibrar suas proporções.

Neste caso, o truque consiste em usar dois tons diferentes de base de maquiagem, um mais claro e outro mais escuro. Aplique o mais claro por todo o rosto e o escuro na testa e queixo. O blush deve ser aplicado de forma horizontal, desde o centro da bochecha até ao exterior. Aconselhamos ressaltar a maquiagem de olhos e lábios para que estas zonas sejam o centro das atenções e o rosto não pareça tão alongado.

Se além da maquiagem, quiser saber como pode usar o seu cabelo para melhorar visualmente o rosto, não perca o nosso artigo com cortes de cabelo para o rosto alongado.

5

Por último, temos os rostos redondos, que têm as bochechas bastante largas e se caraterizam por terem uma maior gordura facial. Aqui o principal objetivo deve ser afinar o rosto e conseguir que fique mais estilizado e fino visualmente.

Como o fazer? Primeiro deve contornar o rosto aplicando contorno mais escuro nas seguintes zonas: desde a borda da mandíbula até à têmpora (em ambos os lados do rosto), no contorno da testa, na parte exterior dos olhos e debaixo do queixo. Depois aplique um iluminador no centro da testa, na cana no nariz, no centro do queixo e no arco das sobrancelhas.

Destaque os seus olhos com um smokey eyes e delineie a linha d'água com um lápis branco ou nude para conseguir um olhar mais desperto. Os tons vermelhos, roxos, laranjas, etc, são perfeitos para dar protagonismo aos lábios e afinar mais um rosto redondo. O blush deve ser aplicado debaixo das bochechas realizando movimentos diagonais até às têmporas.

Saiba mais sobre como maquiar um rosto redondo neste artigo.

6

Agora que já sabe como se maquiar segundo o formato do seu rosto, coloque em prática todos os truques de maquiagem que revelamos e verá como ficará muito mais bonita!

Sugestão: Como descobrir o formato do rosto

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se maquiar segundo o formato do rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como se maquiar segundo o formato do rosto

1 comentário
maria olimpia silva do nascimento
ótimo tire minhas duvidas. mais existe 9 tipos de rosto.como encontra os restante.

1 de 6

Voltar ao topo da página