Como ser modelo

Como ser modelo
Imagem: teoriza.com

Muitos garotos e garotas de hoje sonham em ser modelos. No entanto, começar uma carreira na moda é difícil e muitas coisas devem ser levadas em consideração. Em umComo.com lhe informamos sobre os requisitos necessários para ser modelo e sobre que coisas você deve levar em consideração.

Tipos de modelo

Existem diferentes tipos de modelos nos quais você pode se encaixar. A seguir descrevemos para você os mais importantes:

  • Modelos de passarela: que exibem a roupa em desfiles de moda.
  • Modelos fotográficos: precisam saber expressar diferentes emoções e sensações. Você não precisa estar necessariamente vinculado ao mundo da moda, ainda que tenha de fato muito que ver.
  • Modelos artísticos: são os que posam para escultores, pintores e demais artistas.
  • Modelos de fitness: são os modelos que aparecem em publicidade de academias ou marcas esportivas e que exibem um corpo mais trabalhado.
  • Modelos de parte do corpo: são modelos que se centram numa determinada parte do corpo. Por exemplo, de olhos para óticas ou modelo de mãos para anúncios publicitários.

Altura

A estatura ideal de uma modelo está entre 1,75 e 1,80 m para modelos femininos e 1,80 a 1,88 m para modelos masculinos. Ainda que de vez em quando possa haver alguma exceção, normalmente a altura está compreendida entre essas duas estaturas.

Peso

O peso é relativo já que depende do tipo de corpo, mas normalmente para mulheres está compreendido entre 55 kg para uma mulher de 1,70 e não mais de 60 para uma mulher de 1,80. Porém, mais importante do que o peso são as medidas, já que, por exemplo, uma garota alta com seios grandes pesará mais. Costuma-se solicitar que a medida varie de 34 a 36 no caso das mulheres. Por outro lado, procuram-se as conhecidíssimas medidas 90-60-90 para mulheres, mas isto, mais uma vez, pode variar.

Para um homem o peso também é relativo, mas as agências costumam solicitar em torno de 65 kg para homens de mais de 1,80. Para os modelos mais altos, de 1,88, seria por volta de 73 kg. Devido às grandes polêmicas, muitas agências pedem que os modelos estejam dentro de seu índice de massa corporal. Você pode aprender a calcular o seu neste artigo.

AgĂȘncias

Existem muitas agências de modelos no Brasil e no exterior. É importante que ao contatá-las você mande seu currículo com seu book de fotos, uma vez que o principal é que eles gostem de você já na primeira olhada. A página entremodelos.com oferece a você uma lista de agências com seus endereços para contato.

É importante não se deixar enganar e saber certas coisas básicas antes de contatar uma agência. Além disso, você deve se informar bem sobre tal empresa na Internet antes de iniciar o contato. Procure blogs ou fóruns com opiniões de outros profissionais que possam lhe aconselhar.

Sugestão: Como participar do Projeto Passarela

Idade

Ainda que, como já comentamos, no mundo da moda tudo seja muito relativo, as agências costumam procurar uma idade mínima para começar. Costuma variar de 16 a 19 anos. Leve em consideração que ser modelo é algo efêmero, por isso quanto mais jovem melhor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser modelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.