Como ter as unhas mais fortes

Como ter as unhas mais fortes

Unhas fortes, brilhantes e bonitas, além de indicarem um bom estado de saúde, revelam o excelente cuidado que dá às suas mãos diariamente. Nem sempre é fácil manter intacta a resistência natural das unhas, pois podem se debilitar por diferentes causas, desde uma má alimentação, medidas de higiene inadequadas, uma má hidratação, até outros fatores relacionados com o uso de alguns produtos ou esmaltes. Se quiser conseguir uma manicure perfeita e evitar que as suas unhas fiquem frágeis, siga atentamente os conselhos que damos para você neste artigo de umComo sobre como ter as unhas mais fortes.

Passos a seguir:
1

Manter as unhas secas é um dos pontos essenciais a considerar para ter as unhas mais fortes e evitar que se debilitem em excesso. Se constantemente estão em contato com água, outros líquidos e produtos químicos, a sua estrutura se deteriora com mais facilidade, por isso aconselhamos que não as mergulhe por muito tempo na água quando tomar um banho de banheira, por exemplo, e que proteja as mãos com luvas quando for realizar algumas tarefas de casa, já que os produtos de limpeza ressecam e amolecem as mesmas.

Além disso, é importante que não use suas unhas para arranhar ou pressionar superfícies duras, pois poderia produzir lesões e quebrá-las.

2

Da mesma forma que a pele, as unhas também têm que estar perfeitamente hidratadas para se manterem fortes e crescerem de forma saudável. Por isso, nada melhor que aplicar sobre elas um creme hidratante - pode usar o mesmo que usa para as mãos - várias vezes por dia para evitar que se ressequem e fiquem com mau aspecto. Se as unhas quebrarem habitualmente, pode adquirir loções que contenham componentes como queratina, ureia, ácido láctico ou óleo de amêndoas.

3

Além de hidratar, é fundamental cortar as unhas de forma habitual e de maneira adequada para que cresçam fortes e saudáveis. Como deve fazer isso? A melhor maneira é usar um cortador de unhas, fazer um corte reto e limpo e, depois, arrendondar as bordas com a ajuda de uma lixa. Para realizar este processo corretamente, recomendamos consultar nosso artigo "Como lixar as unhas facilmente". Deve evite cortar as cutículas, já que estas protegem as unhas de bactérias e garantem um bom crescimento. Só deve amolecê-las com um óleo específico para isso e empurrá-las suavemente para trás com a ajuda de um palito de laranjeira.

4

Muitas vezes, as unhas frágeis e quebradiças são consequência de uma falta de vitaminas e nutrientes essenciais na alimentação, portanto será conveniente revisar a sua dieta e completá-la com alimentos que ajudem a fortalecer as suas unhas naturalmente.

Para ter unhas fortes, recomenda-se principalmente o consumo de alimentos que sejam ricos em vitamina A, B, D, zinco, cálcio e ácido fólico. Destaca-se a importância de consumir biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, pois contém propriedades excelentes que favorecem tanto o bom crescimento das unhas como do cabelo. Encontrará este nutriente em alimentos como fígado, ovo, peixes azuis, couve-flor, frutos secos, morango, framboesa e banana.

5

Para conseguir uma manicure impecável, com certeza que você usa habitualmente um montão de esmaltes diferentes, mas lembre-se que muitos destes produtos contêm uma porcentagem elevada de componentes químicos que acabam debilitando as unhas e deixando-as mais frágeis. Tente escolher sempre esmaltes de boa qualidade e, antes de aplicar, espalhe uma camada de fortalecedor para as unhas e evite que estes produtos as danifiquem em excesso.

Os fortalecedores podem ser comprados em qualquer perfumaria ou loja de estética, inclusive pode fazer a sua própria loção caseira para ter as unhas mais fortes seguindo a receita que mostramos no artigo Como fazer fortalecedor de unhas caseiro.

6

Quer um complemento natural que ajude você a fortalecer as suas unhas? Então, preste atenção aos seguintes remédios caseiros com os quais as suas unhas deixarão de estar tão frágeis e ficarão lindas:

  • Mergulhar as unhas em azeite de oliva ou óleo de rícino por 10 minutos.
  • Adicionar uma colher de sopa de sal grosso em meio litro de água morna e colocar as suas unhas de molho por mais ou menos 20 minutos.
  • Colocar meia cebola picada em um recipiente, cobrir as unhas com os pedaços e deixar repousar por 10 minutos.
  • Misturar uma colher de sopa de azeite de oliva com algumas gotas de suco de limão e aplicar sobre as unhas, deixando atuar 20 minutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter as unhas mais fortes, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.