Partilhar

Como surgiu o sutiã?

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como surgiu o sutiã?
Imagem: enfu.com.br

O sutiã é um acessório e uma peça de vestuário usado pela grande maioria das mulheres no mundo. Alguns alegam que o sutiã é prejudicial à mulher, outros falam de machismo, mas esse não é o ponto do texto. Nós falaremos nesse artigo do surgimento dessa peça de roupa que já causou muita polêmica no mundo e que é utilizada até hoje como sustentação dos seios femininos. Para compreender de onde veio e como surgiu o sutiã, umComo.com.br disponibiliza esse artigo para você.

Também lhe pode interessar: Como usar sutiã adesivo

A história do sutiã

A queda natural dos seios nunca foi bem vista pelos homens e pelas mulheres. Para evitar levemente essa queda e aparentar ter seios fartos e empinados, a humanidade desenvolveu diversas tecnologias, afim de tornar a mulher mais bela. Esse desenvolvimento tecnológico para os seios é o processo de surgimento do sutiã.

O surgimento conhecido do primeiro similar do sutiã se dá em registros dos primeiros corpetes em 2500 a.C, na ilha de Creta. Isso demonstra que desde a formação da sociedade grega o desejo de tornar os seios mais belos já existia. Pois bem, em Esparta, mais ou menos em 1500 a.C, as mulheres guerreiras usavam suportes para seus seios similares ao sutiã durante treinamentos e batalhas, para evitar dor na região por movimentação brusca.

Já no Império Romano, a adoração à beleza corporal era direcionada aos guerreiros do sexo masculino. Isso gerou uma cultura de redução dos seios da mulher, através de faixas que suprimiam as mamas e tornavam o corpo feminino mais parecido com o padrão de beleza do Império.

Na idade média, o espartilho surgiu. O surgimento do espartilho está muito relacionado com o surgimento do sutiã. No início da idade das Trevas, os espartilhos eram feitos de madeira e causavam ferimentos na cintura e nos seios das mulheres que usavam. Depois, eles foram se amaciando, tornando-se de barbatana de baleias, e consequentemente tornaram-se de couro.

Sutiã moderno

O sutiã moderno surge com o brassière, uma peça de vestuário semelhante a uma camisa regata com maior suporte aos seios que surge por volta dos primeiros anos do século vinte na França. Em 1907, quando havia grande efervescência da moda nos Estados Unidos, Mary Phelps Jacob fez algumas alterações no brassière e fez o primeiro sutiã de alças conhecido. Apesar dessa incrível, a substituição total dos corpetes e espartilhos pelo sutiã só aconteceu mesmo em 1937, com a descoberta do nylon, material macio e confortável nos seios das mulheres.

Em 1945 um famoso engenheiro inventou o sutiã meia taça e depois disso o sutiã tornou-se variado e flexível. Sutiãs adesivos, de amamentação, o mais recente sutiã invisível, tal como o sutiã de tiras são novos estilos de sutiã que buscam atingir novos públicos e alcançar as mulheres de acordo com seus desejos e necessidades.

Hoje, a modernização dos sutiãs caminha para o surgimento de novos produtos e inovações cada vez mais revolucionárias, mas a moda sempre gosta de algo mais retrô e de algo do passado. O que está voltando a moda no momento são os sutiãs de renda corselet e os sutiãs de renda sem bojo. O problema dos sutiãs sem bojo é que eles não dão a sustentação necessária, e podem tornar seus seios caídos, então fique atenta e saiba o que combina melhor com você. Leia este artigo sobre Como escolher seu sutiã para maiores informações e detalhes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o sutiã?, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário sobre Como surgiu o sutiã?

Como surgiu o sutiã?
Imagem: enfu.com.br
Como surgiu o sutiã?

Voltar ao topo da página