Como se vestir para um jantar formal

Como se vestir para um jantar formal

Você quer aprender como se vestir para um jantar formal e não causar má impressão? O assunto pode deixá-lo um pouco ansioso pois requer muita atenção ao detalhe, escolher as peças certas e usá-las da maneira correta, caso contrário você poderá transmitir a ideia de alguém que não tem classe ou não sabe se vestir. Para evitar essa situação constrangedora, neste artigo umComo.com.br reunimos várias dicas úteis que ajudarão a conseguir uma imagem impecável para um jantar formal. Continue lendo e descubra-as!

A roupa

A roupa é a escolha mais importante na hora de se vestir para um jantar formal, pois é o que se irá destacar mais em si. Por essa razão não queira falhar e, se não encontrar nada suficientemente sofisticado em seu roupeiro, estará na hora de visitar algumas lojas de roupa!

A mulher pode caprichar bastante na sua roupa, desde que não se vista com exagero. Em caso de dúvida o vestido preto é o básico perfeito, mas pode sair dessa zona de conforto combinando blusas elegantes com saia lápis ou calça pantalona de tecido nobre, usando vestidos cocktail, sobretudo se o evento for no verão, e outros.

O homem terá mais facilidade em escolher a roupa, dado que o esperado é que se vista com roupa empresarial, roupa social, traje de gala ou fraque. O blazer deve ser preto ou azul escuro e poderá ou não combinar com as calças, que podem variar e ser bege; a camisa deve ser preferencialmente lisa e branca, ou de um tom pálido, colocada dentro das calças.

Imagens: belezaesperta.wordpress.com e chanelfakeblog.com

O calçado

Um jantar formal não é o tipo de evento em que as pessoas se vestem e calçam de forma confortável, pois a imagem e o que ela transmite tem mais importância do que propriamente como a pessoa está se sentindo.

Por essa razão as mulheres deverão, em todo o caso, usar salto alto, mesmo que ele fique coberto. O salto não tem de ser de 15 cm, mas também não convém ser rasteirinho nem cunha: encontre aquele com o qual se sente mais confortável. Prefira os stilettos numa cor que fique bem com sua roupa.

Quanto aos homens, mais uma vez a escolha é fácil: sapatos de couro preto ou marrom, que deverão estar impecavelmente engraxados. Os homens jovens poderão optar por mocassim.

Imagem: pinterest.com e modaparamacho.com.br

Os acessórios

Para um jantar formal reservam-se os melhores acessórios, neste caso peças de joalharia glamorosas e sofisticadas.

Os acessórios escolhidos pela mulher devem estar em harmonia com a roupa que ela irá usar: se for muito vistosa, opta-se por acessórios discretos; se for composta por modelos básicos, os acessórios deverão se destacar. Optar pelo conjunto de brinco, colar e bracelete é uma forma de não falhar, e não se esqueça da sua bolsa de mão, que poderá combinar ou não com os sapatos.

O homem terá de usar gravata ou laço, que pode ser numa cor ou tecido contrastante em relação à sua roupa; em alternativa pode usar um lenço no bolso do blazer, que ficará um charme. Não se deve esquecer o cinto, no mesmo tom que os sapatos, e no pulso um bom relógio masculino e elegante.

Imagem: instyle.com e balaiodofred.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se vestir para um jantar formal, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Conselhos
  • Os botões da blusa ou da camisa deverão estar todos abotoados, com exceção do primeiro ou dois primeiros em cima.
  • As mulheres deverão ter atenção à profundidade do decote e ao comprimento da saia e vestido.
  • Para se protegerem do frio as mulheres podem usar blazer feminino, gabardina ou casaco de pelos, desde que combine com sua produção.